SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 10

07.- 13.03. 1999

 

10.02.99
Ajuda humanitria

O Comité Internacional da Cruz Vermelha fez chegar, no início de Fevereiro, 1,5 toneladas de medicamentos e 1000 cobertores aos prisioneiros marroquinos detidos pela Frente Polisario.

26.02.99
Nova Deli

Por ocasião da festa nacional saharaui, a Associação dos Africanistas Indianos organizou, em Nova Deli, um seminrio sobre o Plano de Paz. Presentes muitos diplomatas, políticos, académicos, representantes dos media e dos meios empresariais. A reunião exprimiu em resolução aprovada o seu apoio à ONU e à OUA na organização de um referendo livre, regular e transparente no Sahara Ocidental, solicitou à ONU que acelerasse a descolonização do território e saudou os acordos de Houston, pedindo a Marrocos e à Frente Polisario para permanecerem fiéis ao conteúdo dos acordos firmados (AIA).

24.02.99
Congresso espanhol

Tanto o Grupo parlamentar da Esquerda Unida como o Grupo Misto pediram ao governo informações sobre as circunstâncias, responsabilidades e razões das expulsões para Marrocos de dois cidadãos saharauis no início de Fevereiro. Os parlamentares afirmaram desejar saber se o governo tinha desenvolvido iniciativas para garantir a integridade física e psíquica dos dois saharauis, se vai persistir em entregar a Marrocos saharauis residentes em Espanha e se considera estas expulsões conformes com o Direito Internacional e a Convenção das Nações Unidas sobre os refugiados de 1951.

01.03.99
Dia Internacional contra as minas antipessoal
 
O governo saharaui afirmou estar pronto a subscrever o tratado internacional sobre a interdição de minas antipessoal. Lançou também um apelo a Marrocos para que aceite o início da desminagem do território. (Ministério da Informação).

07.03.99
Presidente Abdelaziz em visita aos EUA

Mohamed Abdelaziz inicia uma visita de trabalho de três dias aos EUA. No decurso da visita mantém contactos com diversos sectores da vida política norte-americana, nomeadamente no Congresso. Fontes norte-americanas em Rabat afirmaram que Washington apoia a solução política superviosionada pelas Nações Unidas desejando manter e preservar o equilíbrio no Norte de África (Ministério da Informação saharaui, Reuters, AP).

08.03.99
Dia Internacional da Mulher

A Frente Polisario e o governo da RASD «asseguraram à mulher saharaui a sua determinação em apoiar os seus esforços de ocupar um lugar que é o seu na sociedade saharaui democrtica, onde a mulher é igual ao homem, tanto em direitos como em deveres» (Ministério da Informação).

08.03.99
25.º aniversrio do Primeiro Mrtir

Por ocasião do 25.º aniversrio da morte de Béchir Lehlaoui, primeiro saharaui caído em combate, no dia 8 de Março de 1974, a Frente Polisario e o governo da RASD homenagearam em Tifariti, zonas libertadas, a uma centena do muro marroquino, a memória de todos os combatentes caídos no campo da honra.
Na presença do primeiro-ministro Bouchraya Bayoun e do ministro da Defesa, Mohamed Lamine Bouhali, diversas delegações e representantes de órgãos de informação visitaram uma exposição sobre a história da guerra de libertação assim como as obras de uma nova escola primria de um hospital de cem camas destinadas a refugiados com direito a voto e que se irão alojar nesta região. O dia prosseguiu com um imponente desfile militar, a que se seguiu a realização de um torneio de futebol, tendo concluído com uma grande cultural e artística.
Manobras militares de envergadura, denominadas por «dentes das Nações Unidas», foram canceladas à última hora por ordem do presidente saharaui, a «pedido da ONU e de países amigos como a Argélia, Estados Unidos e França». Estas manobras previam a execução de um plano de ataque contra um inimigo fictício. Carros de combate, baterias de mísseis anti-aéreas e solo-solo estavam previstas que interviessem.
Em conferência de imprensa o primeiro-ministro saharaui declarou «que as esperanças fundadas sobre a aplicação do plano de paz das Nações Unidas desvanecem-se. Se o plano de paz for deitado por terra, não haver outra solução que não seja o recurso à guerra»
Em discurso difundido através da rdio, o Presidente saharaui convidou o governo marroquino a aceitar as últimas propostas de Kofi Annan, a fim de que o referendo possa ser organizado. Que, na sua opinião, não pode conduzir a outro resultado que não seja a independência. A República saharaui independente est dispostas a estabelecer com Marrocos uma cooperação frutuosa, acrescentou (Ministério Saharaui da Informação, Reuter, APS).

