SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 38

19.-25.09. 1999

 

16.09.99
Parlamento italiano

A Comissão dos Negócios Estrangeiros do Parlamento italiano adoptou uma resolução em que pede ao governo que conceda todo o apoio necessrio para que o referendo se realize. Na resolução solicita-se à ONU que analise o que se passou em Timor-Leste e à União Europeia para que intervenha no sentido de:
a) exigir a Marrocos que levante todos os obstculos
b) assumir-se como garante de um dilogo marroquino-saharaui
c) anunciar de imediato o reconhecimento de um novo governo saharaui
d) manter relações com todos os representantes da Frente POLISARIO na Europa
c) renegociar os acordos de pesca nas costas atlânticas com os novos detentores da soberania. (ANSPS)

18.09.99
Governo Saharaui

No seguimento da realização do 10.º Congresso da Frente POLISARIO, o Presidente Mohamed Abdelaziz procedeu a uma remodelação governamental. O primeiro-ministro Bouchraya Beyoun continua no seu cargo. Acumula no entanto com a pasta do Ministério do Interior. Seis novos ministros, entre os quais uma mulher, entram para o governo: Mariem Salek H'Mada para a Cultura e Desporto, Ayoub Lehbib, antigo comandante da 3.ª região militar, é o novo ministro dos Territórios Ocupados, Sid'Ahmed Batal, até agora com a responsabilidade pela orientação política, é nomeado ministro da Informação, Mohamed ould Nafaa ministro da Construção, Mohamed Lemine ould Dedi ministro dos Transportes e Salek Baba Hacenna assume o pelouro da Cooperação. Três ministros trocam de pasta: Mohamed Bouzeid passa da Cultura para a Justiça, Larabass Joumani do Equipamento para o Desenvolvimento Económico e Abeida Cheikh, anterior responsvel pelos Transportes, passa a assumir o Equipamento.
Quatro ministros são confirmados nas suas pastas: o ministro da Defesa Mohamed Lemine Bouhali, o ministro dos Negócios Estrangeiros Mohamed Salem ould Salek, o ministro do Ensino, Salek Bobih, o ministro da Saúde, Mansour Omar, e o ministro Conselheiro junto da Presidência Mohamed Sidati.
Outra nomeação é a de Daf Mohamed Fadel, antigo secretrio-geral na Presidência, que retoma esta função.
O novo presidente do Crescente Vermelho (Cruz Vermelha) é Boulahi Siid, antigo ministro do Desenvolvimento Económico. A nível das wilayas (províncias): Bachir Mustafa Sayed foi nomeado wali de Aouserd, Mahfoud Ali Beiba, wali de Dakhla, Abdelkader Taleb Omar, wali de Smara e El Khalil Sid M'Hamed, wali de El Ayoun.
Malainine Sadig foi designado embaixador em Alger, Fadel Ismail, ambaixador junto da OUA e da Etiópia, Alioun Kentawi, embaixador na Nigéria, a saharaui Senia Ahmed, representante na Suíça e junto da ONU, em Genebra, e Wallad Moussa representante em Bruxelas (SPS).

18.09.99
Preocupação

Reunido pela primeira vez após a realização do 10.º Congresso, a primeira sessão do Secretariado nacional da Frente POLISARIO exprimiu a sua «viva preocupação perante as manobras do governo marroquino, que inundaram a Comissão de Identificação da ONU com dezenas de milhares de pedidos de recurso». O Secretariado sublinha no seu comunicado que Rabat «põe em causa» o trabalho laboriosamente desenvolvido pela Comissão de Identificação e «viola assim as disposições do plano de resolução das Nações Unidas, as disposições do secretrio-geral da ONU e atenta contra as resoluções do Conselho de Segurança».
O Secretariado nacional adverte que «se uma tal situação fosse tolerada», isso equivaleria a um adiamento sine die do referendo e «reduziria a zero tantos esforços desenvolvidos pela comunidade internacional, afastando a hipótese de uma paz justa e definitiva». Perante esta situação «injusta e intolervel», afirma o comunicado, o Secretariado nacional lança «um apelo veemente» à comunidade internacional e particularmente ao Conselho de Segurança e ao Secretrio-geral da ONU «a agir para que não ocorram derrapagens» no processo, cuja responsabilidade aquela estrutura política saharaui aponta a Marrocos. (SPS)

21.09.99
Marrocos - ONU

Mohamed Benaïssa, o ministro dos Negócios Estrangeiros marroquino, em discurso proferido perante a 54.ª Assembleia Geral da ONU em à Nova Iorque, deu a entender que «milhares de pessoas originrias do Sahara em conformidade com os critérios e as condições de identificação foram excluídas das listas de votantes para o referendo no Sahara Ocidental.»

