SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES  2007

original:frances

Resumo  Outubro 2007
SEMANAS 40-44 : 01.10. - 31.10. 2007


•    RASD
•    TERRITÓRIOS OCUPADOS E SUL DE MARROCOS
•    RECURSOS NATURAIS
•    REFERENDO
•    MARROCOS
•    DIREITOS HUMANOS
•    AJUDA HUMANITÁRIA
•    SOLIDARIEDADE
•    EM BREVE
•    INTERNET
•    NOVAS PUBLICAÇÕES

 

RASD

17-25.10.07, visita do presidente saharaui a Itália
O Presidente saharaui, Mohamed Abdelaziz, reuniu com o vice-presidente do governo italiano e ministro dos Negócios Estrangeiros, Massimo D'Alema, que felicitou a "posição responsável" da Frente Polisario com vista a encontrar-se uma solução pacífica para o conflito do Sahara Ocidental.
[foto oficial[foto oficial]
Abdelaziz avistou-se ainda com o presidente do Parlamento, Fausto Bertinotti, o vice-presidente do Senado e os líderes de vários partidos políticos.
O governo marroquino convocou o embaixador italiano em Rabat para exprimir o seu protesto. Abdelaziz foi apresentado na agenda do Ministério como "presidente da RASD".
[L’Occidentale]

24.10.07 Ariano Irpino, Campânia
O Presidente saharaui assistiu a uma conferência sobre a violação dos direitos humanos no Sahara Ocidental, que terminou com a constituição de um «Observatório permanente para a vigilância da situação dos direitos do Homem nos territórios saharauis ocupados».
[Irpinia News]

25.10.07, Nápoles
No decurso de uma recepção organizada em sua honra pela Presidente da Câmara de Nápoles, Rosa Iervolino Russo, o presidente saharaui declarou que "as negociações irão abortar se não forem exercidas pressões sobre Marrocos ".
[agenzia]

27-28.10.07, RASD-Senegal
O ministro saharaui dos Territórios Ocupados, Khalil Sidi Mhamed, assistiu ao congresso do Partido Socialista do Senegal a convite do seu secretário-geral, Ousmane Tanor Dieng. Durante a sua intervenção na sessão de abertura, Khalil saudou "o apoio indefectível do PSS ao combate do povo saharaui pela sua autodeterminação e independência". [SPS]

30.10.07
O Partido Popular espanhol pediu ao governo que abra uma delegação do Instituto Cervantes no Sahara Ocidental "ocupado por Marrocos" e uma outra nos campos de refugiados saharauis.
 
TERRITÓRIOS OCUPADOS E SUL DE MARROCOS

Repressão, intimidação
12.10.07
O director provincial da Agricultura em El-Ayoun, empregador do activista saharaui Djimi Elghalia, vice-presidente da ASVDH, recusou conceder-lhe autorização de sair do território. Elghalia tinha previstos encontros com as organizações Frontline na Irlanda e com a Amnistia internacional em França a partir do dia 15 de Outubro.
[ASVDH]

Proibição da assembleia constitutiva do CODESA
O congresso constitutivo do CODESA, previsto para ter lugar a 7 de Outubro, não foi autorizado pelas autoridades marroquinas. O CODESA manifestou o seu protesto em carta dirigida ao presidente do parlamento europeu e ao Alto-comissário das Nações Unidas para os direitos do Homem.
Outras associações saharauis dos territórios ocupados procederam da mesma maneira.
As autoridades saharauis denunciaram “esta negação dos direitos humanos e da democracia”.
Mohamed Sidati, ministro delegado para a Europa, comunicou à União Europeia a indignação saharaui e o Intergrupo do Parlamento Europeu “Paz para o Povo Saharaui” publicou uma declaração. O deputado europeu Meyer Pleite colocou a questão ao Parlamento.
[español]
[page spéciale]


Detenções
As detenções visam sobretudo os jovens manifestantes, os prazos de interrogatório nunca são respeitados e a prática de tortura é habitual. 
[Témoignage]
Sete jovens saharauis são presos e inculpados de terem posto fogo a uma viatura da polícia: Omar Khnibila, Mohamed Boutabaa, abdessalam Loumadi, Bachri Mohamed Ahmed Hamdi, Hassan Dah, Nafaai Sah e Abdallah Elboussati. Os cinco últimos estão em greve da fome desde o dia 24 de Outubro em protesto contra as condições de detenção. [plus]