08.03.99
Movimento de protesto dos estudantes saharauis em Marrocos (continuação)

Após a reunião de estudantes saharauis na data do 23.º aniversrio da RASD, que degenerou em confrontações com a polícia (ver semana 09/99 ), o movimento de protesto prosseguiu.
Segunda-feira, 8 de Março: concentração de estudantes no campus Souissi I, em Rabat, protestando contra a repressão. Os estudantes saharauis das universidades de Casablanca, Marraqueche e Agadir solidarizam-se com os seus colegas. As negociações com o director da cidade universitria e o Ministério do Interior fracassam, os estudantes recusam demarcar-se das informações publicadas em diferentes órgãos da Comunicação Social.
Terça-feira, 9 de Março: a concentração em Rabat continua. Um fortíssimo dispositivo policial cerca a cidade universitria de Souissi I. Os estudantes clamam por solidariedade.
É confirmado que houve cinco (5) feridos graves entre os manifestantes saharauis da última semana. Assistidos numa primeira fase no hospital Avicenne, viriam a ser transferidos para uma clinica privada do bairro de Hassane, situado junto ao Ministério da Educação e da Formação de Quadros.
Bak el Hafed tem o braço partido, Bak Naama a cara partida, Cherif Abdelwahab fractura de crâneo, um outro apelidadado de Ch'haima uma fractura num joelho. Um quinto estudante sofreu a fractura de um dos braços.
Quarta-feira, 10 de Março: a concentração de Rabat Rabat dura das 9 horas da manhã até às 21 h. As negociações com as autoridades marroquinas não chegaram a bom termo. Os estudantes mantêm as suas reivindicações. Chegado ao final do dia para negociar com os contestatrios, Brahim Hakim, transfuga saharaui acusado de "traidor", tem que partir sem sequer se Ter avistado com os estudantes, que se recusam a dialogar com ele.
Quinta-feira, 11 de Março: os saharauis são recebidos por Mohamed Darif, do Ministério do Interior. Esta funcionrio lamenta os acontecimentos de Sexta-feira 26 de Fevereiro, e promete satisfazer em breve todas as reivindicações e pedidos e indemnizar as vítimas marroquinas e saharauis. Após um longo debate, os estudantes aceitam pôr fim ao movimento de protesto, j que os exames estão próximos. Recusaram as falsas promessas avançadas pelas autoridades marroquinas. Consideram o movimento como uma grande vitória do povo saharaui que luta contra a marginalização e pela sobrevivência.
Segundo uma outra fonte de informação, as negociações prosseguem e os estudantes saharauis apelam ONU que assegure a sua segurança.

09.03.99
Hillary Clinton em Marrocos: acção urgente

A esposa do Presidente norte-americano visita Marrocos durante a última semana do mês de Março, em visita privada de 4 dias (Reuters). O Western Sahara Campaign UK lançou uma acção urgente que consiste em escrever uma carta à primeira-dama chamando-lhe a atenção para o conflito do Sahara Ocidental e aos atentados contra os direitos humanos de que são vítimas os saharauis.

09.03.99
O subsecretrio de Estado Martin Indyk avistou-se em Marraqueche com o rei de Marrocos. O processo de paz no Próximo Oriente e o plano de resolução do conflito do Sahara Ocidental estavam no centro das discussões entre o monarca marroquino e o secretrio de Estado adjunto dos EUA, referiu fonte diplomtica norte-americana (AP).

