SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 11

14.-20.03. 1999

 

12.03.99
Visita

Depois de ter inaugurado a rdio local de Tindouf, o ministro da Comunicação e da Cultura deslocou-se aos campos de refugiados saharauis.
Na Escola 27 de Fevereiro, Abdelaziz Rahabi foi recebido pelo seu homólogo saharaui. Na ocasião, Fadel Ismaïl prestou homenagem à Argélia pelo seu apoio "constante, sereno e incondicional". A delegação argelina visitou a rdio nacional saharaui e teve uma reunião de trabalho com uma delegação saharaui (Ministério saharaui da Informação, APS)

12.03.99
Abdelaziz nos EUA

Mohamed Abdelaziz declarou em Washington que o povo saharaui continua a defender um referendo de autodeterminação livre, justo e transparente. «Contrariamente à parte marroquina, nós fizemos muitas concessões e coopermos plenamente com a ONU», lembrou Abdelaziz. O líder saharaui convidou os Estados Unidos a usar da sua influência para fazer inflectir o sentido das coisas, de modo a que o referendo se possa realizar segundo as normas e prazos previstos pelos acordos de Houston.
O presidente saharaui fez estas declarações durante um jantar-debate organizado pela "Defense Forum Foundation" na sede do Congresso norte-americano. Donald Payne, deputado democrata na Câmara dos Representantes e membro da sub-comissão África, fez a apresentação do presidente saharaui aos muitos convidados presentes, entre os quais figuravam os parlamentares Edward Royce, presidente do sub-comité África e Joseph Pitts, membro da Câmara dos Representantes, bem como ex-membros norte-americanos da MINURSO e muitos diplomatas.
No uso da palavra o major Scott Tate propôs que o governo norte-americano suprima toda a ajuda económica a Marrocos até este país aceitar as propostas da ONU. Donald Payne reiterou o apoio do Congresso à causa saharaui, qualificando de inaceitvel o comportamento de Marrocos. Mesmo se este país é um aliado dos Estados Unidos, afirmou, é justo apoiar o direito dos povos à autodeterminação (APS, Ministério saharaui da Informação).

13.03.99
França

A associação francesa dos «Amigos da RASD» reiterou a sua determinação em trabalhar a favor de um referendo «justo e honesto» no Sahara Ocidental, o que supõe, segundo aquela organização, «uma mobilização» dos governos europeus. O jurista Francis Jacob, presidente da associação, denunciou a «intransigência» de Marrocos e a «cumplicidade de certos países ocidentais, entre os quais a França e a Espanha» que, segundo ele, não encorajam a rpida aplicação do estipulado no plano de resolução das Nações Unidas (APS).

14.03.99
Espanha

Durante a sua passagem por Madrid, o presidente saharaui Mohamed Abdelaziz declarou em entrevista ao prestigiado dirio «El Pais», «esperar que o governo espanhol tenha a mesma atitude que o governo português no caso de Timor-Leste. Lisboa mostrou-se muito corajosa, o que conduziu a resultados concretos. A evolução recente desta questão demonstra, uma vez mais, que o direito dos povos à autodeterminação é inalienvel»

15.03.99
Argal

Em escala em Argel, de regresso dos EUA, o presidente da RASD declarou que a ONU faz enormes esforços «para conseguir a aplicação do plano de paz no Sahara Ocidental». Reafirmou que a «RASD tem o legítimo direito de recorrer às armas para defender os seus direitos inalienveis e a soberania nacional no Sahara Ocidental», sublinhando que «estamos a uma semana da data limite fixada a Marrocos para que dê a sua resposta quanto às modalidades de organização do processo referendrio no Sahara Ocidental».

16.03.99
Nuclear marroquino

O governo espanhol e a comunidade autonómica das Canrias manifestaram recentemente a sua preocupação a propósito do projecto de construção da uma central nuclear em Tan Tan destinada à dessalinização da gua do mar. Em relação a esse investimento, peritos marroquinos afirmaram: "A opção nuclear é séria e sem perigo." (Libération, dirio marroquino).

16.03.99
A senhora Hillary Clinton ir concluir a sua viagem de duas semanas no Norte de África por uma visita a Marrocos Maroc entre 27 de Março e 1 de Abril. (ver acção urgente)

16.03.99
Parlamento saharaui

O Conselho Nacional Saharaui retomou os seus trabalhos, analisando os relatórios das suas comissões que examinaram o programa de governo para 1999. O novo governo apresenta o seu programa ao Parlamento que decidir da sua aceitação (Ministério saharaui da Informação).

17.03.99
Desminagem
O exército marroquino e a MINURSO firmaram no passado dia 12 de Março um acordo sobre a desminagem das zonas não militares do Sahara Ocidental. Este acordo exclui os campos de minas nas proximidades do muro de defesa marroquino. Prevê a troca de informações sobre a localização dos campos de colocação de minas e sua destruição por parte do exército marroquino (Reuters).

17.03.99
Demissão de Charles Dunbar

Depois de um ano em funções, o representante especial do Secretrio-Geral da ONU para o Sahara Ocidental, Charles Dunbar, pediu a demissão dessa função para o final do mês de Março invocando razões de ordem pessoal (AFP, Reuters, El Pais, El Mundo).

19.03.99
Sessão do Parlamento saharaui

Após três dias de debates, o Conselho Nacional saharaui aprovou o programa governamental para 1999. No discurso de encerramento, Mohamed Abdelaziz, presidente da RASD e secretrio-geral da Frente Polisario, informou o Parlamento do últimos desenvolvimento do plano de paz, da demissão do representante especial Charles Dunbar e da «aceitação iminente das propostas da ONU por parte de Marrocos». Abdelaziz anunciou a realização «antes do Verão» do 10.º Congresso da Frente Polisario e insistiu sobre a imperiosa necessidade de manter a vigilância para responder a toda e qualquer eventualidade. Abdelaziz apelou à juventude para que se prepare desde j para tomar nas suas mãos os assuntos do seu país (Ministério saharaui da Informação).

SOLIDARIEDADE

Barcelona, Catalunha, Espanha, 21.03.99: Manifestação através da cidade organizada pela plataforma cívica "Catalunya amb el Sàhara" com entrega de manifesto ao governo da Catalunha, solicitando às autoridades para que se empenhem na realização e sucesso da aplicação do plano de paz.
Munique, Alemanha, 12.03.99: Mais de 300 pessoas na cerimónia comemorativa do 10.º aniversrio da geminação do Liceu Willi-Graf de Munique com a sua congénere saharaui Escola 12 de Outubro. A cerimónia, que contou com a realização de diversas manifestações culturais, foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Munique.
Estepona , Andaluzia, Espanha: 6 toneladas de produtos alimentares e 4 toneladas de material diverso foram recolhidas numa semana pela associação de amizade com o povo saharaui e transportados em caravana para Tindouf.

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]