ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 11

10.-16.03.1997

 

07.03.97
Provável nomeação de James Baker: reacções

O ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros declara-se favorável à nomeação de James Baker, antigo Secretário de Estado norte-americano, como representante especial do secretário-geral da ONU para o Sahara Ocidental.
Por seu lado, o representante da F. Polisario junto das Nações Unidas considerou-a "como um grande passo em frente da ONU para resolver o problema".
"E a melhor notícia desde há muito tempo" - declarou à revista "Jeune Afrique" um dirigente do movimento de libertação saharaui, que acrescentou: "Espero que Baker se venha a mostrar tão firme neste dossier como o foi no passado em relação a Israel e ao Iraque".

08.03.97
Dia Internacional da Mulher

Uma delegação da União Nacional das Mulheres Saharauis (UNMS) visitou Sevilha. A deslocação surge na sequência de um convite efectuado durante uma visita aos acampamentos de refugiados saharauis, no sul da Argélia, de representantes de 35 câmaras muncipais da Andaluzia, em Janeiro passado. A delegação da UNMS foi recebida pelo governo provincial de Sevilha, pelo parlamento andaluz e teve encontros com vários representantes oficiais e membros de associações femininas daquela região do Estado espanhol. O motivo central dos encontros centrou-se na concretização de projectos específicos para as necessidades femininas das refugiadas. O prémio "Dia Internacional da Mulher" da Andaluzia foi este ano entregue à União Nacional das Mulheres Saharauis.

11.03.97
Comunicado da F. Polisario

M'hamad Khaddad e Ahmed Boujhari foram recebidos no dia 10 de Março por Kofi Annan, em Nova Iorque. Na sequência do encontro, a Frente Polisario distribuiu um comunicado em que se declara pronta a oferecer a sua "cooperação sincera" a James Baker, congratulando-se pela sua nomeação como representante especial para o Sahara Ocidental. James Baker "é um homem de paz, cuja acção marcou as relações internacionais contemporâneas" e que "tem todos os atributos para desempenhar com sucesso a sua missão" (AFP).

13.03.97
Marrocos crítica relatório do secretário-geral da ONU

Em carta dirigida ao secretário-geral da ONU, Marrocos exprime desacordo com Kofi Annan em relação ao Sahara Ocidental. O governo de Rabat refere achar "lamentável" que no seu recente relatório Annan não atribua à Frente Polisario a responsabilidade pela interrupção do processo de identificação no final de 1995. Não aceita também a passagem onde o secretário-geral das Nações Unidas afirma: "As condições colocadas pelas duas partes para prosseguir o processo de identificação são inconciliáveis. Cada uma das soluções avançadas é interpretada como favorecendo um lado ou outro". Marrocos dá a entender que nunca terá imposto condições. Considera "equívoca" a afirmação segundo a qual o número de pessoas identificadas até aqui "corresponde ao número de pessoas ainda com vida recenseadas em 1974", altura em que foram contados 73.497 saharauis. Marrocos enfatiza o facto de a Comissão de Identificação ter recebido 233.487 pedidos de inscrição (176.533 provenientes do lado marroquino, 42.468 dos acampamentos de refugiados e 14.486 da Mauritânia). No que se refere às alternativas sugeridas por Kofi Annan no seu relatório, Marrocos reitera a sua adesão "a uma aplicação integral do plano de paz" e solicita ao Conselho de Segurança para que "obrigue a parte recalcitrante a respeitá-lo".

14.03.97
Mohamed Abdelaziz visita os EUA

Ao participar numa reunião com juristas norte-americanos em Washington, Mohamed Abdelaziz, presidente da RASD, felicita-se pela nomeação de James Baker, acrescentando que se o princípio de autodeterminação não for aplicado no Sahara Ocidental a região não conhecerá a paz. Abdelaziz solicita aos EUA para que exerça pressão sobre Marrocos, de modo a este país acatar o Plano de Paz da ONU, pedindo também ao governo norte-americano que cesse a venda de armas a Rabat.

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]