ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 42

12.-18.10.1997

 

13.10.97
Missão técnica da ONU no Sahara Ocidental

A missão técnica da ONU encarregada de fazer a avaliação das necessidades para a reinstalação da MINURSO chega a El Aiun. Durante seis dias visita centros da MINURSO fazendo o levantamento das condições necessárias à reinstalação da comissão de identificação dos potenciais eleitores.

13.10.97
4ª Comissão da Assembleia Geral da ONU

Durante o debate sobre o tema da descolonização do Sahara Ocidental, Ahmed Snoussi, representante de Marrocos, em resposta aos peticionários que intervieram durante a semana, declara que o seu país não apresentou este ano peticionários, ainda que o tivesse podido fazer. Renunciou a fazê-lo dados os progressos conseguidos com a intervenção de James Baker. (Intervenção de Jean-Paul Lecoq, Presidente da Câmara de Gonfreville l'Orcher, em nome do colectivo de eleitos franceses)

14.10.97
Interpelação no Parlamento suíço

Durante uma interpelação ao Governo helvético, o deputado Pierre Aguet apela à intervenção suíça, uma vez mais, em favor do plano de paz para o Sahara Ocidental. Pergunta ao executivo do seu país se está pronto, de novo, a ajudar a ONU, se prevê pôr à sua disposição uma unidade médica, enviar observadores ao terreno e participar nas despesas da Cruz Vermelha Internacional para o regresso dos refugiados. Por último, o deputado Aguet solicita ao governo suíço para que "não subscreva importantes acordos políticos ou comerciais com Marrocos antes que o referendo se realize".

14.10.97
Entrevista de Abdelaziz

"Qualquer que seja o resultado do referendo, a questão da soberania sobre o território, que está na origem do conflito entre Saharauis e Marrocos, será resolvida", declara o presidente saharaui ao enviado especial do jornal espanhol El Pais. Se o resultado for favorável aos Saharauis, os cidadãos marroquinos não serão expulsos. "Nós ofereceremos a nossa hospitalidade e a nossa generosidade aos Marroquinos que estão no Sahara Ocidental para trabalhar e que não têm qualquer relação com a ocupação ou a anexação. Mas o mesmo não faremos relativamente àqueles que intervêm nos nossos assuntos internos e combatem a nossa soberania".

AGENDA

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]