ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 04

18.-24.01 1998

 

 

17.01.98
Paz e Desenvolvimento para as Mulheres Saharauis

Esta conferência reuniu em Estocolmo, capital da Suécia, 120 participantes em representação de 36 organizações e partidos políticos escandinavos, assim como uma importante delegação de mulheres saharauis.
Na resolução final, os participantes pedem aos governos dos seus países para que acompanhem de perto o processo em curso no Sahara Ocidental, reajam de imediato, a nível da ONU e da União Europeia, no caso do plano de paz estar ameaçado, prossigam a sua ajuda humanitária aos refugiados, enviem um grande número de observadores ao território e apoiem a Frente Polisario na campanha referendária.

17.01.98
Identificação

Um grupo de requerentes que viram a sua pretensão recusada pela missão da ONU manifestaram-se em El Aiun, capital do Sahara Ocidental ocupado, diante de um centro de identificação. A manifestação, que segundo algumas fontes mobilizou entre quarenta a uma centena de pessoas, provocou a interrupção do trabalho da comissão durante 45 minutos. Segundo Erik Jensen, o representante especial da ONU, a intervenção da polícia civil da MINURSO impediu que os manifestantes penetrassem nas instalações da comissão. Após as autoridades marroquinas terem negado que os manifestantes tivessem feito a tentativa de penetrar no imóvel, a ONU resolveu minimizar o incidente.

Identificação
Na opinião de M'hamed Khaddad, dirigente de Frente Polisario responsável pela organização do referendo, Marrocos procura fazer registar nas listas eleitorais pessoas que não foram convocadas pela comissão de identificação e está a organizar manifestações de protesto dos candidatos recusados pela comissão. Em declaração pública, aquele dirigente saharaui acusa Marrocos de impedir desde Dezembro o regular desenvolvimento do processo de identificação através de pressões, intimidações e manifestações inspiradas pelas autoridades de ocupação.

Segundo observadores fidedignos, os chioukhs (chefes tradicionais) saharauis, tanto do lado da Frente Polisario como de Marrocos, têm levado a sua tarefa de forma séria, eliminando os candidatos que não têm qualquer tipo de relação com o território, o que está a provocar um crescente desagrado a Marrocos.

O que dizem os media marroquinos
Constata-se um recrudescimento inquietante do delírio verbal dos órgãos de comunicação social marroquinos relativamente ao processo de identificação.
Os jornalistas marroquinos começaram por atacar as personalidades indicadas pela Frente Polisario, bem como os seus observadores. Agora, não hesitam já em criticar de forma directa o trabalho da MINURSO e o seu actual chefe, o diplomata Erik Jensen.
Para Marrocos, ao recusarem admitir pessoas que de forma evidente não correspondem aos critérios da ONU, os chioukhs (chefes tradicionais) saharauis «fazem obstrução», «agem de má fé», «rejeitam de forma sistemática os pedidos», etc.
A imprensa marroquina apelida de 'causa de perturbação' a Frente Polisario que, afirma,  «ameaça a operação de identificação devido às suas manobras de obstrução», suas «tergiversações», «delongas», «medidas de bloqueio», «rejeição sistemática de pedidos de inscrição» e «vontade deliberada de restringir o corpo eleitoral».
Os representantes das Nações Unidas também não são poupados nas acusações, já que «se aliam à recusa das candidaturas feitas pela Polisario». Erik Jensen quer «fazer crer à opinião pública internacional que a manifestação de El Aiun é uma manipulação das autoridades marroquinas». Se Jensen continuar a proceder à identificação de maneira tão pouco favorável aos interesses de Marrocos - a ameaça é lançada de forma clara por um jornalista marroquino - «há, na realidade, muito mais a fazer do que a simples manifestação diante dos centros da MINURSO».

20.01.98
Conselho de Segurança

Em declaração feita à Comunicação Social após uma primeira análise sobre o recente relatório sobre o Sahara Ocidental apresentado por Kofi Annan, o presidente do Conselho de Segurança - actualmente um diplomata indicado pela França - declarou-se satisfeito quanto aos progressos realizados pelo processo de identificação, acrescentando, no entanto, persistirem algumas «dificuldades operacionais». O diplomata francês declarou que o Conselho está pronto a conceder os efectivos suplementares da MINURSO requeridos pelo SG, na condição de o processo de identificação se desenrolar segundo o calendário estipulado. O Conselho tomará uma posição através de uma resolução que será discutida no dia 26 de Janeiro.
Esta atitude reservada e prudente do Conselho de Segurança mereceu críticas por parte de funcionários da ONU que não entendem a política de 'pequenos passos' seguida pelo Conselho a qual, objectivamente, retarda a aplicação do plano de paz. Como exemplo, apontam a falta de fundos desbloqueados que conduz, nomeadamente, a que a unidade de desminagem não seja já enviada em Fevereiro, tal como estava calendarizado.

