SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 18

02.-08.05. 1999

 

01.05.99
Dia do Trabalhador em Casablanca

Uma delegação do Comité saharaui de coordenação das vítimas de desaparecimento forçado participou, junto com organizações marroquinas de defesa dos direitos humanos, na manifestação de Casablanca em comemoração do Dia do Trabalhador.
Os antigos desaparecidos saharauis empunhavam uma pancarta onde se podia ler o seguinte texto: o grupo de saharauis vítimas de desaparecimento forçado em Laayoune, Kelaat M'Gouna e Agdz exigem o reconhecimento dos seus direitos. 526 saharauis continuam desaparecidos e 57 morreram na prisão. Não à impunidade dos responsveis! Os manifestantes empunhavam igualmente fotografias de alguns dos desaparecidos, Jaid Karkoub, El Mehdi Lahsen, Fatimatou Khandoud, Said Kairaouan, etc.. A polícia marroquina tentou em vão desencorajar os saharauis de participar na manifestação, mas os organizadores do desfile acolheram favoravelmente a presença do grupo.

02.05.99
Resposta da Frente Polisario às propostas do secretrio-geral da ONU

Em carta dirigida ao secretrio-geral da ONU onde, em nome da F. Polisario, afirma aceitar as últimas propostas, o presidente da RASD, Mohamed Abdelaziz, salienta que «alterações importantes» foram introduzidas aos textos originais. Estas alterações são particularmente relevantes no caso dos recursos, onde o testemunho oral é previsto, quando o plano de paz apenas habilitava os cheikhs a dele fazer uso. Esta nova disposição poder abrir a via a um «número infinito de processos de recurso», escreve Mohamed Abdelaziz, que prevê um enorme número de recursos «injustificado e injustificvel» (Ministério da Informação Saharaui).

02.05.99
Timor-Leste

No seu editorial, o Sahara Libre, mensrio de informação da Frente Polisario e da RASD editado em francês, espanhol e rabe, escreve que foi graças à acção de Lisboa que a Indonésia reconhece finalmente o direito à autodeterminação dos timorenses. Não poderia Madrid desempenhar o mesmo papel «para encorajar Marrocos a seguir o exemplo da Indonésia» ?

03.05.99
Declaração

«Tudo o que a Frente Polisario deseja é que as Nações Unidas velem para que Marrocos respeite a nova oportunidade proposta pela ONU», declara o representante da Frente Polisario em Londres, Brahim Mokhtar, em entrevista à BBC. Acrescenta que, no caso de isso não acontecer, Marrocos dever ser objecto de sanções.

04.05.99
Direitos Humanos
Christine Daure-Serfaty, escritora e jornalista, esposa de Abraham Serfaty, foi interceptada pela polícia marroquina quando descia do avião no aeroporto de Rabat e posta num outro avião com destino a Paris. Segundo a agência oficiosa marroquina MAP, a senhora Daure est proibida de entrar em Marrocos devido às suas actividades no seio de associações «que dão apoio aos separatistas da "polisario"». A senhora Daure havia sido convidada verbalmente a visitar Marrocos pelo próprio primeiro-ministro.
O Comissrio da Justiça da União Europeia, que recebia no dia 5 de Maio o ministro do Interior de Marrocos, Dris Basri, de visita a Bruxelas, foi informado por Abraham Serfaty da violação dos direitos do homem que representa o seu banimento de Marrocos e a expulsão da sua mulher.

Reacções
A AMDH distribui um comunicado em que afirma: «Face à privação do direito da senhora Christine Daure visitar Marrocos, o que constitui uma violação do artigo 13 de Declaração Universal dos Direitos do Homem, que garante a livre circulação interna ou externa, a AMDH exprime a sua condenação a este comportamento contrrio àquilo que os responsveis afirmam em matéria de respeito pelos direitos humanos».
A OMDH considera que «a expulsão de Madame Christine Serfaty a quando da sua chegada ao aeroporto de Rabat-Salé no dia 4 de Maio, não pode ser dissociada da situação do seu marido. Em consequência, a OMDH não pode deixar de reiterar perante os poderes públicos que seja retirada a medida que impende sobre Abraham Serfaty, a fim de que este possa regressar à ptria».