Processo
08.10.07, El-Ayoun
O secretário-geral da ASVDH, Brahim Sabbar, Ahmed Sbai, membro do conselho de coordenação e três outros presos políticos saharauis foram absolvidos da acusação de injúrias a um magistrado.
[communiqué]
A Amnistia internacional tomou posição a favor destes defensores dos direitos humanos. [français]
A senhora France Weyl assistiu ao processo como observadora judiciária da Associação Internacional dos Juristas Democratas e da Associação Francesa Direito-Solidariedade. Ela denunciou ao presidente do tribunal a forma como decorria a audiência. [lettre]
 

Campanhas de sensibilização
Vários defensores dos direitos humanos saharauis deslocam-se à Europa no mês de Outubro. Hmad Hamad deu conferência em Aragão, Navarra, Vitória, Sevilha e Córdoba. Brahim Dahan e Brahim Noumria participaram em vários actos de informação e sensibilização em Itália. A estudante Rabab Amidane, irmã do preso político Elouali Amidane, interveio em Madrid.[resumo em espanhol das actividades de Rabab em Espanha]

Soultana Khaya, estudante que perdeu um olho durante uma brutal intervenção da polícia marroquina, foi operada duas vezes em Barcelona, tendo-lhe sido colocada uma prótese.

Solidar, uma aliança de 60 ONG de 20 países europeus, entregou no passado dia 16, na sede do Parlamento Europeu, em Bruxelas, o seu prémio "Silver Rose 2007" a Aminatou Haidar. O prémio foi atribuído à militante saharaui na categoria internacional "Luta pela liberdade e a dignidade humana".
[plus] [Appel d'Aminatou Haidar] [Dossier chez Amnesty international fr]

04.10.07, Morte suspeita
Um cidadão saharaui de Bojador, Sidiya Moulay Brahim, conhecido pelas suas opiniões independentistas, foi encontrado morto na sua viatura na semana passada à entrada da cidade. Um membro dos serviços especiais marroquinos tinha sido visto na sua companhia algumas horas antes de ser encontrado morto. [SPS]

18.10.07
Chaibani Elbambari, nascido em 1964, faleceu na sequência de problemas de saúde que tiveram a sua origem no desaparecimento forçado de que foi vítima entre 1988 e 1991.

30.10.07
Homenagem nos territórios ocupados e no Sul de Marrocos a Hamdi Lembarki no segundo aniversário do seu assassinato pela polícia marroquina durante uma manifestação de apoio à autodeterminação do povo saharaui, realizada no dia 29 de Outubro de 2005 em El Ayoun.
[archive]

RECURSOS NATURAIS

17.10.07, pesca
Quatro aldeias piscatórias, Agti El Ghazi, Tarouma, Amégriou e Aftiesset, estão actualmente em construção no Sahara Ocidental, projecto financiado pela Agência de Promoção e Desenvolvimento das regiões do Sul, o Fundo Hassan II, o ministério marroquino das Pescas e o Departamento Nacional das Pescas.
[ALM]

23.10.07, fosfatos, urânio
O grupo industrial da energia nuclear AREVA e o Office Chérifien des Phosphates firmaram um acordo de cooperação que visa desenvolver a extracção de urânio a partir dos fosfatos. As reservas de urânio recuperáveis a partir dos fosfatos de Marrocos atingirão os 6 milhões de toneladas, ou seja duas vezes mais que os recursos mundiais conhecidos de jazidas de urânio.
[agence]  [agency]

25.10.07, petróleo
O organismo saharaui do petróleo anuncia para Janeiro de 2008 a abertura de concurso de uma segunda ronda de concessões de exploração petrolífera. As licenças incidirão sobre três blocos onshore e seis offshore.
[détails]

28.10.07, nuclear
A França vai fornecer tecnologia nuclear a Marrocos e em breve à Líbia e à Argélia, equipando esses países com centrais nucleares.
[El Pais]

REFERENDO

QUARTA COMISSÃO da Assembleia Geral da ONU (comissão das questões políticas especiais e da descolonização)
A questão do Sahara Ocidental ocupou os debates da Comissão, que ouviu inúmeros peticionários, a maioria dos quais favoráveis ao direito à autodeterminação do povo saharaui. A 15 de Outubro o projecto de resolução foi aceite sem que tenha sido efectuada votação. O projecto de resolução reafirma o direito do povo saharaui à autodeterminação e apoia o processo de negociações iniciado nos últimos meses. Marrocos, face à vontade manifestada de manter a questão do Sahara Ocidental no quadro da descolonização, renunciou ao pedido de votação.
[page spéciale 4ème Commission FR, EN, ESP]
[Projet de résolution A/c.4/62/L3] [A/c.4/62/L3 arabe]

