SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 13

28.03.- 03.04. 1999

 

Comité Internacional da Cruz Vermelha
Uma equipa médica da Cruz Vermelha Internacional visitou, entre os dias 6 e 20 de Março, uma grande parte dos 1877 presos marroquinos detidos pela Frente Polisario. O objectivo principal da visita consistiu em avaliar o seu estado de saúde e as possibilidades existentes localmente para os tratar. Com efeito, o atraso na aplicação do plano de paz conduziu ao bloqueamento do repatriamento dos presos. Deste modo, o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) procura soluções que permitam a estes homens receber nos locais de detenção cuidados médicos mais elaborados.
A delegação médica constatou que muitos deles necessitam realizar exames clínicos ou tratamentos particulares cuja realização implica a sua transferência para uma hospital bem equipado. O CICV deu particular atenção aos 83 antigos presos libertados em 1997 e que aguardam ainda que Marrocos autorize a sua repatriação. Dois homens que faziam parte desse grupo faleceram entretanto, sem ter podido voltar ao seu país em consequência de uma atitude inaceitvel das autoridades marroquinas. (texto completo francés)

29.03.99
Diplomacia

No quadro de uma ronda por vrias capitais africanas, o ministro dos Negócios Estrangeiros saharaui, Mohamed Ould Salek, é recebido pelo seu homólogo do Malawi, que reafirmou o apoio do seu país «à justa causa do povo saharaui e o seu firme respaldo ao plano de resolução». Ould Salek avistou-se igualmente com o presidente namibiano Sam Nujoma no início de Fevereiro em Windhoek (Ministério da Informação da RASD).

29.03.99
Agência de Informação Saharaui

Por iniciativa do ministro da Informação, o governo decidiu criar uma agência de notícias nacional, que passa a designar-se Sahara Presse Service (SPS).
Actividades governamentais
O governo saharaui analisou os relatórios do presidente do Crescente Vermelho Saharaui e do director-geral da Cooperação na sequência das suas recentes visitas à Europa.O governo decidiu promover a partir do dia 3 de Abril uma ronda de estudo e avaliação nas diferentes wilayas que permita e incentive a participação dos cidadãos na resolução dos seus problemas quotidianos. (SPS).

29-30.03.99
Internacional Socialista

A convite do secretariado-geral da Internacional Socialista, Malaïnine Sadik, ministro Conselheiro junto da Presidência, representou a Frente Polisario nos trabalhos do Comité África da IS em Bamako, capital do Mali. A ordem dos trabalhos versou sobre a globalização, os conflitos regionais assim como o avanço e a promoção da democracia em África.
A contribuições do debate servirão à preparação da próxima reunião do Conselho da IS, marcada para Buenos Aires, Argentina, nos dias 25 e 26 de Junho. (Ministério da Informação Saharaui)

30.03.99
Resolução do Conselho de Segurança S/RES/1232 (1999)
(francés - inglés - espanhol)
O Conselho de Segurança da ONU decidiu por unanimidade prorrogar o mandato da MINURSO até ao dia 30 de Abril de 1999, «de modo a que todos os interessados possam chegar a um acordo».

DIREITOS HUMANOS
30.03.99 Marrocos, desaparições forçadas
Face à falta de progressos no dossier dos desaparecimentos forçados, as quatro associações marroquinas de defesa dos direitos humanos, a que se juntaram a associação empregados de restauração de Marrocos e o Comité de coordenação das famílias dos desaparecidos, que integra muitos antigos presos políticos e representantes das famílias dos desaparecidos, decidiram criar uma instância de coordenação comum com vista a reactivar a resolução do problema (Reuters).

22.03.-30.04.99 Comissão dos Direitos Humanos da ONU em Genebra, 55.ª sessão, ponto5, o direito dos povos à autodeterminação.
Foram vrios os delegados a mencionar a questão do Sahara Ocidental nas suas intervenções, entre os quais de podem destacar os representantes da Argélia, da France Libertés e da LIDLIP.
A delegação argelina manifestou a opinião de que, apesar dos recentes acordos entre Marrocos e a ONU, «o que falta por cumprir é ainda considervel», mas que «a Argélia não poupar esforços com vista a contribuir para levar até ao seu termo o processo de resolução da questão do Sahara Ocidental». France Libertés condenou os entraves colocados por Marrocos ao bom desenrolar do processo de paz.

SOLIDARIEDADE

Cagnano Amiterno, Aquila, Itlia: este município adoptou uma resolução em que convida o governo italiano a suspender a venda de armas a Marrocos, a evitar qualquer iniciativa que ponha em perigo os recursos do Sahara Ocidental, a participar na desminagem do território, a aumentar a ajuda humanitria aos refugiados e a reconhecer a RASD.

31.03.-03.04.99: uma delegação italiana que integrava representantes dos partidos políticos, de diversos municípios, regiões, e de associações de apoio ao povo saharaui, assim como vrios jornalistas, efectua uma visita aos acampamentos de refugiados e territórios libertados da RASD. A visita foi organizada pela Associazione Nazionale di Solidarietà col Popolo Sahrawi (ANSPS) em colaboração com a Associazione di Solidarietà e Amicizia col Popolo Sahrawi "Enzo Mazzarini".

 

NOVAS PUBLICAÇÕES

[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]