ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 13

24.-30.03. 1997

 

20.03.97
24.º assembleia ACP/UE

A reunião conjunta dos países da África, Caraíbas e Pacífico (ACP) com a União Europeia terminou com a adopção de uma resolução onde se critica Marrocos pela obstrução à preparação do referendo de autodeterminação no Sahara Ocidental. Nela, os países ACP e a UE apelam a Marrocos que retome os contactos directos com a Frente Polisario e se conforme às resoluções internacionais relativas ao referendo. A Assembleia convidou a União Europeia a respeitar os interesses do povo saharaui nos acordos firmados com Marrocos e a fornecer-lhe cooperação e ajuda humanitária.

21.03.97
"Carta aberta aos franceses"

Em carta aberta dirigida ao Governo francês, o representante da Frente Polisario em Paris pede à França para que intervenha a fim de relançar o diálogo entre Marrocos e os Saharauis, pois «só o empenhamento numa verdadeira dinâmica de paz entre Marrocos e a Frente Polisario pode evitar que a guerra recomece». Reconhecendo que «este diálogo não pode ter lugar sem que haja um apoio externo», Fadel Ismaïl qualifica a França como «mediador ideal» e defende que as negociações devem decorrer na presença de um país terceiro, neutro, que ouça as duas partes e seja interlocutor tanto de uma como de outra». Os principais responsáveis políticos franceses receberam cópias desta missiva no passado dia 8 de Março.

21.03.97
Suspensão de reconhecimento

O governo do Benin, que havia reconhecido a RASD a 11 de Março de 1976, decidiu suspender o seu reconhecimento.

21.03.97
Marrocos e a nomeação de James Baker

Em cartas dirigidas ao secretário-geral da ONU e ao presidente do Conselho de Segurança, o Primeiro-Ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros de Marrocos, A. Filali, congratula-se pela nomeação de James Baker, cuja missão, em sua opinião, consistirá em "avaliar a situação, estudar os possibilidades que possam facilitar a aplicação do plano de paz e a fazer recomendações".

25.03.97
Direitos Humanos

Duas associações marroquinas de defesa dos direitos humanos confirmaram perante inúmeras organizações reunidas em Genebra, por ocasião da 53.ª sessão da Comissão dos Direitos do Homem, o agravamento da situação no Sahara Ocidental. As condições de vida dos saharauis suscitam a maior inquietação em virtude da política de repressão posta em prática pelas autoridades marroquinas que atinge a população em geral e, de modo particular, os presos. As duas organizações revelaram exemplos gritantes de violação dos direitos individuais e colectivos, a utilização de diferentes meios de pressão e de tortura.
Um saharaui presente em Genebra evocou as torturas que sofreu ao longo de 16 anos nas prisões marroquinas, referiu ter tido conhecimento da morte de 58 saharauis em razão dos maus tratos e das terríveis condições a que estiveram sujeitos (Reuters).

28.03.97
Regionalização

O parlamento marroquino adopta por unanimidade o projecto de lei sobre a regionalização, que divide Marrocos em 16 regiões, incluindo o Sahara Ocidental.

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]