ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 29

14. - 20.07.1997

 

 

Solidariedade Sindical, 03.07.97
Reunidos em Madrid na Conferência de Solidariedade Sindical com a União de Trabalhadores do Saguia el Hamra e Rio de Ouro (UGTSARIO), sindicalistas de Espanha, Portugal, França, Itália, Grécia e Argélia tornam pública uma declaração de solidariedade com o povo saharaui (texto em francês ou em espanhol).

12.07.97
Advertência marroquina

Em declaração prestada aos órgãos de comunicação internacionais acreditados em Rabat, Ahmed Osman, cunhado do rei de Marrocos, declara que se a intenção de James Baker é procurar os meios para ultrapassar os obstáculos ao referendo, tudo bem! Mas se pretende encontrar outras soluções, ele jamais o conseguirá. Para o familiar próximo do rei Hassan II que, inusitadamente, surgiu a prestar declarações à imprensa, a questão do Sahara Ocidental "é um falso problema criado entre a Argélia e Marrocos".

13.07.97
Relações Bélgica - Marrocos

O chefe da diplomacia belga chega a Rabat para uma visita oficial de três dias. E. Derycke, durante a sua estada em Marrocos, assina vários acordos entre o seu país e Marrocos.

13.07.97
Relações França - Marrocos

Michel de Bonnecorse, embaixador da França em Marrocos, anuncia a realização no final do ano, em Rabat, da primeira reunião entre os primeiros-ministros francês e marroquino. O ministro francês da Economia, Finanças e Indústria, Dominique Strauss-Kahn é esperado igualmente em Marrocos durante o próximo Outono, acrescentou.

14.07.97
Violação do cessar-fogo

A Frente Polisario denuncia em carta enviada ao secretário-geral da ONU a passagem de aviões da força aérea marroquinos sobre as suas posições militares na região de Agouénit. Mohamed Abdelaziz denuncia de forma enérgica esta violação do cessar-fogo e solicita a Kofi Annan que tome as medidas necessárias para evitar a repetição de tais actos. O presidente saharaui acrescenta que esta quebra do cessar-fogo é um acto deliberado do governo marroquino na véspera do encontro de Londres, reunião de uma importância crucial para uma paz definitiva no Sahara Ocidental.

15.07.97
Negociações Marrocos - Polisario

O porta-voz do secretário-geral das Nações Unidas anuncia que a segunda sessão de conversações entre Marrocos e a Frente Polisario terá lugar em Londres, nos dias 19 e 20 de Julho, sob a arbitragem de James Baker. Os temas a debater serão a aplicação do plano de paz ou eventuais correcções ao seu articulado. O porta-voz declarou que James Baker estava disposto a prosseguir na sua missão «enquanto as conversações parecessem poder conduzir a progressos reais».

16.07.97
Declaração parlamentar venezuelana

A Comissão de política externa da Câmara de deputados do parlamento venezuelano apoia, em declaração oficial, a iniciativa do secretário-geral das Nações Unidas de encorajar o diálogo entre o Reino de Marrocos e o governo saharaui, assim como os esforços realizados pelo seu enviado pessoal, James Baker.

18.07.97
Filali em Londres

O ministério dos Negócios Estrangeiros marroquino anuncia que o primeiro-ministro Abdellatif Filali parte no dia seguinte para Londres a fim de participar nas conversações entre o seu país e a Frente Polisario. Esta reunião é qualificada por Rabat como de «contactos privados sobre a aplicação do plano de paz conduzidos sob os auspícios de James Baker». Abdellatif Filali será acompanhado por Ahmed Snoussi, embaixador de Marrocos junto da ONU, e pelo general Abdelaziz Bennani, comandante militar da zona sul, que compreende a parte setentrional do território marroquino e o Sahara Ocidental. E a primeira vez que uma alta patente militar marroquina participa oficialmente em contactos directos com a Frente Polisario. A delegação saharaui às conversações de Londres, presidida pelo primeiro-ministro da RASD, Mahfoud Ali Beiba, integra o ministro da Defesa, Brahim Ghali, M'hamed Khaddad e Ahmed Boujhari.

19.07.97
Conversações de Londres

O primeiro encontro marroquino-saharaui tem lugar pelas 9h30, em Carlton House, na presença de Ahmed Attaf, ministro dos Negócios Estrangeiros da Argélia, e Ahmed Ould Minnih, ministro secretário-geral junto da Presidência da República Islâmica da Mauritânia. As conversações, interrompidas por um almoço ao meio-dia, prosseguem pela tarde e são retomadas no dia seguinte, domingo, dia 20.07. Os participantes actuam com uma discrição total a pedido do próprio James Baker que informa no dia 21.07 o Conselho de Segurança da ONU sobre os resultados das conversações.

Notícias dos acampamentos de refugiados saharauis
06.07.97

Cerca de 7.000 crianças partem para férias na Europa (a maioria para Espanha) onde são acolhidas por diversas organizações de solidariedade e municípios.
Mais de 400 meninos e meninas saharauis - entre os 7 e os 14 anos - chegaram de avião a Las Palmas, Grande Canária, onde foram recebidos com grande entusiasmo pelas famílias com quem passarão os dois próximos meses. Algumas destas famílias já receberam crianças durante o Verão em anos anteriores e muitas delas já visitaram os acampamentos de refugiados saharauis ao sul de Tinduf.

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]