SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

SEMANA 51

19.-25.12. 1999

 

15.12.99
Anulação
Antonio Guterres, primeiro-ministro do governo português, lamentou a impossibilidade de organizar durante a presidência de Portugal da União Europeia, no primeiro semestre de 2000, a Cimeira euro-africana proposta h quatro anos por Lisboa. Esta Cimeira, que deveria Ter lugar na cidade do Cairo, no Egipto, em Abril de 2000, não pôde organizar-se em virtude de Marrocos ter recusada a presença da RASD.

18.12.99
ONU - Referendo
Reunida em Bruxelas, a 'Task Force' da Coordenação dos Comités de Apoio ao Povo Saharaui reafirma a necessidade de se proceder sem mais demoras ao referendo de autodeterminação no Sahara Ocidental. Afirma o seu espanto perante a atitude do secretrio-geral das Nações Unidas, quando declara que o referendo deve ser adiado devido h falta de acordo entre as duas partes. Se se pretende evitar outra falha grave das nações Unidas, afirma a 'Task Force', o secretrio-geral deve abandonar o papel de espectador passivo a que se remeteu, para assumir o seu mandato, que passa pela aplicação do plano de paz.
A Task Force reafirma a responsabilidade da Europa e da Espanha, em particular, enquanto antiga potência colonial, em se preocuparem face à repressão marroquina no território ocupado do Sahara Ocidental, de tomar consciência do perigo que constitui a construção de uma central nuclear em Tan-Tan, no sul de Marrocos, e de tomar em consideração os interesses saharauis nas negociações dos acordos de pesca com Marrocos.
Em mensagem urgente enviada a Kofi Annan, a Task Force afirma que «a Frente Polisario aceitou submeter ao voto democrtico dos saharauis o destino da nação saharaui.
Actualmente, as Nações Unidas são responsveis por impor aos marroquinos o respeito pelas regras, que as duas partes aceitaram e subscreveram». E a mensagem acrescenta: «Que o Sahara Ocidental não venha a ser um novo Timor, pois os povos, que o SG e as instituições que representa deveriam ser os garantes dos seus direitos fundamentais, não podem pagar com a vida as tergiversações, a lentidão e a falta de decisões da comunidade internacional».

19.12.99
Manobras saharauis
O exército saharaui realizou manobras militares na rea de Mijik, na 3.ª região militar (territórios libertados), durante mais de quatro horas. Centenas de combatentes, dezenas de veículos equipados com armas ofensivas, unidades de artilharia, DCA e logística participaram nas operações. Estas manobras estavam j programadas mas inscrevem-se no quadro da preparação para o regresso às armas, segundo declaração de Hamma Salama, comandante da 3.ª região militar (SPS).

19.12.99
Detenções
Após terem passado seis dias numa caserna militar, de olhos vendados e sujeitos a tortura, os três saharauis detidos no dia 6 de Dezembro foram transferidos para a prisão de Inezgane situada próximo de Agadir. Acusados de fornecerem informações à Frente Polisario, como o comprova «a documentação apreendida no seu domicílio» (refere a imprensa marroquina), arriscam-se a serem julgados por «atentado à segurança do Estado». Segundo a mesma imprensa, os detidos teriam passado uma série de «informações» à Frente Polisario no decurso das suas deslocações frequentes a França e às Ilhas Canrias. Em breve deverão ser apresentados a juízo, em Agadir.
Também um sub-oficial saharaui do exército marroquino, de nome Hamdi ould el Belkhir, pertencente ao batalhão 42, foi levado no dia 21.12.99 a Amgala e embarcado a bordo de um helicóptero da segurança militar com destino desconhecido.

20.12.99
Solidariedade
Em muitas municipalidades andaluzas realizaram-se acções de solidariedade com o povo saharaui, comunica a "Asociacion de Amistad con el Pueblo Saharaui de Sevilla". A participação popular foi particularmente importante em povoações como Casariche e Marinaleda (província de Sevilha), onde mais de 300 pessoas se reuniram. Em muitas autarquias das províncias de Almeria, de Cadiz, de Huelva e de Malaga foi aprovada ou est em vias de sê-lo uma declaração de apoio ao povo saharaui pelos representantes municipais.

21.12.99
Reunião do governo saharaui
O governo saharaui reuniu-se para avaliar a sua acção durante o ano de 1999 e aprovar um plano de Acção para 2000. As preocupações principais do governo centram-se no melhoramento das infraestruturas sanitrias e na aplicação de uma gestão eficaz. O projecto de programa ser apresentado e submetido em breve ao Parlamento (SPS).

22.12.99
Quebra do cessar-fogo
Aviões de reconhecimento marroquinos sobrevoaram no dia 22 de Dezembro, à meia-noite, e no dia 23 de Dezembro, à 1 da manhã, posições do exército saharaui na região de M'Heriz (territórios libertados). Segundo comunicado distribuído pelo ministério da Informação saharaui, estas violações vem ajuntar-se a outras, nomeadamente construções que visam reforçar as posições marroquinas ao longo do muro.
A Frente Polisario solicita à MINURSO melhor controlo sobre os movimentos aéreos marroquinos «a fim de ser prevenida a escalada militar».

24.12.99
Marrocos-EUA
M. Gabriel, embaixador dos Estados Unidos da América em Rabat, afirmou que o seu país apoia o plano da ONU com vista à aplicação do processo referendrio [no Sahara]. Em entrevista publicada pelo jornal Al Ittihad Al Ichtiraki, o diplomata norte-americano precisa que o Presidente Bill Clinton e a Senhora Albright por diversas vezes tiveram oportunidade de manifestar ao rei «o seu apoio a toda a iniciativa que o monarca tome no sentido de assegurar um futuro melhor para o seu povo». O embaixador Gabriel enfatizou que as grandes mudanças em Marrocos e as decisões cruciais tomadas sob o reinado de Mohamed VI, levaram os investidores norte-americanos a interessar-se por Marrocos que, a seus olhos, desempenhar um papel fundamental na região.

CHARTER
Un voo charter para Tindouf partir de Alicante no dia 5 de Janeiro, com regresso marcado para o dia 10 do mesmo mês. Mais informações: tel.-fax: 963 943 389, telemóvel 610 697 652.

NOVAS PUBLICAÇÕES

[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]