ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 50

07.-13.12. 1997

 

26.11.97
CICV: visita prisioneiros

Cinco delegados do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) visitaram, entre 14 e 22 de Novembro passado, 1.227 prisioneiros de guerra detidos pela Frente Polisario, perto de Tinduf. Na sequência do acordo estabelecido entre a Frente Polisario e o CICV, esta organização pôde, ao longo de um ano, visitar o conjunto dos 1.905 prisioneiros de guerra detidos pelo movimento de libertação saharaui. A próxima visita está prevista para Março de 1998. O comunicado do CICV não refere os 85 presos libertados pela Frente Polisario em 27 de Abril de 1997, quando da visita aos acampamentos de refugiados de James Baker e que Marrocos não aceitou ainda o seu repatriamento.

07.12.97
Detenções

A Associação dos Familiares dos Presos e Desaparecidos Saharauis (AFAPREDESA) anuncia a detenção no dia 2 de Dezembro, em Dakhla (no Sahara Ocidental ocupado), de Boussef Abderrahman Brahim, 49 anos de idade, nascido em Samara, em 1948, e Ali Salem Mohamed Salem El Mami (conhecido por Tamek), nascido em 1974, em Assa. Este último havia sido já detido em 1992 e condenado por um tribunal marroquino, juntamente com um grupo de outros jovens saharauis, a cinco anos de prisão por terem tentado juntar-se à Frente Polisario.
Estes dois cidadãos saharauis terão sido levados para diversos centros de detenção onde foram torturados e interrogados. No dia 10.12.97, a Amnistia Internacional lançou um apelo face a estes desaparecimentos, pedindo aos seus membros que enviassem mensagens aos ministros do Interior e da Justiça marroquinos, assim como ao presidente do Conselho Consultivo para os Direitos do Homem, em Rabat.

11.12.97
Identificação

Depois do centro de identificação de Smara, no passado dia 3 de Dezembro, foi a vez de iniciar os seus trabalhos o centro de identificação de Dakhla, o segundo a ser aberto nos acampamentos de refugiados saharauis. Actualmente estão em funcionamento quatro centros de identificação.

12.12.97
Libertações

Ali Salem Mohamed Salem Mami (Tamek ) e Boussef Abderrahman Brahim, aprisionados no dia 2 de Dezembro, são libertados em El Aiun (capital do Sahara Ocidental ), após terem sido interrogados e torturados durante dez dias em diversos centros de detenção (nomeadamente no DST em Dakhla, e no PC CMI, em El Aiun).

Solidariedade
18.12.-20.12.97 Guernica-Lumo

Prossegue na cidade de Guernica, no País Basco, o programa de Educação para o Desenvolvimento "Shertat, contos do Sahara". Uma tenda tradicional saharaui irá ser montada na cidade e aí serão lidos contos para o público assistente, seguido de debates e outras manifestações culturais, nomeadamente uma exposição sobre a situação actual no Sahara Ocidental, a projecção de um filme e a organização de uma festa saharaui.

NOVAS PUBLICAÇÕES

 


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]