22.- 23.09.99
Repressão

A manifestação de protesto que teve início no dia 10 de Setembro, em El Aioun, com a participação de estudantes e jovens licenciados no desemprego (ver semanas 36 o 37 prosseguiu e acabou por receber o apoio de antigos operrios das minas de fosfatos de Bou-Craa.
Segundo a AFAPREDESA (Associação dos Familiares dos Presos e Desaparecidos Saharauis), na noite de 21 para 22.09.99 a brutal intervenção das forças policiais resultou na morte de um manifestante e cerca de quatro dezenas de feridos. Alguns viram recusados os cuidados médicos nos hospitais, outros foram levados para fora da cidade. Os manifestantes entrincheiraram-se junto da ONEP, o Departamento nacional da gua potvel. Dezenas de pessoas foram detidas e encarceradas em diversos centros de reclusão na cidade. Vrias testemunhas ouviram disparos às 4h 45 da madrugada do dia 22.09.99. O recolher obrigatório foi decretado em El Ayoun. (AFAPREDESA acção urgente)
O jornal marroquino Al Mounaddama (citado na revista da imprensa quotidiana da Embaixada de França em Rabat) relata assim os acontecimentos:«Na última Quarta-feira, por volta das duas e meia da madrugada, forças da ordem intervieram violentamente utilizando mangueiras de guas e bastões para dispersar os manifestantes que se concentravam em Laâyoune por tempo indeterminado desde Sexta-feira, dia 10 de Setembro.
O que começou por ser uma concentração de protesto de estudantes da Universidade, alargou-se a outros extractos da população, entre os quais, operrios e reformados, diplomados no desemprego, e outros meios desfavorecidos.
É particularmente lamentvel que as forças de segurança tenham perseguido as pessoas feridas dentro do hospital Moulay Al-Mahdi, o que impediu que um vasto número tenha podido receber o tratamento médico de que necessitavam.
Por outro lado, a cidade de Laâyoune conheceu Quarta-feira à noite alguns momentos de tensão em certos bairros, mas as autoridades procuraram resolver a questão com tacto, tomando a iniciativa de fechar os estabelecimentos comerciais, o que suscitou desde logo o pânico entre a população e conduziu a uma série de intervenções indiscriminadas por parte da Segurança, recebendo os cidadãos uma chuva de bastonadas sem saber a razões de tal situação».
Segundo o jornal espanhol El Mundo estes acontecimentos foram confirmados por testemunhas no local. Sendo as reivindicações dos manifestantes de carcter social. Uma outra manifestação ter sido dispersa no dia 23.09.99.

24.09.99
Marrocos

O novo monarca de Marrocos anunciou a criação de uma Comissão real de acompanhamento dos assuntos saharianos, constituída por personalidades civis e militares, bem como representantes da região. A nova comissão ficar encarregada de tudo o que diga respeito ao Sahara Ocidental.
O quotidiano madrileno El Pais, citando fontes próximas do rei, afirma que «até agora o conflito do Sahara Ocidental foi conduzido com mão de ferro, mas no futuro ele ser gerido com mãos de seda".
A constituição desta comissão equivale a um alargamento das responsabilidade de um conflito cuja gestão foi, durante as duas últimas décadas, monopólio exclusivo do rei e do ministro do Interior Driss Basri.

EM BREVE

10 Outubro de 1999, Sesto Fiorentino - Florença: Convenção 1999 de apoio ao povo saharaui, organizada pela Associazione di Solidarietà con il Popolo Saharawi "Ban Slout Larbi", a que assistir o Presidente Mohamed Abdelaziz. Informações: tel. 0347 6317340 (Sandro Volpe), e-mail: casiele@tin.it

NOVAS PUBLICAÇÕES

[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]