SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES  2007

original:frances

Resumo Dezembro 2007
SEMANAS 49-52 : 01.12. - 31.12. 2007

•    RASD
•    TERRITÓRIOS OCUPADOS E SUL DE MARROCOS
•    RECURSOS NATURAIS
•    REFERENDO
•    MARROCOS
•    SOLIDARIEDADE
•    EM BREVE
•    INTERNET
•    NOVAS PUBLICAÇÕES

RASD

14-20.12.07
12.º congresso da Frente POLISARIO, Tifariti, sob o lema "combate generalizado para impor a soberania e a independência".
O congresso discute “ uma nova estratégia para sair do actual impasse” e faz um balanço da direcção da Frente Polisario. Aprova um programa de acção nacional e elege uma nova direcção política. São 1750 delegados oriundos dos cinco campos de refugiados saharauis, da diáspora e dos territórios ocupados por Marrocos. Mais de 250 convidados estrangeiros de cerca de três dezenas de países assistem à sessão de abertura, durante a qual aprovam uma declaração comum.
[déclaration commune/La Tribune]

Presenças particularmente notadas a do antigo chefe do governo argelino Rédha Malek, presidente da Aliança Nacional Republicana, e a numerosa delegação mauritana, com representantes da Aliança Popular Progressista de Messaoud Ould Boulkheir, partido da maioria presidencial, da União das Forças do Progresso, a  Reunião das Forças Democráticas de Ahmed ould Daddah, da Aliança para a Justiça e a Democracia/Movimento para a Renovação, da Frente Popular, da Renovação Democrática, do Partido da Unidade e da Mudança(Hatem), e da Associação mauritana de amizade com o povo do Sahara Ocidental (AMASO).
Também representados os governos da Nigéria e da África do Sul, os partidos políticos FLN, RND, MEN e PRA da Argélia, MPLA de Angola, PS do Senegal (Jacques Baudin), PARENA do Mali, ANC e Parti Comunista da África do Sul, FPLP palestiniano, bem como partidos políticos da Venezuela, do México, da Bolívia, de Cuba, Espanha e Alemanha, o sindicato sul-africano COSATU e os comités de apoio e movimentos associativos argelino e europeus.

O segundo dia do Congresso é consagrado à discussão à porta-fechada do rapport moral apresentado na véspera pelo Secretário-Geral da Frente Polisario, Mohamed Abdelaziz. Os debates centram-se sobre o eventual reinício da guerra, o prosseguimento das negociações marroquino-saharauis e sobre a preparação das forças armadas para a eventualidade do retomar das hostilidades em caso de fracasso das negociações.
Os trabalhos prosseguem no terceiro dia através de comissões (estatutos e regulamento interno, eleições, relações internacionais, recomendações e programa de acção nacional).
[Le Soir d’Algérie, 16.12.07] [La Tribune, 16.12.07]  [La Tribune, 17.12.07]
Na segunda-feira 17 de Dezembro, as comissões submetem os seus respectivos relatórios à discussão e aprovação do Congresso, que se pronuncia igualmente sobre o relatório do Secretário-Geral. O programa de acção nacional dá prioridade às forças armadas, ao reforço das estruturas políticas, ao apoio à Intifada nos territórios ocupados, à reconstrução dos territórios saharauis libertados a fim de permitir o estabelecimento das populações, à melhoria do trabalho diplomático, à informação e instituições do Estado saharaui.
O secretariado toma a decisão de prolongar por dois dias os trabalhos do Congresso a fim de se proceder às eleições. Mohamed Abdelaziz, candidato único, é reeleito por 85% dos votantes. 146 candidatos submetem-se à votação para os 25 lugares do Secretariado nacional.
[Nouveau Secrétariat national Front POLISARIO 2007 - POLISARIO Front National Secretariate 2007 - Secretariado nacional del F. POLISARIO 2007]
Na declaração final, o Congresso decide o prosseguimento das negociações, mas em caso de fracasso destas "as hostilidades podem vir a ser retomadas". A decisão será tomada pelo Secretariado nacional no prazo de seis meses. [Déclaration finale][Declaracion final, esp.] [documents officiels en arabe] [Revues de presse Sahara-Info fr + esp.]
O presidente saharaui, Mohamed Abdelaziz, reconduz Abdelkader Taleb Oumar no cargo de primeio-ministro e nomeia o novo governo.
[Nouveau Gouvernement de la RASD 2007 - SADR Government 2007 - Gobierno de la RASD 2007]

