ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 21

19.-25.05 1997

 

 

27.03.97
Visita da Cruz Vermelha Internacional

É tornado público que, de 17 a 23 de Março, uma delegação do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) visitou pela sexta vez desde 1993 os prisioneiros de guerra marroquinos detidos pela Frente Polisario. A delegação encontrou-se com 805 dos 1.900 militares marroquinos aprisionados pelo movimento de libertação saharaui. Uma segunda visita está prevista para o mês de Novembro, a fim de permitir aos restantes prisioneiros poderem trocar cartas e encomendas com os seus familiares.

15.05.97
O Movimento Cristão para a Paz e as relações Suiça/Marrocos

Coincidindo com a visita de uma delegação helvética a Marrocos, chefiada pelo ministro do Comércio suiço, o Movimento Cristão para a Paz, com sede em Berna, lembra em comunicado a anexação do Sahara Ocidental por Marrocos e a importância dos investimentos estrangeiros no financiamento do esforço de guerra marroquino. "Para se chegar a uma solução do problema do Sahara Ocidental em conformidade com as normas do Direito Internacional, é imperioso que Marrocos renuncie às suas pretensões" sobre o território, conclui o MCP. Esta organização coordena em nome do comité de solidariedade suiço de expressão germânica ao povo saharaui todos os projectos humanitários nos campos de refugiados.

16.05.97
Não às negociações sobre autonomia

Segundo o Financial Time, Marrocos recusa discutir uma pretensa autonomia limitada no Sahara Ocidental como solução de compromisso. Aquele órgão britânico ouviu o ministro do Interior marroquino, Driss Basri, que afirmou que não haverá "nem ampla autonomia, nem média, nem pequena autonomia" para o Sahara. "Não há negociações sobre uma eventual autonomia. O referendo versa sobre a integração ou a independência". "A autonomia é uma decisão de política interna e apenas pode ser decidida por Marrocos. Ela não pode ser objecto de discussão com ninguém". "Cabe à ONU avaliar como pode ultrapassar os obstáculos que se colocam ao referendo", acrescentou.

20.05.97
24.º aniversário do início da luta armada de libertação

Desde as 9 horas da manhã que têm início em cada wilaya as cerimónias de comemoração da data histórica, na presença de membros do governo, autoridades locais e delegações estrangeiras. A cerimónia oficial tem lugar na wilaya de Dakhla, sob a presidência de Mohamed Abdelaziz. O presidente da RASD enuncia no seu discurso os últimos desenvolvimentos do plano de paz e precisa a posição saharaui, que consiste, diz, em colaborar com as Nações Unidas a fim de se chegar a um referendo justo e transparente.

20.05.97
A Frente Polisario e o novo poder no ex-Zaire

Em carta dirigida a Laurent-Désiré Kabila, o secretário-geral da Frente Polisario e presidente da RASD declara: a sua chegada ao poder constitui «uma vitória importante que põe fim a uma ditadura abjecta». Abdelaziz acrescenta que esta vitória abre «uma nova era para todos os povos africanos que sofreram a humilhação de políticas sanguinárias de alianças e solidariedade entre regimes ditatoriais». O dirigente saharaui exprime o desejo de um reforço das relações entre a Frente Polisario e a República Democrática do Congo.

20.05.97
Ministro da Defesa espanhol em Rabat

Chega a Rabat o ministro da Defesa espanhol. A visita de trabalho, segundo é divulgado, tem por objectivo "dinamizar a cooperação hispano-marroquina em matéria de defesa".

20.05.97
Solidariedade em Espanha

A escritora e jornalista Rosa Montero lança um apelo no diário "El Pais" em favor de uma campanha de sensibilização junto do governo espanhol e de apoio à organização de uma caravana de solidariedade, que partirá no fim do mês de Maio da capital madrilena em direcção aos campos de refugiados saharauis, no sudoeste da Argélia.

22.05.97
Resolução do Conselho de Segurança 1108 (1997) (english)

Numa resolução adoptada por unimidade, o Conselho de Segurança da ONU "felicita-se pela intenção de o Secretário Geral avaliar a situação à luz das constatações e recomendações que lhe serão apresentadas pelo seu enviado pessoal", James Baker. O Conselho decide prolongar o mandato da MINURSO até 30 de Setembro de 1997. Exorta as partes a colaborar com Baker e a demonstrar vontade política de ultrapassar o impasse actual, a fim de que seja encontrada uma solução aceitável.

22.05.97
Última esperança

Em declaração prestada à imprensa após ser tornada pública a decisão do Conselho de Segurança da ONU de prolongar o mandato da MINURSO por mais quatro meses, Bill Richardson, representante permanente dos EUA nas Nações Unidas, sublinha que a missão Baker pode bem ser a maior mas também a derradeira esperança de uma solução do problema do Sahara Ocidental. "Cabe às partes demonstrar flexibilidade e vontade políticas necessárias para que os EUA possam continuar a apoiar a MINURSO na sua fórmula actual" - acrescentou.

23.05.97
Relações Rabat/Kinshasa

O ex-ditador do Zaire, Mobutu Sze Seko, chega a Rabat para aí ficar «durante alguns dias» antes de «viajar com direcção a outro destino», pode ler-se num comunicado do ministério da Informação marroquino. O ministério dos Assuntos Exteriores havia anunciado alguns dias antes que Marrocos reconhecia a República Democrática do Congo. Segundo a agência espanhola EFE, teme-se em Rabat que as novas autoridades congolesas não deixem de tomar em consideração a posição tradicional e incondicionalmente pro-marroquina do anterior regime de Kinshasa (o Zaire foi desde sempre um dos principais apoiantes africanos da política de Marrocos em relação ao Sahara Ocidental).

NOVAS PUBLICAÇÕES

Novo na Internet

 


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]