ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 48

25.11. - 01.12. 1996

 

Os títulos

Desaparecimento

Cooperação marroquino-tunisina

Cooperação hispano-marroquina

Reivindicações sociais

Presidente do Senado francês em Marrocos

Resolução do Conselho de Segurança

Reacção marroquina

Praga de gafanhotos no Sahara Ocidental

Reconversão da dívida externa marroquina

 

 

25.11.96
Desaparecimento

Mohamed Hanafi Boutabaa, jovem saharaui, é detido pelas forças marroquinas de ocupação no dia 25 de Outubro, por volta do meio-dia, em El Aiun, capital do Sahara Ocidental ocupado. Foi encarcerado no Centro das Companhias Móveis de Intervenção, onde viria a ser interrogado e torturado. A sua família continua sem saber do seu paradeiro. A detenção foi denunciada pela Associação dos Familiares dos Presos e Desaparecidos do Sahara Ocidental (AFAPREDESA).

26.11.96
Cooperação marroquino-tunisina

Os primeiros-ministros de Marrocos e da Tunísia presidem, em Rabat, aos trabalhos da quinta reunião da Alta Comissão Mista de Cooperação Económica, que tem por objectivo principal fazer o balanço da cooperação marroquino-tunisina e explorar as vias que permitam a consolidação das relações bilaterais. Em 1995, o governo marroquino havia demonstrado o seu desagrado em relação à posição da Tunísia, que considerava que o funcionamento da União do Magrebe Árabe (UMA) - que integra Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia e Mauritânia - não poderia ser entravado pelo diferendo em relação à questão do Sahara Ocidental. Rabat havia solicitado o congelamento da UMA face ao apoio da Argélia à Frente Polisario.

26.11.96
Cooperação hispano-marroquina

A comissão mista hispano-marroquina de cooperação científica e técnica analisou os programas que têm por alvo o desenvolvimento do norte de Marrocos. A Espanha consagrará 30 milhões de dólares anualmente à cooperação com Marrocos. Vinte desses milhões destinar-se-ão a financiar projectos culturais e educativos e os restantes 10 a projectos científicos e técnicos. A Comissão não reunia desde 1991 (EFE).

27.11.96
Reivindicações sociais

Mais de uma centena de famílias saharauis concentraram-se no dia 12 de Novembro, diante do edifício do governo provincial de Smara, capital espiritual do Sahara Ocidental, reivindicando trabalho e alojamento. Os pedidos não foram atendidos pelas autoridades marroquinas de ocupação, que deram um prazo de 15 dias às famílias para instalar as suas tendas fora da cidade. Passados três dias, manifestações semelhantes tiveram lugar em Tan-Tan, no sul de Marrocos. As forças policiais intervieram com violência para dispersar os manifestantes. Os acontecimentos de Smara e de Tan-Tan foram relatados pela AFAPREDESA que solicitou às ONGs para intervir no sentido de que sejam respeitadas as convenções internacionais relativas aos direitos humanos no Sahara Ocidental.

27.11.96
Presidente do Senado francês em Marrocos

Segundo a agência de informação marroquina MAP, René Monory, presidente do Senado francês, teria declarado no final de uma visita de dois dias que efectuou a Marrocos: «Estamos inteiramente ao vosso lado na questão do Sahara». A frase terá sido proferido no decurso de uma reunião que aquele político efectuou com membros dos grupos parlamentares da Câmara dos Representantes de Marrocos. Na ocasião, Monos, após a intervenção do deputado de Cl Aiun, Berka Zerou, terá afirmado: se o referendo tivesse tido lugar, Marrocos teria tido todas as hipóteses de vitória».

27.11.96
Resolução do Conselho de segurança

O Conselho de Segurança da ONU aprova por unanimidade a resolução S/RES/1084-1996. A resolução prorroga o mandato da MINURSO até 31 de Maio de 1997 e nela o Conselho felicita-se «pelas medidadas tomadas pelas partes para demonstrarem a sua boa vontade». Em parágrafo introduzido ao projecto de resolução inicial, que mereceu um longo debate e a oposição de Marrocos, o texto sublinha a importância e a utilidade da retoma das conversações exploratórias entre as partes. Na resolução, o Conselho recorda que favorece a realização de um referendo livre, justo e imparcial com vista à autodeterminação do povo do Sahara Ocidental. Saúda «as iniciativas tomadas pelas partes a fim de provar a sua boa vontade, assim como os sinais recentes de progresso com vista a encontrar soluções para as questões controversas». O Conselho «encoraja-as a prosseguir os seus esforços».

Madeleine Albright, representante dos EUA, declarou que o seu país deixaria de apoiar a MINURSO se não fossem registados « progressos significativos com vista a uma solução política».

28.11.96
Reacção marroquina

O representante de Marrocos nas Nações Unidas exprimiu diante dos representantes da Comunicação Social «surpresa» pelo facto da moção do Conselho de Segurança «dar demasiada importância ao diálogo» entre Rabat e a Frente Polisario. O Conselho de Segurança - afirmou Ahmed Senoussi. «deveria ter-se abstido de o mencionar com tanta insistência». «Infelizmente, as referências a esses contactos ultrapassam em muito a importância real que tiveram». O diplomata dirigiu uma carta ao Conselho de Segurança protestando contra a referência às «partes» já que, em sua opinião, a Polisario não é reconhecida como interlocutora de Rabat, que a considera como um «grupo de filhos tresmalhados».

29.11.96
Praga de gafanhotos no Sahara Ocidental

Tem sido detectada em certas regiões do Sahara Ocidental a presença maciça de 'nuvens' de gafanhotos, nomeadamente em Dakhla, Bojador e Mahbés.

29.11.96
Reconversão da dívida externa marroquina

O ministro espanhol da Economia assinará proximamente um acordo com o governo de Rabat pelo qual uma parte da dívida marroquina será reconvertida em investimento. Fala-se num montante de 500 milhões de dólares, ou seja 40% da dívida total que o Estado de Marrocos tem para com Espanha e que monta a 1.300 milhões de dólares.

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais] [Western Sahara Homepage]