Manobras marroquinas
Num primeiro tempo Marrocos tenta impedir a realização do Congresso nos territórios libertados. Avança argumentos como o perigo para a dinâmica de paz, a ruptura do cessar-fogo por violação do acordo militar n.º1 do plano de paz, deslocamento forçado de populações, etc., Marrocos dirige uma carta ao Secretário-Geral da ONU pedindo que interdite o Congresso.
[lettre]   [precisões sobre acordo militar n.º1 --> MINURSO]
As duas câmaras do parlamento marroquino reúnem no dia 12 de Dezembro e aprovam um apelo urgente ao Secretário-Geral da ONU no mesmo sentido. O ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros toma igual iniciativa junto do Secretário-Geral da ONU. Outras intervenções diplomáticas marroquinas têm lugar junto do presidente da UE, da Comissão e do Parlamento Europeu. A ONU não se envolve porém nesta matéria, ver as declarações do porta-voz do Secretário-Geral da ONU.
[Daily Press Briefing 14.12.07, Office of the Spokesperson for the Secretary-General]
Durante a realização do Congresso, a imprensa marroquina é também mobilizada, dando eco de misteriosas reuniões de notáveis saharauis pro-marroquinos na região Norte da Mauritânia, que teriam expresso a sua adesão ao projecto de autonomia marroquino.
Simultaneamente, em Smara, a segunda cidade do Sahara Ocidental ocupado, o CORCAS reúne a 17 e 18 de Dezembro e lança um apelo aos "irmãos dos campos de Tindouf a fazerem prevalecer a lógica da razão e da história e a retornarem à Mãe Pátria", enquanto que nas ruas, não obstante a forte presença da polícia, manifestantes apelam à realização do referendo de autodeterminação e ao apoio à luta da Frente Polisario.

19.12.07, incidente dipomático marroquino-senegalês
Marrocos chama “ por três dias” o seu embaixador no Senegal para protestar contra as declarações de Jacques Baudin, antigo ministro e membro do Partido Socialista senegalês, expressas durante o 12.º Congresso da Frente Polisario, qualificadas de “gesto francamente inamistoso e incompreensível". Os Africanos têm "o dever moral de apoiar os povos que lutam pela sua liberdade", a luta da Frente Polisario "inscreve-se no Panteão de todos os que combatem para conquistar a sua dignidade", declarou Baudin em Tifariti.
[AFP [déclaration de Jacques Baudin]
O governo senegalês chama também o seu embaixador em Rabat.
[communiqué Premier ministre Sénégal]  [réaction du Premier ministre marocain, le 22.12.07]  [la position du parti socialiste sénégalais, 27.12.07]

TERRITÓRIOS OCUPADOS E SUL DE MARROCOS

INCULPAÇÕES
17.12.07, Madrid
O juiz Baltasar Garzon ouve em audição os descendentes de quatro saharauis desaparecidos e decide abrir um processo por genocídio no Sahara Ocidental contra 13 responsáveis marroquinos.
[AFAPREDESA esp.]

MANIFESTAÇÕES
Têm lugar manifestações em Smara, no dia 18 de Dezembro em apoio ao Congresso da Frente Polisario, e a 26 em protesto contra a detenção de Saïd Mustapha El-Beillal durante uma manifestação pacífica. 40 pessoas terão sido feridas durante a dispersão brutal da concentração por forças policiais. Em Bojador tem lugar também uma intervenção da polícia a 24 de Dezembro com um saldo de dezenas de feridos e duas detenções. Em El-Ayoun no dia 25, uma concentração das famílias dos 15 jovens saharauis desaparecidos no mar a 25 de Dezembro de 2005  é violentamente reprimida. As famílias concentraram-se para exigir a revelação da verdade sobre a sorte dos seus parentes e a elas se juntaram numerosas pessoas.
[Comunicado de Madres de Secuestrados Saharauis, AFAPREDESA, 31.12.07]
Na sequência destes acontecimentos, o governo saharaui a reitera a 24 de Dezembro o seu apelo "premente" junto das Nações Unidas a favor de uma intervenção urgente para pôr termo às práticas repressivas do Reino marroquino contra os saharauis inocentes. [SPS]

CONDENAÇÃO
04.12.07, El-Ayoun
O preso político saharaui Mohamed Tahlil  é condenado a 2 anos e meio de prisão pelo tribunal de apelação.
[plus] [Testimonio de Luis Mangrané]

