SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 45

01.-07.11. 1998

1999: Referendo pela Independência

 

 

20.10.98
Suécia: moção parlamentar

Cinco dos sete partidos representados no Parlamento sueco aprovaram uma moção que lembra ao governo do seu país os inúmeros obstculos entrepostos à via do referendo livre e genuíno no Sahara Ocidental e pede que a Suécia apoie os saharauis.

01.11.98
Relançamento do Plano de Paz: a objecção marroquina

A missão marroquina junto das nações Unidas divulga um comunicado onde refere que a publicação da lista de votantes, prevista para o dia 1 de Dezembro, «não est, de modo nenhum, em conformidade com o plano de resolução». Marrocos qualifica, de resto, de «simples propostas» as medidas adoptadas pelo Conselho de Segurança na sua última resolução.

03.11.98
Conferência

A convite do prof. Juan Soroeta, da Faculdade de Direito da Universidade de San Sabastian, Abba Salek El Haissen, secretrio-geral da União dos Juristas Saharauis, proferiu uma conferência sob o título «O Plano de Paz e a violação dos direitos humanos no Sahara Ocidental». No seguimento da intervenção do jurista saharaui houve lugar a um debate.

04.11.98
Agressão

A AFAPREDESA (Associação dos Familiares dos Presos e Desaparecidos Saharauis) anuncia que El Bochr Haydar, cidadão saharaui, antigo governador de Tarfaya e autor de um livro sobre a região, foi agredido por um membro dos serviços secretos nas instalações do wali (governador) de El Aiun.

05.11.98
Declaração do primeiro-ministro marroquino

«Para nós, a questão do Sahara est resolvida», declarou uma vez mais o primeiro-ministro marroquino, que se deslocar ao território do Sahara Ocidental ocupado a partir do próximo dia 23 de Novembro.

06.11.98
23.º aniversrio da Marcha Verde

A assinalar a data, o rei de Marrocos pronunciou o seu j tradicional discurso. Afirmou estar convencido de que «os saharauis não quererão de novo regressar à Idade Média» [ao escolherem pela independência], mas antes «que quererão avançar com os seus irmãos do Norte na via do desenvolvimento». Hassan II anunciou a construção de uma universidade no Sahara e apelou à calma em Marrocos, na base "de quem est seguro do seu direito».

07.11.98
Visita do secretrio-geral da ONU à região

Kofi Annan chega a Paris para rumar à capital da Mauritânia, Nouakchott. No Domingo, dia 8, visita El Aiun, a capital do Sahara ocupado. Um programa intenso espera-o de seguida em Marrocos: no dia 9, manter encontros com o rei Hassan II em Marraqueche e, a 10, reunir em sessão de trabalho com o primeiro-ministro Youssoufi e o ministro de Estado e do Interior, Driss Basri. O secretrio-geral da ONU dever concluir a sua visita a Marrocos Quarta-feira, 11 de Novembro, com uma conferência de imprensa. A12, Kofi Annan deslocar-se- a Tindouf, a 13 a Tunes e a 14-15 a Argel.

NOTÍCIAS DA RASD (Ministério saharaui da Informação)

Realizaram-se eleições para o Conselho Nacional Saharaui (Parlamento) em todas as wilayas.

Uma delegação do principal sindicato britânico visita os acampamentos. O presidente da comissão de relações internacionais integra a delegação, assim como um jornalista do Scotsman.

No dia 4 de Novembro, o primeiro-ministro saharaui, Ali Beiba, e o director do gabinete presidencial, Ouadadi Ahmed Cheikh Heiba, avistaram-se com o embaixador Charles Dunbar a fim de discutir a evolução do plano de paz.

O Presidente Abdelaziz recebe em audiência, no dia 5 de Novembro, uma importante delegação parlamentar italiana, presidida por Vito Leccese, membro da Federação dos Verdes e vice-presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros da Câmara de Deputados. Em declarações à rdio nacional Vito Leccese declarou que o povo saharaui tem a simpatia do povo italiano e que cada vez mais autarquias manifestam a sua solidariedade com a justa causa do povo saharaui.

A 5 de Novembro, o ministro dos Negócios Estrangeiros saharaui é recebido em Nouakchott pelo Presidente mauritano Ould Tayaa na qualidade de enviado especial do Presidente saharaui. Ould Salek era portador de uma carta onde era abordadas as relações entre os dois países, o Plano de Paz e a próxima visita à região de Kofi Annan.

EM BREVE

Actividades da União das Mulheres Saharauis:
Representantes da União Nacional das Mulheres Saharauis participarão nos seguintes eventos:

Para mais informações contactar: "Fundació Maria Aurèlia Capmany", e-mail: fmac@bitmailer.net

NOVAS PUBLICAÇÕES

[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]