SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 21

23.-29.05. 1999

 

15 -16.05.99
VII. º Encontro nacional da juventude de Portugal, Lisboa

O secretrio-geral da UJSARIO (Organização da Juventude Saharaui) e o representante da AFAPREDESA (Associação dos Familiares dos Presos e Desaparecidos Saharauis) receberam muitos dos participantes deste grande evento da juventude portuguesa numa tenda saharaui, montada junto ao local onde decorreu o congresso. A Assembleia aprovou duas moções sobre o Sahara Ocidental. A primeira, de carcter político, proclama o apoio do movimento da juventude portuguesa ao povo saharaui e à sua juventude. A Segunda, apela a que seja apoiada a campanha referendria e, no imediato, a participar na acção "Férias em Paz" que ir permitir a que neste Verão algumas crianças saharauis passem dois meses em Portugal.
Numa reunião conjunta entre a UJSARIO, os Conselhos da Juventude de Espanha e de Portugal e a RENETIL (Resistência Estudantil de Timor-Leste), foram discutidos vrios projectos de colaboração no domínio da observação de escrutínios (recorde-se que em Timor-Leste um referendo de autodeterminação organizado pela ONU est previsto, em princípio, para o dia 8 de Agosto de 1999).

23.05.99
Camapanha 2000 da AFAPREDESA

A campanha 2000 pela libertação dos presos saharauis foi lançada durante as jornadas de solidariedade com os desaparecidos saharauis organizadas pela secção da Amnistia Internacional e a Associação de Solidariedade com o Povo Saharaui das Baleares e a AFAPREDESA. A campanha prevê o envio de postais às autoridades marroquinas e espanholas exigindo o respeito pelas convenções internacionais; intervenções junto da ONU exigindo uma rpida aplicação das clusulas do plano de paz respeitantes aos presos políticos e de guerra. Para participar na campanha dirigir-se a AFAPREDESA, C/ Jose Ortega y Gasset Nº77-2ºA Tél.: ++ 34 914023204 - 917980807, Fax: 914028499 E-mail: afapredesa@derechos.org

24.05.99
Referendo

Uma delegação marroquina esteve na ACNUR, em Genebra, para discutir a questão do repatriamento dos refugiados saharauis.

29.05.99
Suíça

Uma delegação saharaui participou no congresso extraordinrio do Partido Socialista suíço que teve lugar em Neuchâtel. Malainine Saddick, ministro conselheiro junto da presidência, dirigiu-se aos congressistas para lhes lembrar a história do povo saharaui, relatar a actual situação e lançar um apelo à Suíça para que continue a desempenhar um papel activo no processo de paz em curso. Na ocasião, o dirigente saharaui teve a oportunidade de se encontrar com a presidente da Confederação, Ruth Dreyfuss, assim como com a presidente do Partido Socialista suíço, senhora Ursula Koch.

29.05.99
Movimentos diplomticos em Rabat

Mohamed Guédira, governador de Rabat, ser nomeado embaixador em Londres. Fassi Fihri, ex-secretrio de Estado dos Negócios Estrangeiros ser o próximo embaixador em Washington.

 

NOVAS PUBLICAÇÕES

[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]