11.03.99
Direitos Humanos

A AFAPREDESA (Associação dos Familiares dos Presos e Desaparecidos Saharauis) convoca uma conferência de imprensa em Madrid para informar sobre a situação dos dois saharauis, Mohamed Chigali e Abdallah Ruh, que,embora possuidores de passaporte mauritano e bilhetes de identidade saharaui, foram entregues no início de Fevereiro a Marrocos pelas autoridades espanholas (ver semana 07 / 99 ).
Não se trata de casos únicos, razão pela qual a AFAPREDESA solicitou às autoridades espanholas que procedessem a investigações a fim de estabelecer responsabilidades, intervir através dos canais diplomticos para garantir o respeito dos direitos individuais dos dois saharauis e averiguar do seu estado físico e psíquico para lhes prestar assistência se necessrio.

Ex-desaparecidos
O «Comité de coordenação eleito para representar as vítimas saharauis de desaparecimento forçado em Marrocos» é formado por 11 ex-desaparecidos saharauis, libertados em 1991 de uma prisão de El Aiun e do campo de detenção de Kalâat M'Gouna.
O grupo instalou-se desde h meses num hotel de Rabat a fim de obter reparação por parte do Estado marroquino. Através de comunicado, o comité constata que depois da publicação pelo Conselho Consultivo dos Direitos do Homem (CCDH), em Outubro de 1998, de uma lista de desaparecidos, não recebeu mais nada senão promessas. O comité decidiu não voltar a avistar-se com as autoridades marroquinas sem a presença da imprensa nacional e internacional assim como das ONGs de defesa dos direitos humanos. O comité mantém as suas reivindicações: acção jurídica e condenação dos responsveis pelos desaparecimentos; indemnização e reinserção das vítimas, que devem ter direito a ver-lhes atribuído um posto de trabalho condigno, habitação e cuidados de saúde; certidões de óbito para as famílias dos desaparecidos que morreram; liberdade de se deslocarem livremente e poderem sair do país.
O comité lança um apelo para que se exerçam pressões sobre Marrocos a fim de que o dossier dos desaparecidos seja resolvido em conformidade com a dignidade humana e pede às ONGs de defesa dos direitos humanos que entrem em contacto com o comité, que recebeu recentemente a visita da Amnistia Internacional.
Refira-se que o Conselho Consultivo dos Direitos Humanos de Marrocos prometeu, no início de Outubro de 98, resolver «nos próximos seis meses» o conjunto dos dossiers (ver semana 51/98 e 42/98).

11.03.99
Referendo

Passados que são quatro de meses de espera pelas Nações Unidas da resposta de Marrocos às propostas do secretrio-geral, Kofi Annan, (S/1998/1160) com vista a fazer sair do impasse a aplicação do plano de resolução, o ministro do Interior marroquino, Driss Basri, persiste nas declarações ambíguas: «O referendo no Sahara ter lugar em Março do ano 2000. Não h nenhuma razão para que o percamos», declarou. «Em caso de impasse no processo referendrio, cabe à ONU resolvê-lo, de qualquer das formas nós estamos na nossa terra», afirmou o ministro do Interior». (Al-Hayat, Londres).
Marrocos deseja que o referendo de autodeterminação no Sahara Ocidental seja organizado «o mais cedo possível», mas, para o ministro do Interior marroquino, «o mais cedo possível, é Fevereiro de 2000», precisou Driss Basri à agência Associated Press.

SOLIDARIEDADE

Itlia, Npoles, 12.03.99: "Terra senza ombra", exposição de fotografias de Livorio D'Avino organizada pela Associação dos Amigos do Povo Saharaui de Npoles.
Espanha, Zamora, 13.03.99, Pavilhão dos Desportos de San José Obrero 2º concerto de música alternativa por um Sahara livre.

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]