SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 35

23.-29.08. 1998

1999: Referendo pela Independência

 

21.08.98
53.ª sessão da Comissão para a erradicação da discriminação racial da ONU

Nas conclusões da sua 53.ª sessão, a Comissão para a erradicação da discriminação racial da ONU pede entre outras solicitações ao governo marroquino que forneça no seu próximo relatório informações sobre a composição étnica da população, assim como dados relevantes sobre a situação socio-económica dos berberes, dos negros, dos nómadas, dos saharauis e de outras minorias.

26.08.98
50.ª sessão da sub-Comissão dos Direitos do Homem das Nações Unidas

A delegação saharaui que participou nos trabalhos da sessão foi recebida por El Hadji Guissé, presidente da sub-Comissão dos Direitos do Homem da ONU. Integravam a delegação saharaui Abdessalam Omar Lahsen, presidente da AFAPREDESA (Associação dos familiares dos Presos e Desaparecidos Saharauis), El Haissen Abba Salek, secretrio-geral da União dos Juristas Saharauis (UJS) e Ahmed Sid Ali, responsvel pelas Relações Internacionais da UJS. Os membros da delegação saharaui tiveram a oportunidade de informar o presidente da sub-Comissão dos Direitos do Homem da ONU dos últimos desenvolvimentos da questão do Sahara Ocidental.
No decurso do encontro, os representantes das duas ONG saharauis deram conta das suas preocupações pela persistente violação dos direitos do Homem no Sahara Ocidental por parte das autoridades marroquinas, assim como da necessidade de agir pronta e eficazmente para salvar o referendo de autodeterminação do povo saharaui face aos múltiplos obstculos colocados pelo país ocupante. Para que o referendo se possa realizar com toda a transparência, «é imperativo o livre o acesso ao território aos observadores independentes e aos órgãos de comunicação social», sublinhou a delegação saharaui.

27.08.98
ONU, Conselho de Segurança

O Conselho de Segurança da ONU tomou conhecimento do último relatório do secretrio-geral, Kofi Annan, e exprimiu a sua satisfação pelo avanço do processo de identificação. O Conselho encarregou o seu actual presidente, o eslovénio Danilo Turk, de efectuar uma iniciativa de pressão para obter de Marrocos a assinatura de um acordo sobre o estatuto das forças militares da MINURSO. Est previsto que dentro de poucos dias James Baker convoque as duas partes para um encontro frente a frente.
Comentrio da Imprensa marroquina
«Eis de novo chamado pelo secretrio-geral da ONU, Kofi Annan, o antigo secretrio de Estado norte-americano James Baker na tentativa de salvar o plano de paz para o Sahara Ocidental marroquino. (...) é evidente que, desta vez, a parte marroquina não dar nenhum presente ao representante especial do secretrio-geral da ONU, quanto mais não seja pelos nulos resultados resultantes das concessões feitas o ano passado, em Houston, pela delegação do Reino. (...) Dizem que James Baker é um homem que realiza milagres. No entanto, estamos certos que o mês de Setembro ser-lhe- pesado e que ele precisar mais do que o seu encanto, o seu talento e autoridade para conseguir humilhar Abderrahmane El Youssoufi, Abdellatif Filali, Driss Basri, Ahmed Snoussi, Abdelhak Kadiri...» (Abdallah Stouky, La Gazette du Maroc).

27.08.98
Portugal

Um grupo de amizade Portugal-Marrocos, apoiado por vrios parlamentares de diferentes forças partidrias, acaba de ser constituído por iniciativa do deputado social-democrata português Paulo Mendo.

EM BREVE
La Chaux-de-Fonds, Suisse: Os Saharauis. Povo esquecido do deserto. Exposção de fotografias de Gilles Boss, Marc-Albert Braillard e Myriam Perregaux, Galeria du hôme médicalisé La Sombaille, La Chaux-de-Fonds, do dia 4 a 27.09.98, inauguração no dia 04.09.98 pelas 19 h.

NOVO NA INTERNET

Asociacion Cordobesa Amigos de los Ninos Saharauis
URL: http://personales.alcavia.net/~acansa

NOVAS PUBLICAÇÕES

 


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]