ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 20

12.-18.05. 1997

 

 

10.05.97
Visita à Argélia do Presidente da Colômbia

Por acasião da sua visita oficial à Argélia na qualidade de presidente em exercício do Movimento dos Países Não Alinhados (MPNA), O presidente da República da Colômbia, E. Samper, reuniu-se com o seu homólogo argelino tendo debatido a situação no Médio Oriente e a questão do Sahara Ocidental.

10.05.97
Conferência Internacional de Juristas

Tem lugar em Calizano, na Itália, uma reunião internacional de juristas oriundos dos Estados Unidos da América e da Europa.

11.05.97
Declarações do Príncipe herdeiro de Marrocos

Em visita oficial a Espanha, o príncipe herdeiro de Marrocos, Sidi Mohamed, declara ao quotidiano madrileno ABC: "No quadro das resoluções internacionais da ONU nós estamos abertos a todo o diálogo que possa ajudar a encontrar soluções. Foi com esse propósito que Sua Majestade me encarregou de receber (em Agosto de 1996) uma delegação saharaui, tendo previamente me fixado as grandes linhas de discussão. E se o resultado é muito importante, também o é igualmente a troca de pontos de vista. As conversações prolongaram-se por 48 horas, tendo em seguida se bloqueado. Não se tratou de um bloqueamento negativo. Houve diálogo, mesmo se não se chegou a resultados concretos. Sua Majestade foi de opinião que era preferível parar nesse momento e retomar o diálogo mais tarde. Temos esperança que assim venha a acontecer. Marrocos sente-se muito ligado ao plano das Nações Unidas. Desejamos que haja uma presença das Nações Unidas em território marroquino para, entre outras razões, fazer respeitar o cessar-fogo".

11.05.97
Assassinato

Em comunicado divulgado em Paris, a Associação dos Familiares dos Presos e Desaparecidos Saharauis (AFAPREDESA) anuncia o assassinato, em Tan-Tan, no sul de Marrocos, de Ahmed Routabi, apunhalado por um homem encapuçado. Routabi, suspeito de defender ideais independentistas, tinha já sido detido em diversas ocasiões a mando das autoridades marroquinas.

12.05.97
5.º Comissão - Financiamento da MINURSO

O secretário-geral da ONU propôs para a MINURSO, no período que medeia entre 01.07.97 e 30.06.98, um orçamento de 29,1 milhões de dólares. O orçamento cobre os custos inerentes à actividade de 203 observadores militares, pessoal militar de apoio (27 pessoas), 9 polícias, 167 civis e 2 observadores em permenência da OUA. O orçamento é inferior em 9% ao orçamento do ano passado.

15-16.05.97
Delegação suiça a Marrocos

Uma delegação helvética, integrando representantes da indústria e liderada pelo ministro suiço do Comércio, visita Marrocos com o objectivo de reforçar as relações bilaterais políticas e comerciais. A delegação teve encontros com vários membros do governo marroquino e foi recebida pelo rei Hassan II. Marrocos representa o terceiro mais importante mercado suiço em África e os helvéticos são os segundos maiores investidores estrangeiros em Marrocos. Um acordo de livre-troca será assinado proximamente no quadro da AELE.

16.05.97
Palestinianos interrogam-se

Marouane Kanafani, porta-voz do presidente Yasser Arafat, declara numa conferência de Imprensa realizada no Cairo, capital do Egipto: "Não temos nenhuma objecção a opôr a Dennis Ross (actual mediador americano), mas os cidadãos e responsáveis palestinianos interrogam-se sobre quais as razões que estão por detrás da designação de dois antigos chefes da diplomacia norte-americana, James Baker e Cyrus Vance, para intervir em assuntos menos graves que o do Médio Oriente". "A personalidade do mediador reflecte o empenhamento dos Estados Unidos", acrecentou.

Notícias dos acampamentos de refugiados e das zonas ocupadas do Sahara Ocidental

15.05.97 - Rabouni: Visita de uma delegação espanhola aos acampamentos de refugiados no Sudoeste da Argélia constituída por mais de 100 pessoas (Associação de Apoio ao Povo saharaui de Aragão, famílias de acolhimento, deputados, autarcas, associações de estudantes, advogados, sindicalistas, professores, jornalistas, etc.)

15.05.97 - Escola nacional de formação de mulheres 27 de Fevereiro: concurso anual de cultura organizado pelo Ministério da Informação e a rádio nacional saharaui. O Concurso incluia cultura geral, história, danças e cantares, etc.

16.05.97 - Wilaya de Smara: A Associação de Familiares dos Presos e Desaparecidos Saharauis (AFAPREDESA) reune-se com uma delegação espanhola de visita aos acampamentos de refugiados. A delegação espanhola integra representantes da Pro Derechos Humanos, Medecins du Monde, Comissões Operárias, assim como vários dirigentes políticos. Á intervenção do presidente da AFAPREDESA, seguiram-se os testemunhos de Lehdia Ali Bouya Mayara, M'Barka Alina Mustapha, Fatma Sidi Nafaa e Najat Mhemed Zayou, membros de famílias de desaparecidos saharauis em Marrocos. Intervieram igualmente dando o seu testemunho Mahjoub Mima e Mohamed Bennou, condenados em Marrocos por delito de opinião.

NOVAS PUBLICAÇÕES

.


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]