ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 22

26.05.-01.06 1997

 

 

24.04.97
Africa do Sul e o Sahara Ocidental

Africa do Sul tudo deve fazer para pôr fim à ocupação ilegal do Sahara Ocidental por Marrocos, declarou R. Suttner, presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros do Parlamento sul-africano. A questão do Sahara Ocidental continua a representar uma nódoa que mancha o mapa de Africa, acrescentou aquele político siul-africano por ocasião de um debate no Parlamento. "É importante que se concretize a promessa que o presidente Mandela fez em meados do ano de 1995, ao declarar que em breve seriam reatadas as relações diplomáticas com a República Saharaui", acrescentou S. Suttner, um dos mais ferverosos defensores do reconhecimento do Sahara Ocidental pelo seu país. Suttner acaba de ser nomeado embaixador da RAS na Suécia.

21-23.05.97
Seminário do comité especial de descolonização da ONU

No quadro da década pela erradicação do colonialismo, o Comité especial de Descolonização da ONU organizou um seminário sobre o tema em Antigua e Barbuda. A Frente Polisario esteve presente por Mouloud Saïd, seu representante nos EUA. O seminário adoptou uma resolução sobre o Sahara Ocidental, na qual se refere que o comité especial deve continuar a acompanhar de perto o processo em curso sobre a organização de um referendo de autodeterminação justo, honesto e transparente ao povo saharaui.

24.05.97
Seis horas pelo Sahara Ocidental

Filmes, exposições de fotografias e debates políticos marcaram a jornada de solidariedade com o Povo Saharaui organizada na capital belga e que contou com a presença de numerosas personalidades vindas de todas as regiões do país.

26.05.97
Reforma do sistema judiciário

Assumindo os poderes que lhe são conferidos pelos códigos penal e civil, o juiz Ahmed Sid Ali, Presidente do Tribunal de Apelação procedeu à cerimónia de juramento dos novos escrivãos, advogados e peritos judiciais dos tribunais da República Saharaui. O evento decorreu na presença do ministro da Justiça e dos Assuntos Religiosos da RASD, Hammati Rabbani, de Mustapha Ali Sidi El Bachir, membro do Conselho Nacional saharaui e governador de Ausserd, de Hamada Salam Daf, presidente do Conselho de Jurisprudência, e de outras personalidades. A Associação de Familiares dos Presos e Desaparecidos Saharauis (AFAPREDESA) felicitou-se por este novo passo na consolidação do Estado de direito, tendo apelado à intervenção de todos os cidadãos na defesa deste objectivo no respeito pelos direitos do Homem.

28.05.97
Grupo interparlamentar italo-marroquino

Cerca de 60 senadores e 70 deputados italianos de diversas sensibilidades constituiram em Roma um grupo interparlamentar italo-marroquino com o objectivo de desenvolver relações de amizade com o povo marroquino e a troca de informações sobre as relações políticas, económicas, sociais e culturais entre Marrocos e a Itália.

30.05.97
Novo desaparecimento

Hammad Ali Hamad, nascido em El Aiun nos anos sessenta, foi preso na noite de 26 de Maio passado, na capital do Sahara Ocidental ocupada, por polícias em traje civil e uma brigada dos serviços secretos marroquinos. Desde então, e apesar das buscas incessantes efectuadas pela sua mulher junto de todas as esquadras e prisões da cidade, continnua sem se saber do seu paradeiro. A notícia foi divulgada pela AFAPREDESA.

NOVAS PUBLICAÇÕES

Manifestações

 


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]