SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 39

20.-26.09. 1998

1999: Referendo pela Independência

 

 

20.09.98
Declaração argelina

Ahmed Attaf, ministro dos Negócios Estrangeiros argelino, em resposta a uma questão sobre a evolução do processo de paz no Sahara Ocidental declara que «a missão de James Baker clarificou as coisas (...) H uma dinâmica em curso. A escolha do referendo como meio de resolução deste conflito é aceite pelas duas partes, Marrocos e a Frente Polisario. Falta agora aplicar os acordos de Houston tal como foram aceites. Se as duas partes honrarem os compromissos, encontraremos, finalmente, através do referendo de autodeterminação, a resolução definitiva para o conflito do Sahara Ocidental. (El Watan).

20.09.98
Declaração do embaixador saharaui na Argélia

Salek Bobih declara que o processo de paz continua a ser bloqueado por Marrocos. A Frente Polisario, por seu lado, não aceitar a perpetuação da situação actual de «nem paz, nem guerra», que Marrocos deseja prolongar. A Frente Polisario considera a identificação terminada, conforme o que estabelece os acordos de Houston, reafirma o seu engajamento ao plano de paz e a vontade de cooperar com as Nações Unidas. O embaixador saharaui é de opinião que a comunidade internacional deve com prontidão e firmeza forçar Marrocos a respeitar a legalidade internacional (comunicado da Missão da RASD na Argélia).

20.09.98
Embaixador saharaui reúne com Presidente do Conselho Nacional argelino

O embaixador saharaui na Argélia, Salek Bobih, foi recebido pelo presidente do Conselho Nacional argelino. No encontro foram abordadas as relações bilaterais e o processo de paz no Sahara Ocidental. As duas partes insistem na necessidade de uma aplicação integral e honesta do plano de paz. Esperam que as próximas conversações contribuam para o retomar da esperança e a restauração da paz, condição essencial para o empreendimento da construção do Magrebe rabe (comunicado da Missão da RASD na Argélia).

21.09.98
53.ª sessão da Assembleia Geral da ONU

A questão do Sahara Ocidental foi abordada por vrios chefes de delegação por ocasião do debate geral. O Presidente sul-africano Nelson Mandela declarou desejar uma solução rpida para a questão do Sahara Ocidental, como também para Timor-Leste, em conformidade com os interesses dos respectivos povos. O Presidente do Ghana, J. Rawlings, lançou um apelo ao Conselho de Segurança e ao secretrio-geral para que prossigam os seus esforços com vista à organização de um referendo livre e justo. Não desejamos, acrescentou, que um país africano colonize um outro país africano. Os ministros dos Negócios Estrangeiros do Zimbabwe, da Namíbia, Moçambique e da Espanha abordaram igualmente a necessidade da realização do referendo de autodeterminação. Ould Salek, ministro dos Negócios Estrangeiros saharaui deslocou-se a Nova Iorque para se avistar com vrios chefes de delegação.

22.09.98
Negociações marroquino-saharauis

A revista Jeune Afrique anuncia que o encontro entre Marrocos e a Frente Polisario, sob a égide de James Baker, ter lugar em Lisboa, até ao final de Outubro.

23-24.9.98
Basri lança a campanha referendria marroquina

Numa reunião que juntou em El Aiun os chioukhs e os observadores que tomaram parte no processo de identificação pelo lado de Marrocos, Driss Basri, ministro do Interior marroquino, anunciou que, a partir do dia 24 de Setembro, ser lançada uma mobilização nacional a fim de que a operação do referendo decorra segundo as normas, mesmo se ela acusa j um ou dois meses de atraso. A identificação de inúmeras pessoas pertencentes aos agrupamentos tribais contestados que Marrocos quer à viva força incluir nos cadernos eleitorais foi referida por Basri como questão central, pretendendo Marrocos colocar a MINURSO e a ONU perante as suas responsabilidades, para que o referendo se possa realizar o mais tardar até ao fim de Janeiro ou de Fevereiro do próximo ano. Todos os problemas em suspenso podem ser resolvidos no espaço mximo de dois meses, precisou o ministro marroquino, que manifestou a opinião de que os resultados do referendo serão favorveis a Marrocos (Le Matin du Sahara, MHI, MAP).
Dirigindo-se no dia seguinte a representantes dos órgãos de informação, Basri anunciou que um novo encontro entre representantes saharauis e de Marrocos, sob a égide de James Baker, ter lugar nas duas próximas semanas em Lisboa.
Marrocos est determinado a ir até ao fim, isto é, até ao referendo, que se realizar o mais tardar em Abril de 1999, precisou Basri. (Reuters).
Segundo a agência France Press, citando fontes marroquinas, a Frente Polisario teria pedido ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados que cessasse o pré-registo dos refugiados nos campos ao sul de Tindouf.

24.09.98
Visita da UJS à Suécia

Convidado a visitar a Suécia por ocasião da realização das eleições, Ahmed Sidi Ali, responsvel das Relações Internacionais da União dos Juristas Saharauis, manteve encontros com a senhora Laila Freivalds, ministra da Justiça, assim como com parlamentares suecos e representantes do Centro internacional Olof Palme.

24.09.98
53.º sessão da Assembleia Geral da ONU

Em intervenção perante a 53.ª Assembleia Geral da ONU, M. Filali, ministro dos Negócios Estrangeiros marroquino, sublinhou que «desde o seu início, o processo de identificação foi bloqueado porque a outra parte, embora não tivesse o direito, recusou-se a participar na identificação de um grande número de candidatos que respondiam aos critérios estabelecidos e haviam sido registados pela MINURSO». Filali referia-se aos grupos tribais que Marrocos pretender ver incluídos na sua totalidade nos cadernos eleitorais e que a Frente Polisario se recusa a aceitar por os considerar marroquinos.

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]