ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 30

21.-27.07 1997

 

 

18.07.97
Processo de autodeterminação dos povos colonizados

Por ocasião de um seminário organizado pela Universidade de Barcelona, Bachir Mustapha Sayed, ministro dos Negócios Estrangeiros da RASD, faz uma importante exposição sobre a evolução histórica da questão saharaui. Aquele dirigente analisa (texto em espanhol e tradução (conclusions) em francês) a evolução da questão à luz dos últimos encontros realizados em Londres e em Lisboa, afirmando, nomeadamente: «O pano de fundo das batalhas presentes e futuras em torno daquilo que é hoje a mesa de negociações - em que a utilização de munições de alto e baixo calibre passará pela apresentação de toda uma série de propostas e contrapropostas - é constituído pelo enfrentamento que se está a registar em África e fora do continente em torno das conquistas diplomáticas da República Saharaui. Para ambas as partes o desafio é fundamental.
Para os marroquinos, fazer prevalecer a sua tese sobre a autonomia, o que, por outras palavras, não é mais do que a maquilhagem da suave rendição dos saharauis, passa pelo desarmamento do Estado saharaui da sua teia de relações diplomáticas.
Para os saharauis, um revés, para além daquilo que pode ser encarado como tolerável neste domínio, no que representa uma das suas únicas praças-fortes nas negociações, constituiria uma declaração de guerra».
No entanto, para o ministro saharaui, «o facto de as negociações directas entre o Sahara Ocidental e Marrocos decorrerem sob os auspícios das Nações Unidas, com a participação da Argélia e da Mauritânia, poderá constituir o começo de uma aproximação susceptível de substituir a confrontação pela cooperação».

20.07.97
Conversações de Londres

Terminam as conversações directas entre Marrocos e a Frente Polisario após três sessões de trabalho. James Baker anuncia por volta das 13h a aceitação pelas duas partes de uma proposta de compromisso sobre a indentificação de votantes, o repatriamento dos refugiados e o acantonamento das tropas marroquinas. A proposta foi elaborada com base nas respostas fornecidas pelas duas partes às questões colocadas por Baker durante a reunião de Lisboa. O antigo secretário de Estado norte-americano não forneceu qualquer outro detalhe, tendo apenas precisado que a sua propostas contém apenas modificações de pormenor ao plano de paz. Acrescentou que resta ainda um longo caminho a percorrer e que não pode garantir que um acordo seja possível de ser alcançado ainda este ano. O compromisso conseguido está condicionado ao facto de que nada será definitivo sem que haja acordo global sobre todas as outras questões em suspenso.

21.07.97
Declaração saharaui

Ahmed Boujhari, representante da Frente Polisario junto da ONU, declara que as perspectivas ficam abertas e que a parte saharaui está disposta a prosseguir as negociações. Na sua opinião, os encontros de Londres foram francos e intensos.

Declaração de Baker
Após ter informado pessoalmente o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, e o Conselho de Segurança, James Baker apresenta-se perante os órgãos de Informação. Declara que não está ainda em condições de responder à questão que lhe foi colocada pelo secretário-geral da ONU sobre a possibilidade de o plano de paz poder vir a ser aplicado com ou sem alterações. James Baker não revela mais nenhuns pormenores e detalhes sobre o acordo conseguido em Londres. O próximo encontro entre as duas partes poderá ter lugar nos dias 29 e 30 de Agosto, provavelmente em Lisboa.

Declaração do presidente do Conselho de Segurança
Os países membros do Conselho de Segurança da ONU afirmam o seu apoio ao secretário-geral e ao seu representante especial na busca de uma solução para o problema do Sahara Ocidental - afirma aos órgãos de comunicação social Peter Osvald, presidente em exercício do CS das Nações Unidas. Acrescenta que o Conselho felicitou as duas partes pela atitude construtiva demonstrada, tendo-lhes solicitado para que continuem a cooperar com a ONU e o representante especial de Kofi Annan.

França: comunicado
A Associação de Amigos da RASD divulga um comunicado onde felicita os progressos realizados em Londres e exprime a sua esperança de que esta dinâmica possa conduzir à aplicação de um solução respeitadora do plano de paz para o território. A AARASD felicita igualmente James Baker pelos resultados já conseguidos e deseja-lhe pleno êxito para a sua missão.

23.07.97
Repressão nas zonas ocupadas do Sahara Ocidental

A Associação dos Familiares dos Presos e Desaparecidos Saharauis informa que Knebila Mokhtar ben Mohamed Ali, um saharaui residente em El Ayoun, está desaparecido há vinte dias. Este cidadão foi já alvo de variadíssimas detenções anteriores por parte das forças de repressão marroquinas de ocupação. A AFAPREDESA, em comunicado datado de 31 de Maio, anunciara também o desaparecimento de Hammad Ali Hamad, detido em El Aiun pela polícia marroquina no dia 16 do mesmo mês. Este saharaui viria a ser libertado alguns dias mais tarde, depois de ter sido sujeito a greves torturas que o deixaram impossibilitado de utilizar as duas pernas. Empregado na sociedade SEMACOSA, Hammad Ali Hamad tem 37 anos, é casado e pai de duas filhas.

24.07.97
Portugal: ajuda médica

A organização portuguesa AMI - Assistência Médica Internacional, organização não-governamental com um vasto currículo no campo da assistência medica e medicamentosa de emergência em África e noutros pontos do Mundo, envia pela primeira vez para os campos de refugiados saharauis um carregamento de fármacos. A iniciativa surge na sequência de uma recente visita de informação que o presidente da AMI, o cirurgião Dr. Fernando Nobre, realizou aos campos de refugiados saharauis da região de Tinduf.

Espanha - Solidariedade
Cerca de 6500 crianças saharauis, acompanhadas por 245 monitores, chegaram a diversos pontos de Espanha para passar dois meses de férias de Verão. Foram 31 voos charters completamente cheios, fretados pela associação das instituições públicas solidárias com o Povo saharaui no Estado espanhol. A selecção das crianças deu prioridade às que nunca tinham viajado ao estrangeiros ou as que sofriam de problemas de saúde.

NOVAS PUBLICAÇÕES

NOVO "SITE" NA INTERNET

Museo Nacional del Pueblo Saharaui (museu virtual): http://biblioteca.udg.es/fl/sahara/index1.htm Site web criado por iniciativa da Universidade de Girona, Espanha, no quadro do Museu Nacional Saharaui, a ser inaugurado dentro em breve nos acampamentos de refugiados.


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]