19.10.07, Relatório do Secretário-Geral sobre o Sahara Ocidental
S/2007/619 
O relatório cobre o período que vai de Abril a Outubro de 2007 e começa por fazer o balanço dos dois encontros marroquino-saharauis, que Ban Ki-moon se recusa a qualificar de negociações. Salienta que as duas propostas de resolução do conflito, a de Marrocos (autonomia) e a da Frente Polisario (referendo e garantias económicas), estão na ordem de trabalhos e devem ser debatidas. O Secretário-Geral aborda longamente os aspectos militares, salientando as violações do cessar-fogo e a problemática das minas. Anuncia a implementação de novas medidas de confiança. Revela que terá lugar em Novembro em território português da Madeira um seminário sobre « A cultura e os usos e costumes falantes em hassania», em que participarão saharauis dos dois lados do muro (Última Hora: O referido Seminário foi cancelado por vontade expressa de Marrocos). O SG da ONU evoca igualmente os atentados aos direitos humanos tendo por alvos os saharauis tanto os residentes em Marrocos como no Sahara Ocidental. Nas recomendações, Ban pede às partes “para se empenharem em reais negociações”. Reafirma que a ONU “continua resoluta em fazer respeitar as normas internacionais em matéria de direitos do homem”. Pede por último ao Conselho de Segurança a prorrogação do mandato da MINURSO até 30 de Abril de 2008.

24.10.07, Terceira Comissão da Assembleia Geral
O relatório da missão 2006 ao Sahara Ocidental do Alto-comissariado dos direitos do homem  foi evocado na Terceira Comissão da Assembleia Geral da ONU.
[extrait du communiqué]

25.10.07, União Africana
O Parlamento panafricano adopta uma recomendação da sua comissão da cooperação, negócios estrangeiros e resolução dos conflitos sobre a descolonização do Sahara Ocidental.
[La Tribune]

25.10.07, Reino Unido
Em resposta a uma questão colocada por um deputado, o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Jim Murphy, responde que o estatuto do Sahara Ocidental é indeterminado e que o Reino Unido apoia os esforços da ONU para encontrar uma solução que permita a autodeterminação.
[La Tribune]

31.10.07, Resolução do Conselho de Segurança
S/2007/1783 
Um primeiro projecto de resolução, elaborado pelos EUA e pela França, "saúda os esforços sérios e credíveis de Marrocos para fazer avançar o processo para a sua resolução". O representante da África do Sul denuncia esta tentativa que apoia Marrocos em vez de encorajar as duas partes a negociar.
[Le Monde]
Por fim é adoptada uma resolução que é praticamente idêntica à anterior (1754). O Conselho insiste para que «as partes façam prova de vontade política... a fim de se empenharem em negociações de fundo e assegurar a aplicação da resolução 1754 (2007) bem como o sucesso das negociações». O SG deve apresentar um novo relatório sobre as negociações antes de 31 de Janeiro de 2008. O mandato da MINURSO é prorrogado por mais 6 meses.

A Frente POLISARIO congratula-se com a adopção da resolução mas lamenta que «o Conselho de Segurança não tenha exortado explicitamente a potência ocupante a acatar as suas obrigações decorrentes do direito humanitário internacional».
A última resolução do Conselho de Segurança (1783) sobre o Sahara tratou de maneira "positiva e enaltecedora" a iniciativa marroquina de autonomia, sublinhou o porta-voz do governo, o ministro marroquino da Comunicação, Khalid Naciri.

MARROCOS

12.10.07, discurso do rei no Parlamento
"A preservação da unanimidade em torno da nossa integridade territorial constitui a primeira das causas vitais da pátria e da nação, daí a necessidade de prosseguir os esforços para mobilizar ainda mais apoio à iniciativa audaciosa e credível que lançámos a respeito da autonomia".
[texte]

13.10.07
"Os propósitos do rei pretendem entravar os esforços desenvolvidos pela ONU, e visam, e isso não poderá ser mais claro, contrariar a missão do Secretário-Geral e do seu Enviado Pessoal" na procura de uma solução política para o conflito do Sahara Ocidental, declarou o Presidente saharaui, Mohamed Abdelaziz.

15.10.07
O novo governo marroquino é finalmente constituído : Abbas El Fassi é o primeiro-ministro e Taib Fassi Fihri o novo ministro dos Negócios Estrangeiros.

