SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 34

22.-28.08. 1999

 

26.08.99
Marrocos

O governo marroquino decidiu redinamizar a sua diplomacia para sensibilizar a opinião internacional sobre o dossier do Sahara Ocidental. «Alterações, novas nomeações, estratégias de acção e mobilização» estão previstos. O governo pretende também «mobilizar as diferentes componentes da sociedade: organizações políticas, profissionais e organizações não-governamentais para preparar o referendo». A partir de agora o dossier do Sahara ser objecto de um acompanhamento semanal no concelho de ministros. No mesmo dia em que estas medidas foram anunciadas, o primeiro-ministro Youssoufi recebeu em Rabat o Representante Especial do secretrio geral das Nações Unidas para o Sahara, William Eagleton.

26-30.08.99
10.º Congresso da Frente Polisario: «Perseverança, combate e unidade para impor a independência nacional e a paz»

O congresso que se realiza na Escola 12 de Outubro na presença de 1350 delegados, ir renovar a direcção da Frente Polisario e definir o programa político, social e económico para os próximos 4 anos. Mais de 130 delegações estrangeiras da Europa, América Latina e África assistiram à sessão de abertura. Em conferência de imprensa, o ministro saharaui dos Negócios Estrangeiros declarou que a Espanha deveria, por razões históricas e morais, empenhar-se decididamente na resolução do conflito do Sahara Ocidental. Em caso de novos atrasos na organização do referendo, Mohamed Salem ould Salek não excluiu a possibilidade de o Congresso poder aprovar um novo regresso às armas.
No momento de abertura, o ministro argelino dos Antigos Combatentes, Said Abadou, reiterou a posição da Argélia, consonante com a legalidade internacional e que reclama que todas as exigências legais internacionais do plano de paz e dos acordos de Houston sejam escrupulosamente aplicadas.
No seu discurso inaugural, o secretrio-geral da Frente Polisario, Mohamed Abdelaziz, afirmou desejar que «Mohamed VI contribua activamente para criar um clima de paz entre os povos da região, através do escrupuloso respeito pelo plano de resolução».
No balanço que realizou, Abdelaziz indicou que no plano interno, os esforços centrar-se-ão no aprofundamento da experiência democrtica. Admitiu certas dificuldades, como o aparecimento de preocupações de ordem material. Inúmeros progressos foram realizados, em particular nos domínios da administração pública, da educação e da informação. A testemunh-lo neste último domínio, a difusão durante o congresso das primeiras emissões da televisão local saharaui.
Em relação ao futuro, Abdelaziz referiu que o Congresso dever aplicar uma política em direcção à juventude, ao reforço dos poderes do Parlamento e consolidação do aparelho judicirio. Insistiu no direito de todos os cidadãos à livre expressão e à participação na gestão dos assuntos do Estado. Abdelaziz reiterou a vontade saharaui de cooperar com as Nações Unidas, «vontade que encarna na nossa determinação de defender o nosso direito legítimo, mesmo se isso nos vier a impor o retomar do combate armado».
Abdelaziz saudou por fim a posição de princípio da Argélia e exprimiu o seu desejo de que seja instaurado no mais breve prazo possível a paz no Médio Oriente e em Timer-Leste» (SPS , agências).

NOVO NA INTERNET

Web-site da Embaixada da RASD na Índia: http://www.geocities.com/Rainforest/wetlands/5027/

NOVAS PUBLICAÇÕES

[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]