20-23.01.98
Uma delegação marroquina, encabeçada por Hakim Ibrahim, um transfuga da Frente Polisario, lançou em Paris uma campanha de sensibilização junto das pessoas originárias do Sahara Ocidental, incitando-as a inscreverem-se para a identificação. A delegação foi recebida por responsáveis do Ministérios dos Negócios Estrangeiros  francês.

21.01.1998
Novo governo da RASD

Mahfoud Ali Beiba

primeiro-ministro

Brahim Gali

ministro Encarregado dos Assuntos dos Territórios Ocupados

Khalil Sidi M'Hamed

ministro do Interior

Mohamed Salem Ould Salek

ministro dos Negócios Estrangeiros

Bouchraya Hamoudi Beyoun

ministro do Comércio e do Desenvolvimento

Bachir Moustapha Sayed

ministro da Saúde

Larabass Said Joumani

ministro do Equipamento

Brahim Mohamed Mahmoud

secretário-geral do Ministério da Defesa

Boulahi Mohamed Fadel Essid

ministro do Ensino e da Educação

Khatri Adouh

ministro da Informação

Hametti Rabani

ministro da Justiça e dos Assuntos Religiosos

Sid'Ahmed Batal

ministro da Cultura e do Desporto

Habiboulah Mohamed Kori

ministro dos Transportes

Sidati Mohamed

ministro Conselheiro junto da Presidência

Malainine Sadik

ministro Conselheiro junto da Presidência

Daf Mohamed Fadel

secretário-geral do Governo

Salek Baba Hassena

director Nacional da Cooperação

São criados dois novos ministérios. O Ministério do Equipamento e dos Transportes é dividido em dois. Por seu lado, o Ministério da Defesa é confiado a um secretário-geral e o ex-ministro, Brahim Ghali, responsável pelo novo Ministério dos Territórios Ocupados. Bachir Mustafa Sayed deixa os Negócios Estrangeiros e transita para a Saúde Pública,  sendo substituído por Mohamed Salem ould Salek nos assuntos externos. Ould Salek, até agora ministro do Ensino e da Educação, foi substituído naquele cargo pelo até agora responsável pela pasta da Saúde, Boulahi Mohamed Fadel Essid.
O novo ministro dos Transportes é Habiboullah Mohamed Kori, ex-representante da Frente Polisario na Suíça. A última remodelação governamental teve lugar a 28 de Fevereiro do ano passado.

23.01.98
Morte inexplicável
Em comunicado tornado público, a AFAPREDESA (Associação dos Familiares dos Presos e Desaparecidos Saharauis) dá conta da morte inexplicável, ocorrida no passado dia 10 de Janeiro, em Rabat, de Sid Ahmed Moustapha Aaroua, um notável saharaui que participava nos trabalhos da comissão de identificação. A família afirma que ele se encontrava de boa saúde quando foi conduzido para a capital do reino pelas autoridades marroquinas. Era conhecido que Sid Ahmed Moustapha Aaroua se recusara a ceder às pressões marroquinas, que lhe exigiam que fizesse aceitar à comissão de identificação cidadãos marroquinos como votantes.

23.01.98
Dados relativos à operação de identificação entre 3 de Dezembro e 23 de Janeiro de 1998.

Total de pessoas convocadas: 29.796

Total de pessoas identificadas: 20.268

Total de pessoas identificadas desde o início do processo de identificação, em Agosto de 1994 : 80.380

Nos territórios ocupados, as operações de identificação foram concluídas em Smara e vão recomeçar no dia 26 de Janeiro em Dakhla.         

 

NOVAS PUBLICAÇÕES

 

NOVO NA INTERNET

Site da "Asociacion Comarcal de ayuda al Pueblo Saharaui", Denia (Alicante): http://www.ctv.es/xalo/sahara


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]