INTIMAÇÕES, DETENÇÕES
14.12.07, El-Ayoun
Daha Rahmouni, membro do secretariado executivo da ASVDH, e Brahim Elansari, membro da AMDH (secção de El-Ayoun), são detidos e libertados 48 horas mais tarde. A Human Rights Watch pede às autoridades marroquinas um inquérito sobre os maus tratos e violências sofridas por estes dois defensores dos direitos humanos durante a sua detenção.
[Morocco: Investigate Police Beating of Rights Activists in Western Sahara] [EFE] [arabe]

26.12.07, Smara
Detenção em Smara de Saïd Mustapha El-Beillal, membro do Comité de apoio à autodeterminação do povo do Sahara Ocidental, que acaba de concluir os seus estudos na Universidade Mohamed V em Rabat. Uma manifestação de protesto contra esta detenção é brutalmente reprimida pela polícia. Também os estudantes saharauis da Universidade de Rabat se manifestam contra esta prisão.
Beillal é acusado pela justiça marroquina de ter participado no XII.º congresso da Frente Polisario, de ter contactos com a direcção da Frente Polisario, bem como ter organizado acções e manifestações armadas e de ter causado danos aos agentes da autoridade no exercício das suas funções". O processo, marcado para 31.12. em Rabat, foi adiado para ter lugar no dia 14 de Janeiro a pedido da defesa.

PENA CUMPRIDA
Ahmed Sbai, condenado a um ano e meio de prisão efectiva pelo tribunal de El-Ayoun, é libertado após ter cumprido a sua pena.

RECURSOS NATURAIS

11.12.07
O Western Sahara Ressource Watch denuncia a prática de caça a várias espécies de aves por um grupo de sauditas, observada a Este de Khat Alfater (a nordeste de El-Ayoun).
[mas y fotos]

FOSFATOS
03.12.07
O navio Silver Bay chega a 3 de Dezembro ao porto de Lyttleton, Nova Zelândia; o navio grego Lorentzos atrca a 16 de Dezembro a Northport, NZ, a Tauranga no dia 17 para seguir para Marsden Point e Bluff, carregados de fosfatos do Sahara Ocidental. [mais:
http://www.lpc.co.nz/RP.jasc?=&Node=N38P0&Page=A_Shipping_Forecast&PrinterFriendly=true - http://www.northport.co.nz/Frame.html - http://www.port-tauranga.co.nz/Shipping-Information/Schedules/ ]

04.12.07
A Associação australiana de solidariedade com o Sahara Ocidental, AWSA, prossegue a campanha contra a importação ilegal de fosfatos oriundos do Sahara Ocidental.
[English/PDF]
O governo australiano responde que o Conselho de Segurança não decretou sanções contra Marrocos, mas que as companhias australianas deverão estar atentas ao direito internacional e ao respeito dos direitos humanos. [Will the camel get a vote? AWSA, 20/12/2007]
 
20.12.07
Durante a assembleia-geral da Incitec Pivot, principal importador australiano de fosfatos, um accionista levanta a questão do Sahara Ocidental, enquanto os membros da AWSA se manifestam no exterior. A Incitec confirma que os fosfatos provêem em grande parte do Sahara Ocidental. Todos os fabricantes australianos de super fosfatos utilizam fosfatos do Sahara Ocidental. A Incitec reconhece ter discutido com representantes do povo do Sahara Ocidental – entre os quais a Polisario – há cerca de 18 meses e que seguirá as directivas das Nações Unidas e do governo australiano.
[photos and videos [Sydney Morning Herald, Australia - Dec 20, 2007]

PETRÓLEO
26.12.07
A empresa Tamoil desmente a informação segundo a qual teria adquirido concessões de exploração no Sahara Ocidental.
[Reuters, 26.12.07]

REFERENDO

01.12.07
Segundo a agência de informação marroquina MAP vários veículos da MINURSO teriam sido objecto de actos de vandalismo e os seus sistemas de comunicação roubados por um grupo islamista a operar na região de Tindouf. A informação é desmentida pela MINURSO e qualificada de falsa.

