ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 14

31.03.-06.04 1997

 

30.03.97
James Baker no Sahara Ocidental

Bachir Mustapha Sayed, ministro dos Negócios Estrangeiros da RASD, anuncia que James Baker é esperado no Sahara Ocidental na terceira semana de Abril, "provavelmente entre 20 e 22". O recém-empossado ministro - até há pouco tempo responsável pelo acompanhamento junto da MINURSO - declara que a RASD se congratula por esta visita, que suscista grandes esperanças de que, finalmente, se possa chegar a uma solução para a questão do Sahara Ocidental e se faça sair o processo de paz da crise que atravessa, motivado pela intransigência marroquina.

02.04.97
A missão Baker

O secretário-geral da ONU reune com James Baker em Nova Iorque e pede-lhe para que, no mais curto espaço de tempo, visite a região a fim de avaliar a situação e indagar se é ou não possível pôr em execução o plano de paz para o Sahara Ocidental. Baker deverá igualmente informar se se afigura viável a implementação de uma qualquer outra iniciativa. O antigo secretário de Estado norte-americano deslocar-se-à à região logo que tenha consultado as partes implicadas, não tendo, no entanto, especificado os países que conta visitar. "A situação é tal que, me parece, é desejável que possam surgir soluções". Antes de mais, o mundo mudou. As populações desta região merecem a paz, a estabilidade e a garantia de que uma solução é possível" - afirmou. "Tudo o que posso afirmar é que vou fazer o meu melhor" - acrescentou. Instado a pronunciar-se sobre as implicações económicas para a região, James Baker respondeu: "Tal como em todos os conflitos, se se perspectiva a possibilidade de acordo, podem prever-se não apenas benefícios económicos para as partes implicadas, mas também benefícios políticos". Questionado sobre a possibilidade de o plano de paz da ONU poder vir a ser ajustado, o antigo secretário de Estado norte-americano afirmou "ser prematuro» responder, tendo acrescentado: «ainda não chegámos a esse estádio".

02.04.97
Retirada de reconhecimento

A Guiné-Bissau anuncia que retirou o reconhecimento de jure da RASD. É o quarto país da África a anunciar a retirada do reconhecimento da autoproclamada república saharaui, depois do Burkina-Faso, o Congo e o Benin - todos países que passam por extremas dificuldades económicas, viram surgir mudanças ao nível da sua classe dirigente e cujos dirigentes se mostram permeáveis a contrapartidas financeiras prometidas por Marrocos.

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]