SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 33

15.-21.08. 1999

 

 

17.08.99
Conselho de Segurança

O Presidente do Conselho de Segurança da ONU, embaixador Martin Andjaba (Namíbia), tomou conhecimento dos progressos alcançados na aplicação do plano de paz e de resolução do conflito do Sahara Ocidental, relatados no último relatório do secretrio-geral das Nações Unidas. Na altura, o embaixador Martin Andjaba declarou que «os membros do Conselho de Segurança reafirmam o seu apoio à realização do referendo».

02-27.08.99
51.ª sessão da sub-comissão da promoção e protecção dos Direitos do Homem, Genebra

Intervenção da Federación de Asociaciones de Defensa y Promocion de los Derechos : Mohamed Ahmed Labeid afirma que através de uma colonização forçada «o povo saharaui se tornou minoritrio no seu próprio país», reclamando o envio de observadores para o território.
No capítulo dos desaparecimentos forçados, a International Educational Development solicitou que o governo marroquino prossiga as investigações sobre o destino de cerca de 400 desaparecidos.
Por seu lado, a OMCT afirmou de forma veemente esperar que as autoridades marroquinas darão seguimento às reclamações apresentadas pelos ex-desaparecidos e aceitarão pagar as reparações indemnizatórias pelos prejuízos sofridos, reparações cujo princípio est expressamente previsto no artigo 19 de Declaração sobre a protecção de todas as pessoas contra os desaparecimentos forçados.

19.08.99
Marrocos-Argélia

Mohamed Benaïssa, ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação marroquino, efectua uma visita não anunciada a Argel onde entrega ao Presidente Bouteflika uma mensagem do rei Mohamed VI e declara que "a Cimeira marroquino-argelina poder realizar-se logo após o termo do período de luto em vigor em Marrocos (ou seja, no início de Setembro) e uma vez concluídos os preparativos necessrios a um tal encontro, que ser fraternal e histórico", afirmou.

20.08.99
Direitos Humanos

Foi criada em Marrocos uma «comissão de arbitragem e de indemnização dos prejuízos de ordem moral e material às vítimas de desaparecimento ou que foram objecto de detenção arbitrria». Os pedidos de indemnização deverão ser apresentados até ao próximo dia 31 de Dezembro. A AMDH (Associação Marroquina dos Direitos Humanos) afirma que esta comissão não é nem constitucional nem sequer legal, e que pretende apenas indemnizar 112 vítimas, quando o número de pessoas a indemnizar é superior a 500.

20.08.99
Discurso real

Mohammed VI apresentou o seu programa político por ocasião do discurso que proferiu e que assinalou o 46.º aniversrio da partida do seu avô e do seu pai para o exílio. As três prioridades do governo serão a integridade territorial, a reforma do sistema educativo e o alargamento das liberdades públicas. O domínio social, o emprego, o mundo rural, as desigualdades sociais, o ensino, o respeito do Estado de direito e dos direitos do homem serão prioridades da nova política real.
J em 14 de Agosto passado, por ocasião do 20.º aniversrio da apelidada «recuperação» da província de Oued Eddahab (sul do Sahara Ocidental), o rei Mohamed VI havia declarado numa mensagem lida no decurso de um comício organizado em Dakhla: «As nossas províncias do Sul são e continuarão a ser parte integrante do nosso território nacional (...) Não descansaremos enquanto não for levantado o cerco aos nossos filhos sequestrados (em Tindouf) e estes possam regressar, na honra e na dignidade, para junto das suas famílias e dos seus mais próximos para contribuir para a batalha da construção, do desenvolvimento e da modernização. Neste momento sagrado, renovamos o apelo que o nosso pai lançou por diversas vezes: a ptria é clemente e misericordiosa».

NOVAS PUBLICAÇÕES

[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]