06.05.99
Mais de 30 estudantes saharauis de diversas universidades marroquinas deslocaram-se ao Ministério do Interior, que ocuparam entre os dias 29 de Abril e 5 de Maio passado, a fim de reclamar as suas bolsas de estudo. As autoridades solicitaram aos estudantes que pusessem termo à sua greve, prometendo desbloquear o pagamento das bolsas nas suas respectivas universidades até ao dia 12 de Maio de 1999. Após uma longa discussão, os estudantes regressaram aos estudos aguardando a data fixada (correspondência de Marrocos)

Europa

Parlamento Europeu
O intergrupo do Parlamento europeu «Paz para o Povo Saharaui» apela a todos os países membros da ONU e à opinião pública internacional a fazer pressão sobre Marrocos para que se conforme às disposições da ONU que visam a realização de um referendo democrtico e transparente no Sahara Ocidental.
Em reunião havida em Estrasburgo, no dia 07.05.99 à margem do plenrio do Parlamento Europeu, o intergrupo, presidido pelo deputado McGowan, condenou a política de obstrução do governo marroquino, que se absteve de responder favoravelmente à iniciativa do secretrio-geral da ONU. Na ocasião, os parlamentares analisaram um relatório da eurodeputada sueca Veronica Palm, chegada de uma viagem aos territórios libertados da RASD e aos acampamentos de refugiados saharauis (APS).

Reunião conjuntA ACP-UE* EM Estrasburgo (29.03.-01.04.99)
Questião colocada oralmente por Ulla Sandbæk, Suécia, I-EDN, à Comissão:
Qual o montante da ajuda ao desenvolvimento da EU a Marrocos? Sabendo-se que Marrocos ocupa ilegalmente o Sahara Ocidental, onde despendia cerca de 1 milhão de US dólares por dia na guerra, quanto gasta actualmente Marrocos com esse mesmo objectivo? Qual a proporção da ajuda da EU face ao orçamento de compra de armas? Quais ao países membros da EU que vendem armas a Marrocos? Não est esta atitude em contradição com a política defendida pela EU?
Wilfried Telkaemper, Alemanha, do Grupo dos Verdes, dirigiu-se em termos semelhantes à Comissão e ao Conselho que decidiram, contrariamente ao que estabelecem as regras, não responder a estas questões.
* Assembleia dos acordos África-Caraíbas-Pacífico com a União Europeia.

Parlamento Europeu(14.04.99)
Questão colocada ao Conselho da União Europeia:
Maj Britt Theorin, Suécia, PSE, pergunta como justifica o Conselho a ajuda económica a Marrocos quando este país persiste em ocupar o Sahara Ocidental? A parlamentar pergunta também de que modo contribui o Conselho para a realização do plano de paz das Nações Unidas?
Na resposta oral que deu, Verheugen, presidente do Conselho em exercício, lembrou que a EU seguia atentamente a questão do Sahara Ocidental e tomou conhecimento das decisões positivas de Marrocos no que respeita ao estatuto do ACNUR e das forças militares da MINURSO.
«Não h razão de pôr em questão a ajuda económica da EU a Marrocos», afirmou. O Conselho exercer as pressões políticas necessrias para que este conflito seja finalmente resolvido e tomar novas decisões consoante a sua evolução.
Na resposta escrita a Comissão declara seguir com atenção a evolução do conflito e apoiar com decisão os esforços das Nações Unidas, participando também de forma importante na ajuda humanitria aos refugiados saharauis. Por outro lado, a Comissão sublinha que a ajuda financeira a Marrocos é parte integrante da cooperação euro-mediterrânica, a qual não deve substituir-se ao plano da paz das Nações Unidas.

A VER NA INTERNET

€ Música saharaui, cassete de 3 CD: Saharauis, com a lista de distribuição internacional.

€ Campanha das associações espanholas: POR UN REFERÉNDUM LIBRE EN EL SAHARA, Campaña de Observadores y cooperantes.

 

NOVAS PUBLICAÇÕES

[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]