02-04.12.07
Visita oficial do Presidente francês à Argélia, o qual reitera o seu apoio à autonomia.
[texte intégral déclaration de Sarkozy]  [texte intégral discours Bouteflika]

08-09.12.07, Cimeira euro-africana de Lisboa
Durante um seminário sobre África, organizado em Lisboa, um responsável saharaui lamentou que a RASD não tenha sido convidada para a cimeira UE-África. [agências]
Durante a cimeira, Mohammed VI alertou contra "a tentação de balkanização das entidades nacionais e o apoio aos movimentos separatistas e às entidades fictícias.”
[texte intégral du discours de Mohamed VI]

11.12.07, Noruega
O governo norueguês reafirma o seu apoio às negociações marroquino-saharauis e ao direito do povo saharaui à autodeterminação durante um encontro entre Mohamed Khaddad e Raymond Johansen, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros.
[SPS fr] [SPS esp]

16.12.07, África do Sul
Durante a conferência do ANC, o seu presidente, Thabo Mbeki, insite sobre a necessidade de resolver a questão do Sahara Ocidental em conformidade com as resoluções da ONU. Revela ainda que o governo sul-africano concedeu à RASD uma ajuda humanitária de mais de 2,2 milhões de euros para os próximos três anos.

17.12.07, Assembleia-geral da ONU
O projecto de resolução elaborado pela 4.ª comissão (documento A/62/412) sobre a questão do Sahara Ocidental foi aceite sem que tenha sido posto à votação.
[résolution français]  [resolution English]  [resolucion espanol]

19.12.07, Canárias
O parlamento das Canárias aprova por unanimidade uma declaração onde se reclama uma solução justa, urgente e definitiva para o conflito do Sahara Ocidental através da realização de um referendo democrático.
[Declaración Institucional]

MARROCOS

05.12.07, Desenvolvimento económico
A União Europeia destina 28 milhões de euros mais à cooperação transfronteiriça com Marrocos para o período 2007, no quadro da política de vizinhança. Esta ajuda financeira poderá vir a ser destinada a projectos no Sahara Ocidental. A UE concede 654 milhões de euros a Marrocos para o período 2007-2013.
[Politique européenne de voisinage]

SOLIDARIEDADE

02.12.07, European Students' Union, Vilnius
A União dos estudantes europeus pede a protecção dos estudantes saharauis nos territórios ocupados.
[Statement]

07.12.07, Melbourne, Australia Western Sahara Association (Victoria)
Stephen Zunes launches the new book “International Law and the Question of Western Sahara” at the Institute of International Law and the Humanities, Melbourne Law School to an audience of lawyers, academics and supporters of the Saharawi cause.
[more]
07.12.07, conferência no istituto italiano per gli studi filosofici de Nápoles sobre o tema « Sahara Ocidental ocupado : legalidade internacional e violação dos Direitos do Homem ».
[résumé em italiano]

10-15.12.07, V Festival de Cine Solidario de Guadalajara. Homenaje al pueblo saharaui: http://www.cinefilia-films.com/

15.12.07
O Bispo de Laghouat, Monsenhor Claude Rault, lança um apelo à solidariedade com os refugiados saharauis após a visita aos acampamentos.
[italiano]

16.12.07, Falecimento
Robert Emery, membro fundador do Bureau internacional para a defesa dos direitos humanos no Sahara Ocidental, BIRDHSO e militante do Comité suíço de apoio ao povo saharaui, morre em Genebra.
[plus]

18.12.07, vandalisma
O cientista britânico Nick Brooks denuncia junto das autoridades da ONU os danos causados voluntariamente por membros da MINURSO em diversos lugares arqueológicos situados nos territórios libertados do Sahara Ocidental. O Dr. Brooks dirige um programa de recursos arqueológicos. (Visiting Research Fellow School of Environmental Sciences University of East Anglia, Norwich, UK)
[UN Personnel Vandalise Archaeological Sites]  [photos]  [otro testimonio: El personal de Naciones Unidas destruye el arte rupestre del Sahara Occidental, Universitat de Girona]

EM BREVE

07-09.01.08, Próxima ronda de negociações entre Marrocos e a Frente POLISARIO em Manhasset, próximo de Nova Iorque.

25.02.08, Sahara Marathon: http://www.saharamarathon.org/

INTERNET

NOUVEAUX - NEW - NUEVOS BLOGS

NOUVEAUX - NEW - NUEVOS

DOCUMENTS

Intéressant

OPINIONS: http://opinions.arso.org


NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français
>> Revue de la presse internationale francophone http://fr.groups.yahoo.com/group/revue-de-presse-sahara-occidental/messages

English
>> English publications on Sahara Update mailinglist: http://groups.yahoo.com/group/Sahara-update/messages

Castellano
>> Revista de la prensa en español http://es.groups.yahoo.com/group/revista-de-prensa-sahara-occidental/messages

Nuevos libros

Italiano

Deutsch


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]