SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 06

07.-13.02. 1999

 

08.02.99
Lobbying marroquino

Um enviado especial do rei Hassan II entregou ao primeiro-ministro Russo, Primakov, uma mensagem do rei de Marrocos dirigida a Boris Yeltsine. Na ocasião, Primakov reafirmou o apoio do seu país aos esforços do secretrio-geral Kofi Annan com vista à aplicação do plano de paz e à realização de um referendo de autodeterminação no Sahara Ocidental. O chefe do governo russo sublinhou que a posição da Rússia nesta questão era fazer aplicar o princípio da autodeterminação tendo em conta os interesses de todas as partes envolvidas (Itar-Tass).

11.02.99
Marrocos assina um acordo com a ONU

Após vrios meses de atraso, Marrocos subscreveu finalmente o acordo com a ONU sobre o estatuto das forças (SOFA), que define o estatuto legal da MINURSO no território. Argélia e Mauritânia j haviam subscrito o referido acordo em Novembro de 1998.

11.02.99
Resolução do Conselho de Segurança S/RES/1228, 1999

Após ter esperado que Marrocos rubricasse finalmente o acordo sobre o estatuto das forças no Sahara Ocidental (SOFA), o Conselho de Segurança adoptou por unanimidade uma resolução que prolonga o mandato da MINURSO até 31 de Março de 1999, «a fim de que possam decorrer as consultas que conduzam ao acordo sobre os protocolos respeitantes às actividades de identificação, recursos e planificação do repatriamento, assim como a questão essencial do calendrio de aplicação, sem pôr em causa o conjunto de propostas do secretrio-geral e os principais pontos do plano de resolução, com vista a assegurar sem demora o reinício das actividades de identificação e aplicação do sistema de recurso». Trata-se, uma vez mais, de um prolongamento concedido a Marrocos a fim que o governo marroquino possa fazer conhecer as suas intenções quanto ao pacote de medidas proposto por Kofi Annan, o qual ter que apresentar um relatório até ao próximo dia 22 de Março.

11.02.99
Declaração saharaui
( francés)
Ahmed Boukhari, representante da Frente Polisario nas Nações Unidas, declara que a assinatura por Marrocos sobre o estatuto da das forças «é um gesto, sem dúvida; mas o essencial continua por fazer». Para aquele dirigente, a resolução do Conselho de Segurança d um tempo para que Marrocos aceite as propostas do secretrio-geral. «Se Marrocos se junta à vontade da Comunidade internacional, o que sinceramente desejamos, o processo com vista ao referendo pode ser retomado sem grandes dificuldades. Mas se Marrocos continua a fazer prova de intransigência, então ter que assumir a responsabilidade pelo impasse».

10.02.99
RASD: remodelação governamental

No seguimento de uma moção de censura votada no Parlamento saharaui, o Presidente Mohamed Abdelaziz nomeou o novo governo da RASD com a seguinte composição:

Primeiro-Ministro

Bouchraya Hamoudy Beyoune (anterior Ministro do Comércio)

Ministro dos Territórios Ocupados e da Emigração

Mahfoud Ali Beiba (anterior Primeiro-Ministro)

Ministro do Interior

Bachir Moustapha Sayed (anterior Ministro da Saúde)

Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação

Mohamed Salem Ould Salek

Ministro do Desenvolvimento Económico

Boulahi Mohamed Fadel (anterior Ministro da Educação)

Ministro da Saúde Pública

Mansur Omar (representante da FP em Espanha)

Ministro do Equipamento e da Construção

Larabass Said Joumani

Ministro da Defesa Nacional

Mohamed Lamine Bouhali (membro do Secretariado nacional)

Ministre do Ensino e da Educação

Salek Bobih (embaixador na Argélia)

Ministro da Informação

Mohamed Fadel Ismaïl (representante da FP em França)

Ministro da Justiça e dos Assuntos Religiosos

Hametti Rabani

Ministro da Cultura

Mohamed Bouzeid

Ministro dos Transportes

Abeida Cheikh

Ministro Conselheiro da Presidência

Mohamed Sidati

Ministro Conselheiro da Presidência

Malainine Sadik

Secretrio-geral da Presidência

Daf Mohamed Fadel

Secretrio-geral do Governo

Habiboullah Mohamed Kori (anterior Ministro dos Transportes)

11.02.99
Democracia em marcha

O dirio britânico «The Guardian» revela que as mudanças no seio do governo surgem na sequência de uma moção de desconfiança votada pelo Parlamento saharaui. O jornalista daquele periódico que pôde assistir à referida sessão e que sobre ela publicou três reportagens, vê nisso uma prova da situação que prevalece no Sahara Ocidental e que qualifica como de «amplas perspectivas democrticas». Acrescentando: «A atitude do Parlamento saharaui revela aquilo que poder ser o futuro do Sahara Ocidental e prestigia a acção dos deputados» (APS/The Guardian)

12.02.99
ONU

O secretrio-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, recebeu Emhamed Khadad, coordenador saharaui com MINURSO. No decurso da audiência, a que assistiram Boukhari Ahmed, representante da Frente Polisario em Nova Iorque, Bernard Miyet, secretrio-geral adjunto, encarregado das operações de paz, e outros altos responsveis da ONU, Emhamed Khadad entregou uma mensagem do Presidente Mohamed Abdelaziz relativa ao estado actual das perspectivas de paz no Sahara Ocidental à luz dos desenvolvimentos surgidos após a última viagem do secretrio-geral das Nações Unidas à região. (Comunicado da Representação da F. Polisario nas Nações Unidas)

Rectificação
Tornamos pública uma mensagem que a ARSO enviou à revista Jeune Afrique e que este órgão de informação, geralmente apontado como muito próximo dos interesses marroquinos, não publicou.
«Meus Senhores,
O artigo sobre os cyber-rebeldes (N.o 1985 de 26 Janeiro de 1999) apresenta um quadro em que Valérie Thorin cataloga o site www.arso.org como sendo da Polisario. Permitam-nos que restabeleçamos a verdade: o site Sahara Ocidental da ARSO não é, nem oficialmente nem oficiosamente, o site da Polisario.
A Associação de Apoio a um Referendo Livre e Regular no Sahara Ocidental (ARSO) aborda a questão defendendo o princípio do direito à autodeterminação do povo saharaui, seguindo aquilo que são as conclusões do direito internacional e as múltiplas decisões das Nações Unidas nesta matéria, mas é totalmente independente. 
A Polisario tem os seus próprios sites, como sejam: o da Missão Missão saharaui em França: http://altern.org/sahra, o da Delegação em Espanha: http://www.nodo50.org/fpolisario/ , o da Embaixada da RASD na Venezuela: http://www1.sa.omnes.net/emrasd/, sem esquecer o site gerido pelos saharauis dos campos de refugiados: http://www.tirisnet.org/home.htm.
Gostaríamos, por isso, que rectificassem e completassem aquilo que publicaram.» 

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]