22-24.10.07 Visita do Presidente francês a Marrocos
Dez organizações francesas escrevem a Sarkozy antes da sua partida para se mostrar atento ao problema do Sahara Ocidental e aos atentados aos direitos humanos.
[lettre]
Em intervenção perante o Parlamento marroquino, Sarkozy declara : "Faço votos que o plano de autonomia marroquino – que qualifica de sério e credível -  possa servir de base de negociação para a procura de uma resolução razoável. A França estará do vosso lado." [texte complet]

23.10.07
O governo saharaui acha que as declarações do Presidente francês em Rabat, são "graves e inoportunas", acrescentando que este alinhamento com a posição marroquina está na origem do "falhanço" dos esforços da comunidade internacional para resolver o conflito do Sahara Ocidental.
Mhamed Khadad, membro do Secretariado nacional da Frente Polisario, afirma em declaração à imprensa, que o apoio do Presidente francês ao plano de autonomia marroquino é '' uma decisão inflexível a favor da posição colonial marroquina '' acrescentando que '’isso, infelizmente, mostra que apesar da mudança geracional (dos governantes em França), a percepção colonialista [francesa] continua a mesma''.[SPS]

30.10.07
Hervé Morin, ministro francês da Defesa, a propósito de do fracasso da venda dos aviões Rafale a Marrocos (ver Setembro 07) : "Não foi só uma questão de preço. Isso deveu-se logo que surgiram os americanos. O negócio deveria estar concluído antes de Abril de 2007. Mas Washington colocou todo o seu peso político, nomeadamente ao modificar a sua posição sobre o Sahara Ocidental e ao conceder 700 milhões de dólares à fundação do rei".
[Le Point]

DIREITOS HUMANOS

30.10.07
O juiz espanhol Baltasar Garzon abre um inquérito para os presumíveis crimes de genocídio e torturas por parte dos responsáveis marroquinos entre 1976 e 1987 no Sahara Ocidental numa " acção complexa e sistemática organizada contra os cidadãos saharauis". Baltasar Garzon entendeu dar provimento a uma queixa apresentada em Setembro de 2006.
[plus, more, mas]

AJUDA HUMANITÁRIA

Ajuda alimentar
A delegação do PAM em Argel congratula-se a 5 de Outubro com o contributo espanhol de 2,7 milhões de dólares para os refugiados saharauis, destinado à compra de 3,412 toneladas de farinha e de 300 toneladas de lentilhas, que deverão chegar a Argel dentro de duas semanas e que irão cobrir as necessidades de dois meses.
[Reliefweb]

17.10.07, o PAM afirma que o atraso no fornecimento de ajuda alimentar “deve-se à inexistência  imprevista dos produtos pedidos no mercado local.” Exprime a esperança que a primeira entrega possa chegar a Argel no início de Novembro.
Em comunicado (19.10.07), o Crescente Vermelho Saharaui (CVS) lamenta que ’"devido a falta do PAM em responder às suas obrigações, mais de 158.000 refugiados saharauis não tenham podido obter o seu pão diário desde o início de Outubro".
Esta nova crise alimentar deve-se à falta de stock de géneros alimentares. As reservas que tinham sido asseguradas pela ECHO até Outubro de 2006 não foram reconstituídas. O CVS precisa ainda que o PAM consagra 36% dos seus donativos a gastos administrativos e logísticos. [SPS]

16.10.07, apelo do ACNUR
O Alto Comissariado para os Refugiados da ONU adverte que os fundos postos à disposição para a implementação das medidas de confiança (visitas familiares) só cobrirão as necessidades até ao final de Novembro, os doadores apenas disponibilizaram metade dos 3,5 milhões de dólares necessários.
[communiqué]

SOLIDARIEDADE

05-07.10.07
Brahim Dahane, presidente da ASVDH, Abdeslam Omar Lahsen, presidente da AFAPREDESA, e Metou Moustafa Hnini, da União Nacional das Mulheres saharauis participam nas actividades da 7.ª Assembleia da ONU dos povos, em Peruggia e na marcha da paz entre Peruggia e Assisi.

07.10.07, França, Plataforma de Solidariedade com o Povo Saharaui
Mais de trinta delegados e dirigentes dos comités e associações que integram a Plataforma de Solidariedade com o Povo Saharaui reunem-se em Andernos para fazer o balanço das actividades do último Verão e definir as perspectivas para 2008.

14.10.07
A caravana britânica de ajuda humanitária "Arco-Iris 2007" (Rainbow Rovers) deixa o Reino Unido em direcção aos campos de refugiados saharauis seguindo via França, Espanha e Argélia.
 
