SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 07

14.-20.02. 1999

 

 

 

Parlamento italiano (14.01.99)
No seguimento de uma visita à região de uma delegação parlamentar presidida por Vito Leccese (ver <01-f98-45.htm>semana 45/98), a comissão de Negócios Estrangeiros, após um debate em que participou o sub-secretrio de Estado dos NE, Serri, adoptou por unanimidade uma resolução em que pede ao governo não só que continue a apoiar o plano de paz das Nações Unidas para o Sahara Ocidental, mas que procure apoio no seio dos organismos internacionais e bilaterais apropriados, a fim de que o referendo possa ter lugar sem atrasos suplementares. A resolução solicita ainda que a Itlia favoreça o dilogo entre as partes, «oferecendo, eventualmente, para um tal dilogo institucional a hospitalidade do nosso país».

26.01.99
Parlamento sueco

É fundado no Parlamento sueco um intergrupo parlamentar «Paz para o Povo saharaui», integrado por 22 deputados de todos os partidos políticos . Kent Härstedt, eleito presidente do intergrupo, declarou na ocasião: «É apenas um início e estou certo que ser fcil recrutar um grande número de deputados».

07.02.99
Desaparecidos

Reunido para examinar o problema dos desaparecidos, o Conselho nacional da Organização Marroquina dos Direitos Humanos constata, quatro meses após a declaração do Conselho Consultivo dos Direitos Humanos (ver semana 42/98), que nenhuma clarificação foi aportada sobre as disposições tomadas pelos poderes públicos com vista à resolução deste dossier. «A opacidade caracteriza as medidas tomadas», acrescenta a OMDH, que reafirma que a resolução do problema dos desaparecidos deve ser feita com transparência, imparcialidade e objectividade.

13.02.99
Apelo da task force da Coordenação Europeia

Reunida em Paris, a task force da coordenação europeia de apoio ao povo saharaui constata que Marrocos persiste em recusar as propostas da ONU. Apela aos governos europeus e ao Conselho de Ministros da União Europeia a «tomar medidas urgentes de pressão sobre Marrocos, que levem o seu governo a respeitar todas as clusulas do Plano de paz e dos acordos de Houston».

15.02.99
Direitos Humanos

A Associação de Solidariedade com o Povo Saharaui das Canrias denuncia a expulsão para Marrocos de dois cidadãos saharauis. Trata-se de Mohamed Chigali (1967) e d'Abdallah Ruh, ambos nascidos no Sahara Ocidental.
O primeiro viveu nos campos de refugiados da Argélia entre 1976 e 1996, o segundo de 1989 a 1996. Nesse ano eles partiram para a Mauritânia e daí para as ilhas Canrias, onde residiam desde 1998 com passaporte mauritano e carta de identidade saharaui. No início de Fevereiro, os dois são detidos em Tenerife, e entregues às autoridades marroquinas em Melilla, embora tenham sido identificados como cidadãos saharauis.
A Associação considera que se trata de uma grave violação dos direitos humanos, arriscando os dois saharauis virem a integrar a longa lista de desaparecidos. A Associação de Solidariedade com o Povo Saharaui das Canrias pede aos representantes canrios no Parlamento espanhol que exijam explicações por parte do Ministério do Interior (Canarias7).

A AFAPREDESA (Associação dos Familiares dos Presos e Desaparecidos Saharauis) refere que as Convenções de Genebra, a Convenção das Nações Unidas sobre o estatuto dos refugiados de 1951 assim como a legislação espanhola não foram respeitadas com esta expulsão.

15.02.99
«Não h um problema de minas em Marrocos»

Marrocos não pode ser incluído entre os países que sofrem o flagelo das minas anti-pessoal, afirmou o investigador universitrio marroquino Hassan Marchane. Este académico referiu que a implantação das minas pelo exército no Sahara (Ocidental) não presenta qualquer tipo de perigo para os civis. «O exército não ter qualquer problema em proceder à limpeza das regiões minadas, dado que dispõe dos planos e das cartas para esse efeito». O despacho é da agência noticiosa marroquina MAP.

15.02.99
Lobbying I
Um grupo de assessores (staffers) de congressistas norte-americanos, convidados por Marrocos, deslocou-se ao território do Sahara Ocidental ocupado. As autoridades marroquinas mostraram-lhes diversos investimentos realizados no território, onde se avistaram com vrios notveis e transfugas saharauis, assim como observadores marroquinos na comissão de identificação.

17.02.99
Prevista uma visita oficial do primeiro-ministro marroquino aos Estados Unidos para o próximo mês de Abril (Al-Ousbou, dirio marroquino).

18.02.99
Lobbying II

O Washington Post noticia que a Cassidy & Associates, uma das mais importantes empresas norte-americanas especializadas em lobbying, com quem Marrocos assinou um contrato no Verão passado por um ano (ver artigo no <01-3-23.htm>Legal Times de 13.07.98) no valor de 1,2 milhões de dólares, pôs fim ao contrato de forma inopinada e brusca. A Cassidy & Associates revelou ter simplesmente cessado o seu trabalho. O prestigiado dirio norte-americano pergunta-se, no entanto, se não se tratar antes da constatação de um revés face ao sucesso do representante da Frente Polisario nos EUA, Mouloud Saïd, que sempre trabalhou só e sem meios.

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]