SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 51

13.-19.12. 1998

1999: Referendo pela Independência

 

10.12.98
Uma dezena de homens em luta pela sobrevivência

Tratam-se de onze saharauis sem passaporte nem papéis de identificação que, desde h três meses, tentam sobreviver numa espelunca de hotel, em Rabat. De 1991 para c que os seus nomes desapareceram dos registos públicos, por altura da sua libertação de uma prisão de El Aiun. Não usufruem de qualquer tipo de direitos porque, desde então, deixaram de ser consideradas pessoas. Para a burocracia do Estado, eles pura e simplesmente não existem.
Noumar, Douhan e os seus companheiros têm escrito cartas ao rei Hassan II e ao Governo marroquino em nome dos 320 ex-desaparecidos transformados em não-cidadãos. «Apenas pedimos que nos tratem como seres humanos", repetem a quem os quiser escutar.
«Hoje, 50 anos após a proclamação da Declaração Universal dos Direitos do Homem, a situação absurda dos desapossados do antigo Sahara espanhol é uma gota de gua no oceano da miséria humana (extracto de um artigo publicado no jornal «El Pais», de 10.12.98, que aborda o caso dos 11 ex-desaparecidos saharauis que se encontram em Rabat).

14.12.98
Relatório do SG da ONU sobre o Sahara Ocidental S/1998/1160, de 11.12.98

O secretrio-geral da ONU faz o balanço da situação após as suas viagens à região. Salienta que a Frente Polisario aceitou oficialmente o conjunto de medidas apresentadas (S/1998/997). A Argélia e a Mauritânia dão também o seu «total apoio». Por seu lado, Marrocos exprimiu «preocupações em relação às medidas principais» do pacote de medidas proposto. Contesta o fundamento das medidas propostas, solicita esclarecimentos mas adia as consultas prévias em relação aos pedidos de recurso e à identidade dos cidadãos que havia proposto, para além de continuar a reter no aeroporto de El Aiun o material de transmissões destinado à unidade de engenharia.
Perante esta situação, Kofi Annan renuncia a publicar a lista provisória de eleitores, o que deveria ter sido realizado no dia 1 de Dezembro passado, e concede a Marrocos um atraso de 6 semanas, até 31 de janeiro de 1999, para que aceite as medidas propostas. Em caso de fracasso, o seu representante pessoal, o antigo secretrio de Estado norte-americano James Baker, dever reavaliar a situação e a viabilidade do mandato da MINURSO.

16.-18.12.98
Visita do Primeiro-ministro El Youssoufi ao sul de Marrocos e ao Sahara Ocidental ocupado
Em El Aiun, capital do Sahara ocupado, o primeiro-ministro marroquino afirma que o encerramento definitivo do «dossier do Sahara» permitir a Marrocos centrar-se nos imperativos do desenvolvimento e na resolução das grandes questões sócio-económicas das «províncias do sul». «Com ou sem referendo, as províncias do sul de Marrocos fazem parte integrante do Reino», sublinha Youssoufi.

17.12.98
Resolução do Conselho de Segurança S/RES/1215(1998)
( inglês )
O Conselho de Segurança reafirma o seu apoio ao conjunto das propostas apresentado pelo secretrio-geral Kofi Annan. Decide prolongar o mandato da MINURSO até 31.01.99, a fim de permitir o prosseguimento das consultas [com Marrocos]. Solicita às partes que subscrevam o mais rapidamente possível o protocolo sobre o repatriamento. Exorta Marrocos a formalizar a presença do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) no Sahara Ocidental e a subscrever o estatuto sobre as forças militares. O Conselho de Segurança pede a Kofi Annan que lhe apresente o seu próximo relatório no dia 22.01.99.

17.12.98
Declaração marroquina

Pouco antes da aprovação por unanimidade pelo Conselho de Segurança da resolução sobre o Sahara Ocidental, o representante de Marrocos junto das Nações Unidas, o embaixador Ahmed Snoussi, sublinhou que «Marrocos havia deixado muito claro que quaisquer que sejam as intenções dos autores destas propostas dificilmente poderemos aceitar disposições que ponham em causa o plano de resolução e nos possam causar prejuízo» (MAP).

19.12.98
Declaração da Frente Polisario

Para o representante da Polisario em França, o Conselho de Segurança deixou claramente a entender que Rabat é o único obstculo ao Plano de Paz. «Marrocos encobre cada vez com maior dificuldade a sua recusa a um referendo, que sabe que est invariavelmente condenado a perder» acrescenta Fadel Ismaïl, exortando a comunidade internacional a fazer pressão sobre Marrocos.

BREVES

10-17.12.98
Abdelkader Taleb Omar Abdelaziz em Portugal

Recentemente reeleito para a Presidência do Conselho Nacional Saharaui (Parlamento), Abdelkader Taleb Omar Abdelaziz visitou Portugal onde manteve encontros com o Presidente do Parlamento Português, António Almeida Santos, com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, partidos políticos, grupos parlamentares, centrais sindicais e estruturas de solidariedade.
Em entrevista concedida ao influente jornal dirio «Público», o Presidente do Conselho Nacional Saharaui afirmou que em todos os seus interlocutores notou «uma grande sensibilidade para a questão», consequência até da defesa que Portugal tem feito da questão de Timor-Leste, «muito semelhante à nossa» http://www.publico.pt/publico/1998/12/19/Internacional/I04.html.

12.12.98
Manifestação em Madrid

Vrias centenas de pessoas participaram numa manifestação organizada frente ao Ministério dos Negócios Estrangeiros espanhol, em Madrid. Reclamavam que o governo fizesse pressão sobre Marrocos a fim de garantir a realização de um referendo livre e honesto no Sahara Ocidental (BBC News).

14.12.98
Delegação saharaui na Argélia

Uma delegação saharaui, presidida por Mohamed Lamine Ahmed, conselheiro político do Presidente da RASD, foi recebida pelo presidente da Assembleia Popular Nacional e pelo presidente do Conselho de Estado da Argélia. A delegação expôs a evolução da questão saharaui à luz dos acordos de Houston e das recentes visitas de Kofi Annan à região.

14.12.98
Violação dos Direitos do Homem em Marrocos

A AMDH apresentou o seu relatório anual sobre violação dos Direitos do Homem em Marrocos. Nele pede-se o ajuste de contas com todos os responsveis pelas violações sem distinção. Segundo a AMDH, o dossier da detenção política continua aberto e, para que seja encerrado definitivamente, é fundamental que seja resolvida a situação profissional e de saúde de todos aqueles que foram libertados.
A organização de defesa dos direitos humanos marroquina reclama, por outro lado, o regresso de Serfaty à sua ptria e que a sua nacionalidade marroquina deixe de ser posta em causa, bem como o levantamento de detenção em residência do Cheikh Yassine (Ach-Chark Al-Awsat, Londres).

19.12.98
Uma "Early Day Motion", subscrita por 79 parlamentares britânicos, felicita e apoia o secretrio-geral da ONU pelos esforços desenvolvidos, saúda a clareza da posição da Frente Polisario e pede ao governo britânico que exerça pressões sobre Marrocos para que aceite as propostas da ONU. ()

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]