SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 27

04.-10.07. 1999

 

03.07.99
Diplomacia

O ministro conselheiro da Presidência da RASD, Malaïnine Sadik, efectuou uma visita à região da África Oriental e dos Grandes Lagos, tendo sido portador de mensagens do presidente saharaui, Mohamed Abdelaziz. Recebido em Adis Abeba, no dia 22 de Junho, pelo primeiro-ministro etíope Meles Zenawi, Malaïnine Sadik avistou-se em seguida com o Chefe de Estado do Burundi, Pierre Buyoya, para no dia 25 ser recebido pelo pastor Bizimungu, Presidente do Rwanda. Quatro dias mais tarde chega ao Uganda, onde mantém uma série de encontros com o seu homólogo ugandês, M. Rugunda, de onde partiu no dia seguinte para se encontrar com o Presidente do Quénia, Arap Moi, que o recebe em Nairobi. O ministro conselheiro da Presidência da RASD terminou a sua visita por esta região do continente africano em Dar-es-Salam, onde se avistou com o vice-ministro tanzaniano dos Negócios Estrangeiros. Todos os responsveis dos diferentes países onde se deslocou reiteraram o seu apoio à república e ao povo saharaui na sua legítima luta pelo direito à autodeterminação e à independência nacional.

04.07.99
DH à marroquina: um torcionrio defensor dos direitos humanos

Mahmoud (Mohamed) Archane participou juntamente com outros representantes de partidos políticos e o responsvel pelos grupos da Amnistia Internacional em Marrocos na constituição do «Movimento pela Defesa das Liberdades». Antigo comissrio, Archane era o chefe do S.R.P.J. (Serviço Regional da Polícia Judiciria) em Derb Moulay Cherif, Rabat, quando Abraham Serfaty, a sua irmã Evelyne e Abdellatif Laabi foram selvaticamente torturados em 1972. Reciclado na política, fundou o seu próprio partido, o MDS (Movimento Democrata Social), em 1997. Numa carta aberta a Pierre Sané, secretrio-geral da Amnistia Internacional, Abraham Serfaty, e outros militantes marroquinos dos direitos humanos, solicitam a esta organização «desculpas públicas por esta presença injustificvel [a de M. Sektani, o responsvel pela AI em Marrocos] e o anúncio de sanções contra Sektani».

05.07.99
Identificação

Segundo informações provenientes de Nova Iorque, Marrocos teria suspendido as operações de identificação no centro de El Aiun por motivos que não terão convencido a MINURSO, a qual entregou o assunto ao serviço jurídico da ONU» (aps).

06.07.99
Repatriamento

Os trabalhos de construção de 800 habitações (500 em El Aiun e 300 em Bojador) tiveram início na presença do ministro marroquino da respectiva pasta. Trata-se da primeira fase de um programa de edificação de 10.000 fogos no Sahara Ocidental ocupado destinados aos refugiados saharauis repatriados. O projecto tem por nome «bairros do regresso» (Le Matin du Sahara et du Maghreb, Rabat).

07.07.99
Argélia

O Presidente argelino Bouteflika reafirmou à Radio-France internationale o apoio "jusqu'au bout (até ao fim)" da Argélia ao princípio de "autodeterminação" d Sahara Ocidental, reclamando "a aplicação imediata e rpida do referendo de autodeterminação" (aps).

10.07.99
Abraham Serfaty

Comício em Rabat "Pelo regresso imediato do militante Abraham Serfaty à sua ptria, Marrocos", organizado pela Association marocaine des droits de l'homme (AMDH) e o Comité national d'action pour le retour d'Abraham Serfaty.

10.07.99
Mulher de um desaparecido saharaui consegue chegar aos acampamentos de refugiados

Fatma Maasoud Taher acaba de chegar aos acampamentos de refugiados saharauis, no sudoeste da Argélia. O seu marido, Mohamed Said Chaaban (nascido em 1928, N.º 566 da lista de «desaparecidos saharauis» ) foi detido em 1975 em Lébouirat (sul de Marrocos) por agentes da Polícia real. Desde então, Fatma viveu sob vigilância, frequentemente detida, intimidada e sob a ameaça constante de represlias. Três dos seus filhos conseguiram fugir e juntar-se à Frente Polisario. As inúmeras solicitações que efectuou junto das autoridades marroquinas para obter informações sobre o seu marido foram sempre infrutíferas. Em 1991, após a libertação de 300 «desaparecidos» saharauis, Fatma soube pelo testemunho de alguns deles que o seu marido morreu em 1977 no centro secreto de Agdz. As autoridades recusaram sempre entregar-lhe qualquer tipo de certidão de óbito e a entregar-lhe os restos mortais do marido. (AFAPREDESA)

NOVO NA INTERNET

A Associação dos Amigos da RASD de Granada iniciou o comércio de solidariedade no seu website. Nele podem ser adquiridos produtos de artesanato saharaui e artigos promocionais. Os lucros realizados destinam-se à ajuda humanitria. http://www.arrakis.es/~saharagr/

SOLIDARIEDADE

27, 28 e 29.06.99: Castilha e Léon: Chegada de 802 crianças saharauis no quadro do programa "Vacaciones en Paz 1999".

Na Catalunha, são quase 1'000 as crianças que participam na operação organizada pela ACAPS, Associação Catalã dos Amigos do Povo Saharaui. A acção que este ano obteve em Espanha uma notvel amplitude impede-nos de aqui referir todas as suas realizações e iniciativas.

30.06.99, Saragoça: a administração da província concedeu medalhas de Santa Isabel de Aragão, rainha de Portugal, a diversas personalidades e organizações. Entre elas a Associação dos Amigos do Povo saharaui de Aragão, Oum Dreiga, distinguida «pelo seu trabalho humanitrio e o seu empenhamento em favor da solidariedade entre os povos». A distinção engloba também de um valor monetrio no montante de 1 milhão de pesetas..

06.07.99, Campezo, Alava, no País Basco, geminou-se com a localidade saharaui de Guelta Zemmour.

13.07.99, Oxford, UK: 10 crianças saharauis e dois monitores passarão dois meses de férias no Reino Unido, numa organização dos grupos locais da Woodcraft Folk. Movimento educativo fundado em 1925, esta associação acolhe crianças saharauis todos os verões desde 1989.

EM BREVE

12-15.07.99, Argel, 35.ª cimeira da Organização de Unidade Africana. A RepúblicaÁrabe Saharaui Democrtica é membro da OUA desde 1982, sendo reconhecida actualmente por 24 dos seus 52 Estados membros.

Visita do rei de Marrocos a França de 12 a 15 de Julho de 1999. A 'Association des Amis de la RASD' organiza uma campanha de cartas de protesto dirigidas ao Presidente francês, ao ministro da Defesa e ao ministro dos Negócios Estrangeiros (info: bur.aarasd@wanadoo.fr).

NOVAS PUBLICAÇÕES

[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]