SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 52

20.-26.12. 1998

1999: Referendo pela Independência

19.12.98
Parlamentares espanhóis solidrios
Os intergrupos parlamentares espanhóis «Paz e Liberdade para o Sahara», reunidos em Saragoça, aprovam uma resolução (texto espanhol ) onde pedem que a Espanha se empenhe na procura de uma solução rpida para o conflito. Os parlamentares defendem ser indispensvel a continuação da ajuda humanitria ao povo saharaui e solicitam aos governos regionais que forneçam uma ajuda humanitria especial em 1999 e apoiem a acção política dos intergrupos. A resolução foi enviada igualmente ao secretrio-geral das Nações Unidas e ao presidente da União Europeia.

22.12.98
Partilha do Sahara Ocidental: manobra de contra-informação

O correspondente do dirio espanhol «El Pais» em Rabat afirma que durante a sua recente viagem à região o secretrio-geral da ONU teria apresentado a Marrocos e à Frente Polisario uma alternativa ao plano de Paz, que passaria pela partilha do Sahara Ocidental entre os dois beligerantes. Segundo aquele correspondente, a proposta teria recebido o acolhimento favorvel por parte de Marrocos.
A Frente Polisario, através da sua delegação em Espanha, desmentiu imediata e firmemente a notícia, qualificando-a de infundada e como fazendo parte de uma manobra tendenciosa propagada por Marrocos (texto em espanhol).

SOLIDARIEDADE EM ESPANHA
16.12.98: O governo regional da Cantbria entregou à representação saharaui seis camiões-cisterna no quadro de um projecto de aprovisionamento de gua potvel aos acampamentos da wilaya de El Ayoun.
20.12.98, Astúrias-Cantbria: O prémio juventude solidria "German Quintero", no montante de 200'000 pesetas, foi atribuído à juventude saharaui.
22.12.98, Santander: A plataforma Astúrias-Cantbria de solidariedade com o povo saharaui organizou um festival de ballet.
24.12.98: O município de Albacete entregou ao representante da Frente Polisario quatro ambulâncias destinadas aos acampamentos de refugiados. As viaturas serão transportadas por via marítima integradas numa caravana humanitria que partir no dia 30 de Dezembro de 1998.

ANÚNCIO

Voo especial para Tindouf organizado pela ASAPS, Associazione Nazionale di Solidarietà con il Popolo Saharawi, com partida de Roma a 30.03.99 e chegada prevista a 04.04.99. Mais informações : http://www.freeweb.org/associazioni/popolosaharawi/page1.html
e
http://www.freeweb.org/associazioni/popolosaharawi/page2.html

NOVO NA INTERNET

Sahara, Por um referendo livre e transparente, Manifesto de intelectuais espanhóis, 7.12.98
http://www.nodo50.org/fpolisario/Manifiesto.htm

Site da l'ASAPS, Associazione Nazionale di Solidarietà con il Popolo Saharawi, Roma
http://www.freeweb.org/associazioni/popolosaharawi

 

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]