ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 47

17.-22.11.1997

 

19.11.97
Preparação do Referendo

O ministro do Interior marroquino, Driss Basri, presidiu em Rabat a uma reunião com chefes tradicionais (chioukhs) e governadores do Sahara Ocidental ocupado, membros da comissão de identificação e observadores acreditados por Marrocos junto da MINURSO. Os chioukhs continuaram reunidos até ao dia 21.11 (EFE).
Segundo a agência noticiosa marroquina MAP a reunião teve por objectivo a passagem em revista dos acordos estabelecidos em Houston com vista à aplicação da primeira fase da identificação. Driss Basri terá reiterado a determinação de Marrocos em respeitar integralmente, na letra e no espírito, o plano da ONU e as disposições acordadas em Houston.

19.11.97
Conselho de Segurança

O Conselho de Segurança da ONU examina sem submeter a votação o relatório do Secretário-Geral sobre o Sahara Ocidental.

19.11.97
Nomeações

Robert Francis Kinloch (Reino Unido) foi nomeado presidente da Comissão de Identificação da MINURSO e Peter J. Miller (Canadá) comandante da Unidade de polícia civil (CIVPOL). Kinloch é responsável pelos recursos humanos no PNUD e J. Miller antigo membro da real polícia montada canadiana.

20.11.97 MINURSO: os custos Em suplemento ao seu último relatório, Kofi Annan prevê que os custos pelo prolongamento e reforço da acção da MINURSO se elevem a 129 milhões de dólares. A componente militar passará dos actuais 223 homens para 1.850 efectivos, a unidade de segurança (CIVPOL) contará com 400 elementos e a componente civil aumentará dos actuais 167 para 384 funcionários.

21.11.97
Julgamento na Suécia (ver semana 43)

O antigo presidente da Associação Marroquina de Goeteborg foi condenado a 8 meses de prisão efectiva por espionagem. O réu, que tinha recorrido, viu assim confirmada a sentença proferida em 1996.

21.11.97
Declarações de Abraham Serfaty

Em entrevista ao diário espanhol "El Pais", este antigo preso político marroquino, encarcerado durante 17 anos nas cadeias do seu país e expulso por decisão real em 1991, analisa os resultados das recentes eleições marroquinas. Afirma que os eleitores não têm confiança no sistema e que a situação económica é perigosa. Serfaty acrescenta que se a democracia e a justiça social não melhorarem em Marrocos, o país conhecerá uma vaga de islamismo radical. Considera os acordos de Houston como a aplicação do direito internacional que dá razão aos saharauis, tanto do ponto de vista histórico como político, temendo que Marrocos venha a sabotar a sua aplicação. Os saharauis vão votar de forma maciça na independência, acrescenta, mas um golpe militar ou uma revolta popular poderá eclodir no dia seguinte já que as Forças Armadas poderão não aceitar o resultado. Como engenheiro, Serfaty diz que constatou a existência de petróleo no território do Sahara Ocidental. Pensa que as empresas norte-americanas estão interessadas na exploração dessas jazidas, o que, segundo ele, explica o envolvimento americano na questão. Para Serfaty a única solução passa pela criação de um Estado saharaui no quadro de uma federação sem vencedores nem vencidos.

NOVAS PUBLICAÇÕES

AGENDA

Volo speciale per la RASD, 3.1.-8.1. 1998, Associazione nazionale di solidarieta con il popolo saharawi (informazioni e prenotazioni: Ass. Ban Slout Larbi, Via Risorgimento, 61, 50019 Sesto Fiorentino, tel. 055/4510030). Costo per privati: Lire 1'000'000.-

EXPOSITION: Vernissage jeudi 11 décembre 1997, dès; 17 h., à l'Hôtel de Ville de Vevey, rue du Lac 2, en présence d'un représentant du Front Polisario, de l'exposition organisée par le groupe vaudois du Comité suisse de soutien au peuple sahraoui: "Les Sahraouis, peuple oublié du désert", photographies de Marc-Albert Braillard, Gilles Boss et Miriam Perregaux.

NOVO NA INTERNET

Asociación de Amistad y Solidaridad con el Pueblo Saharaui "MAR MENOR" Murcia, Espagne:
http://www.accesosis.es/~sahara/

 


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]