SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 23

06.-12.06. 1999

 

Périplo de Eagleton, continuação

06.06.99
RASD: segundo dia de visita

O embaixador Eagleton encontra-se com os chioukhs, que o advertem que a sua cooperação com a ONU est intrinsecamente ligada ao grau de imparcialidade e de rigor da comissão de identificação. Os chefes tradicionais saharauis solicitaram à ONU de zelar para que possam exercer as suas funções, tanto em Marrocos como nos territórios ocupados com total liberdade, a salvo de terem que se sujeitar a todos os desmandos e faltas de respeito por parte das autoridades marroquinas. O embaixador Eagleton prometeu analisar as questões levantadas pelos chioukhs saharauis. Lembrou que o Conselho de Segurança «est determinado a levar até ao fim a realização de um referendo justo e transparente no Sahara Ocidental».
As declarações de intenção e as «promessas de cooperação» vindas das duas partes devem ser «concretizadas pelos factos». Em todo o caso, sublinhou o embaixador Eagleton, «é preciso esperar as próximas semanas que se irão seguir ao reinício das operações de identificação para ver como as coisas evoluem no terreno. A Comissão de Identificação retomar os seus trabalhos no próximo dia 15 de Junho. Todos os dez dias até à conclusão dos trabalhos a comissão dever tornar público o número dos candidatos aceites e o número de rejeitados. (SPS , aps).

El Aiun: 06.-08.06.99
O responsvel da ONU foi recebido no aeroporto por Allal Saâdaoui, wali da região de Laâyoune-Boujdour-Sakiat Al Hamra, Mohamed Azmi, coordenador marroquino junto da MINURSO e governador agregado no ministério do Interior, e vrios responsveis da MINURSO, assim como deputados, autarcas e chioukhs. Durante e estadia na capital do Sahara Ocidental ocupado, o embaixador William Eagleton manteve encontros com as autoridades marroquinas e com responsveis da MINURSO na região.

Mauritânia: 09.-10.06.99
Eagleton é recebido pelo Presidente mauritano Ould Sid Ahmed Taya.

11.06.99
Referendo

Segundo fontes bem informadas, as autoridades marroquinas têm estado a proceder a uma vasta campanha de enquadramento dos futuros postulantes e de simulação de identificação, na perspectiva do recomeço dos trabalhos de identificação anunciados para o dia 15 de Junho.
Nessas sessões de formação estariam a ser preparados os pretensos «Saharauis» com vista a passarem no exame identificativo (ler directivas de Driss Basri, de Janeiro de 98 ). Na cidade de El Aiun, as autoridades teriam falsificado antigos documentos espanhóis que foram entregues aos candidatos identificação.
Segundo as mesmas fontes, a fim de atrasar o processo e ganhar tempo, as autoridades marroquinas terão a intenção de apenas apresentar à identificação 80 pessoas por dia, em vez das 120 previstas pela MINURSO. De igual modo, terão recomendado às famílias de mais de 5 pessoas para que não se apresentem em conjunto diante da comissão.

11.06.99
Direitos do Homem

A Associação dos Familiares dos Presos e Desaparecidos Saharauis (AFAPREDESA) teve conhecimento de inúmeras detenções de estudantes saharauis em dois liceus dos territórios ocupados no dia 7 de Junho de 1999, os liceus de Bir Enzaran e de El Khansaa. Os motivos invocados são o uso de tatuagens e outros símbolos relacionados com a Frente Polisario. Segundo as informações, fala-se de vinte detidos, dos quais apenas 8 puderam ser identificados. Trata-se de Laila Bachir Labiehi, Suada Mohamed Cheikh, a filha de Aabdati Babiet, as duas filhas de Fadli Baba, o filho de Mustafa Errami, a filha de Butabbaa, o filho de Buchanna. A AFAPREDESA exige à MINURSO um inquérito rigoroso sobre o sucedido e garantias quanto à integridade física dos jovens aprisionados.

BREVES

05.06.99
OUA

Declaração do secretrio-geral da OUA, Salim Ahmed Salim: a questão do Sahara Ocidental «reveste-se para nós de uma importância particular. (...) A OUA, com efeito, esteve na origem do plano de resolução avalizado pelas Nações Unidas. Daí que estejamos empenhados no seu rigoroso e escrupuloso cumprimento ».

07.06.99
Preparação do 10.º Congresso da Frente Polisario

Eleição pela comissão preparatória do Congresso das sub-comissões encarregadas dos diferentes dossiers nacionais. A comissão preparatória é composta por 70 membros e liderada pelo presidente do Parlamento saharaui. Data anunciada para a realização do Congresso: fim do Verão de 99. (SPS ).

08.06.99
Entrevista do Presidente Bouteflika

Declaração sobre o Sahara Ocidental do Presidente argelino ao jornal jordano "Al-Rai": «(...) a questão [do Sahara Ocidental] põe-se em termos do direito à autodeterminação no quadro da aplicação das resoluções da ONU e dos acordos de Houston tais como foram firmados e aceites pelos protagonistas (..) No que diz respeito às relações com o Reino de Marrocos, temos que constatar que elas não são o que deveriam ser, o que lamentamos do fundo do coração.» (aps)

09.-11.06.99
Argel: Semana cultural saharaui

Programa: sessões musicais, de dança e de poesia animadas por meia centena de artistas no Palcio da Cultura e na sala Atlas. Apresentação da peça de teatro "yaoumiyata lajie" (crónica de uma refugiada). Exposições de artesanato, de fotografias, livros, jornais, projecção de filmes, exposição arqueológica e antropológica. O termo da semana cultural foi marcado pela realização de uma conferência sobre «O pensamento saharaui», apresentado pelo chefe de gabinete do Ministério da Informação da RASD, Talmi Mohamed el-Naki (SPS, ONCI).

11.06.99
Revelações

Uma operação de desestabilização do rei de Marrocos no Verão de 1998 orquestrada por alguns dos seus súbditos mais próximos foi abortada. Uma dezenas de cheques em branco pertencentes ao rei terão sido roubados e apresentados a desconto. Tratavam-se de somas avultadas que tinham por objectivo financiar a operação. Intrigados com o sucedido, os bancos alertaram o secretrio particular de Hassan II. Vrias pessoas foram detidas em Marrocos.
Por outro lado, Hicham Mandari, antigo conselheiro especial do rei, publicou uma carta aberta no «Washington Post» do dia 06.06.99, onde afirma ter sido vítima de intrigas, exigindo uma reparação e ameaçando revelar dossiers explosivos para o rei. Mandari é procurado por Marrocos pela sua participação no roubo dos cheques. (Le Monde ).

SOLIDARIEDADE

Extremadura, 08.06.99
Por ocasião da visita do ministro da Justiça saharaui, Hameti Rabani, é formalizado com esta região uma projecto de formação para juristas saharauis.
O ministro da Justiça saharaui declarou que o seu povo estava convencido de que "a Espanha podia e devia desenvolver iniciativas que desbloqueiem o plano de paz e obriguem Marrocos a respeit-lo » (Diario de Las Palmas).

Andaluzia, 10.06.99
Em carta aberta ao presidente da região da Andaluzia, Manuel Chaves, a Associação dos Amigos do Povo Saharaui da região de Gibraltar pedem-lhe que manifeste o seu apoio à luta do povo saharaui por uma iniciativa política concreta, que se desloque aos campos de refugiados e receba os responsveis saharauis (aps).

NOVAS PUBLICAÇÕES

[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]