ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 41

05.-11.09.1997

 

08.10.97
Ameaças do GIA

Segundo o diário saudita Al Shark al Awsat, publicado em Londres, membros da MINURSO em Tinduf teriam recebido ameaças do GIA, o Grupo Islâmico Armado argelino. O GIA teria feito a ameaça por escrito à ONU, no passado dia 26 de Setembro, contra todo e qualquer apoio às autoridades argelinas. Ainda segundo o periódico saudita, medidas de segurança teriam sido impostas na sequência da ameaça.

09.10.97
4a Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas (descolonização)

A Comissão dá a palavra a quatro peticionários sobre a questão do Sahara Ocidental, apesar das manobras dilatórias do representante de Marrocos e de uma campanha difamatória lançada na imprensa marroquina. A iniciativa do colectivo dos eleitos franceses, pedindo para ser ouvidos pela 4a Comissão, é qualificada como "iniciativa individual do Senhor Lecoq". "A maior parte das assinaturas das personalidades que figuram na carta foram apostas sem que os seus autores o autorizassem através de um processo de montagem", afirma a agência noticiosa MAP, invocando uma declaração da embaixada de França em Marrocos. J.P. Lecoq, presidente da Câmara de Gonfreville L'Orcher, em nome do colectivo de eleitos franceses, que compreendia Gilles Aicardi, presidente da Câmara Municipal de Cuges les Pins; Joël Batteux, presidente da Cãmara de St Nazaire; Claude Billard, deputado eleito pelo Val de Marne; P. Cohen, deputado e presidente da Câmara de Ramonville Saint Agne; J.-C. Delalonde, presidente da Cãmara de Loon Plage; Mireille Elmalan, presidente da delegação interparlamentar do Parlamento Europeu para as relações com os Países do Magrebe e a União do Magrebe Árabe; François Geindre, presidente da Câmara de Hérouville Saint Clair; Robert Jarry, presidente da Câmara de Mans; Jean Le Garrec, deputado pelo Nord; Gérard Mauduit, autarca; M. Ouvrard, presidente da Câmara de Argenteuil; Aline Pailler, deputado europeu e Daniel Paul, deputado pela região de Seine Maritime, regozija-se pelos progressos realizados, defende a autodeterminação do povo saharaui e a paz no Sahara Ocidental. Propõe que uma delegação de personalidades eleitas se desloque tanto aos territórios sob administração marroquina como aos territórios controlados pela Frente Polisario.
Felipe Briones Vives, em representação das instituições espanholas solidárias com o povo saharaui, após ter faito uma abordagem histórica sobre o plano, coloca algumas interrogações relativamente ao poder administrativo do território com que estará dotada a MINURSO.
Ahmed Boujahri, o representante da Polisario junto da ONU, coloca o acento sobre os novos desenvolvimentos e as perspectivas positivas que se podem antever. Recorda que os 85 prisioneiros libertados pela Frente Polisario em Abril deste ano ainda não receberam autorização para regressar a Marrocos. Enfatiza que cabe às Nações Unidas e à OUA implantar o processo, não se submetendo a qualquer das partes.
Teresa K. Smith de Cherif, em representação do Sahara Fund, EUA, põe o acento tónico sobre a lentidão do processo. Exprime o desejo de que um clima de equidade e de transparência venha a ser instaurado de forma a permitir a realização da um referendo livre e regular.
Estas intervenções foram frequentemente interrompidas por apartes insidiosos do representante marroquino que, sistematicamente, pôs em dúvida a credibilidade dos peticionários.

08.10.97
A morte de um jornalista

Georges Montaron, co-presidente do Comité sobre o Sahara Ocidental, antigo Chefe de Redacção do semanário "Témoignage Chrétien", faleceu em Paris. Georges Montaron, no quadro do seu empenhamento com os países e povos do Terceiro Mundo, apoiou a causa do povo saharaui desde o seu início.

Notícias dos Acampamentos de Refugiados

8-12.10.97 Festival de folclore tradicional
Durante cinco dias teve lugar nos acampamentos saharauis um grande festival de folclore tradicional. Cada Wilaya organizou o seu dia e montou um acampamento de tendas tradicionais com motivos da sua região. Durante os cinco dias do festival tiveram lugar várias representações artísticas, conferências, declamações de poesia e manifestações desportivas, assim como corridas de dromedários

AGENDA

Solidarietà, Cooperazione, Riabilitazione
Bologna, 25 Ottobre 1997, Ore 9-17, Istituti Ortopedici Rizzoli, Via di Barbiano, 1/10
L'intento di questa gironata è costituire un'iniziativa-ponte fra la figura del Terapista della Riabilitazione e le ONG che si occupano di realizzare progetti riabilitativi in Paesi in Via di Sviluppo.Inoltre s'intende sensibilizzare i Terapisti ad aderire ai progetti dell'Associazione Italiana Terapisti della Riabilitazione sulla cooperazione: Progetto Romania e Progetto Sahraui. Con la partecipazione del rappresentante del Fronte Polisario in Italia. Mostra fotografica "Un popolo nel deserto", immagini della vita del Popolo Sahraui. PourInformation : E. Vellati, e-mail: emiliove@box1.tin.it

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]