SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 47

15.-21.11. 1998

1999: Referendo pela Independência

 

17.11.98
Mauritânia tem novo Governo

O Cheikh El Afia Ould Mohamed Khouna é nomeado primeiro-ministro da Mauritânia.

17.11.98
Kofi Annan aborda a sua recente deslocação ao Norte de África e a missão do seu enviado especial, James Baker, na no Sahara Ocidental. No discurso proferido na cerimónia de entrega da medalha de ouro que a Associação de Política Externa lhe concedeu, Kofi Annan refere: «Após anos de bloqueio devido à difícil determinação do corpo eleitoral, constatamos agora progressos na via de um referendo livre e regular sobre o futuro da população do Sahara Ocidental»

19.11.98
Kofi Annan prossegue visita ao Norte de África

Segunda-feira, dia 30 de Novembro, o secretrio-geral da ONU chegar aos acampamentos de refugiados de Tindouf, no sul da Argélia, vindo de Paris onde deve assistir à Cimeira Franco-Africana, que decorrer nos dia 28 e 28 de Novembro. Depois dos acampamentos de refugiados e do dilogo com os dirigentes da Frente Polisario, Annan ter encontros, nos dia 1 e 2 de Dezembro, com as autoridades argelinas, deslocando-se em seguida para a Tunísia, onde permanecer nos dois dias seguintes. Em seguida, Kofi Annan viaja até ao Abou Dhabi.

Os jornalistas que pretenderem participar no périplo do secretrio-geral da ONU Magrebe deverão:
Contactar Isabelle Broyer, gabinete do porta-voz do Kofi Annan, Tel. 001 212 963 58 25,
ou deslocar-se a Tindouf : voo charter com partida de Madrid no dia 29.11.98 pelas 18 h., regresso a 30.11. às 19 h., contacto: FEDISSA e-mail : fedissa@nagasys.es, tel./fax 0034 1 531 28 29.

20.11.98
Primeiro-ministro marroquino adia visita aos territórios ocupados

Youssoufi decidiu adiar a visita que deveria realizar ao Sahara Ocidental ocupado, com data marcada para 23 de Novembro. Este adiamento fica a dever-se, segundo parece, ao facto do chefe do governo marroquino querer participar na reunião da Internacional Socialista, que ter lugar nesse mesmo dia em Genebra, presidindo à delegação da seu partido, a União Socialista das Forças Populares.

SOLIDARIEDADE

Córdoba, Espanha
Marcha para a paz no Sahara, no dia 7 de Novembro, organizada pelo grupo Jaima (Amigos da RASD de Córdoba). culminada com uma festa com grande participação popular..
De 7 a 13 de Novembro, a mesma associação organizou um concurso de pinturas murais em vrias escolas. Ao todo foram 50 pinturas visitadas por muita gente e premiadas as mais representativas. No dia 14, houve uma cerimónia oficial, na presença de vrias autoridades regionais e delegados da Frente Polisario, onde se oficializou a geminação entre a comunidade escolar de Córdoba e a comunidade escolar do Sahara. Acordos de ajuda no domínio educativo aos refugiados saharauis foram também firmados entre a Andaluzia, a Frente Polisario e o grupo Jaima.

Livorno, Itlia
"Saharawi libero, Per un referendum libero e giusto". Debate público no dia 20.11.98 com a participação do governador da wilaya de Aousserd (campos de refugiados), de responsveis da Frente Polisario e da Associação de Solidariedade com o Povo Saharaui de Livorno e do secretrio da central sindical CGIL/SPI (organizador).

Anúncio

Espanha
Madrid, 23-25.11.98. A Associação Bir-Lehlu, de Pozuelo de Alarcón, organiza conjuntamente com a Fundação Autor e a Associação de Artistas Plsticos uma exposição-venda de 60 artistas plsticos no Círculo de Belas-Artes. O resultado financeiro da venda destinar-se- a apoiar o repatriamento dos refugiados saharauis.

Itlia
28.11.98: Reggio Emilia, "Sahrawi, il corraggio di essere popolo", jornada de solidariedade com projecção de vídeo e debate público a realizadora A. De Lillo, Fabrizia Ramondino, escritora, Fatima Mafud, representante da Polisario em Itlia, Luciano Ardesi, presidente da Associação Nacional de Solidariedade com o Povo Saharaui, Stefano Vaccari, presidente da câmara de Nonantola e presidente da coordenação saharaui na Emilia Romana (tel./fax 0522 454832).

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]