17.10.07
Exposição em Toluca, México, do pintor saharaui Fadel Jalifa intitulada "A resistência e a cultura saharaui".
[fotos]

19-21.10.07, 33e EUCOCO, Roma
A 33.ª conferência europeia de apoio ao povo saharaui é precedida por um Encontro Parlamentar Solidário com o Povo Saharaui, que reúne deputados italianos e seus homólogos de todo o mundo, uma iniciativa que se ficou a dever ao Intergrupo parlamentar italo-saharaui. Delegações oficiais dos parlamentos regionais espanhóis das Canárias, Aragão, Cantábria e da região de Valência também participam no encontro.
A Conferência EUCOCO reúne mais de 400 delegados de 21 países da Europa (Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Hungria, Itália, Noruega, Suécia, Suíça, Portugal), de África (África do Sul, Argélia, Mali, Marrocos, Mauritânia, RASD, Senegal), e da América Latina (México, Uruguai) assim como uma delegação proveniente dos territórios ocupados.
Os delegados trabalham por comissões nos temas "Acção política e informação", "Direitos do Homem", "Ajuda humanitária e cooperação", "Recursos naturais" e "Juventude", etc.  No termo dos trabalhos é aprovada uma declaração final. A próxima conferência realiza-se em Valência.
[infos]  [Radio] [Video]
Os membros da delegação saharaui na conferência são depois recebidos em várias regiões e cidades de Itália, novas geminações solidárias são estabelecidas (Castelnuovo na Emilia-Romana, Bosaro em Veneza, Crespina e a Comunita Montana del Mugello na Toscânia, etc.).
A Secretária-Geral da União Nacional das Mulheres saharauis, Fatma Mehdi, participa no Encontro internacional das mulheres em luta, que tem lugar em Roma, iniciativa organizada pela associação argentina "Mães da Praça de Maio". De seguida é recebida em Bolonha. Uma outra delegação feminina participa numa conferência em Reggio Calabria.
[plus]

EM BREVE

Sandblast Arts Festival : http://www.sandblast-arts.org/web/festival/index.htm

05. - 07.11.07
SAHARA OCIDENTAL -Debate Nacional e apresentação do Livro «International Law and the Question of Western Sahara» Coimbra, Braga, Porto, Lisboa.

07.11.07, Londres
Western Sahara - Time for Action. Réunion au parlement britannique sous la présidence de Jeremy Corbyn, interventions de  Khadidja Hamdi, de l'Union nationale des femmes sahraouies et directrice du centre d'information "La martyre Al-Naadja", Aminetou Haidar, militante sahraouie des droits de l'homme et ancienne prisonnière d'opinion et Makaela Wallinder de "Landmine Action".

Madrid, sábado 10 de noviembre 2007
MARCHA POR LA INDEPENDENCIA DEL PUEBLO SAHARAUI
Salida desde ATOCHA a las 12hrs. hasta la Plaza Mayor
Contra la tortura y la violación de los Derechos Humanos en el Sáhara
NO MÁS ABANDONOS Y ENGAÑOS ¡ EVITEMOS LA GUERRA !
Infos: http://sahararesiste.blogspot.com/2007/10/marcha-por-la-independencia-del-pueblo_25.html

09.11.07-13.01.08, Bonn
Exposition de photographies de Boris Becker organisée par le HCR  “Fuite silencieuse, Un peuple oublié au Sahara”.
Infos: http://www.bundeskunsthalle.de

24.11.07 Colloque scientifique et rencontre-débat - Université de Paris X Nanterre
Sahara Occidental, mutations géopolitiques, droits de l'homme et autodétermination.
Organisation: L'Association Universitaire de Coopération Internationale (AUCI) de l'Université Paris X, le Comité pour le Respect des Libertés et des Droits Humains au Sahara Occidental (CORELSO) et la Revue « L'Ouest Saharien ». http://www.auciparis10.org
s'adresser à Ali Omar Yara tél. 0673049373 courriel yara.gis[at]free.fr et Renaud Frossard tél.0130274541 courriel renaudfrossard[at]aol.com


14.12.07  - TIFARITTI
XII Congrès du Front POLISARIO
XIIth Congress of the POLISARIO Front
XII Congreso del Frente POLISARIO

INTERNET

Nouveaux sites/blog - new sites/blog - nuevos sitios/blog

Documents

Freedom in the World 2007, Freedom House
Western Sahara [Morocco] (2007): http://www.freedomhouse.org/template.cfm?page=22&country=7320&year=2007
Morocco (2007): http://www.freedomhouse.org/template.cfm?page=22&country=7235&year=2007

EVERYONE'S GUIDE TO BY-PASSING INTERNET CENSORSHIP FOR CITIZENS WORLDWIDE
A CIVISEC PROJECT The Citizen Lab  The University of Toronto  September, 2007
http://deibert.citizenlab.org/Circ_guide.pdf

"Transparent Elections": Countries do not need to be rich to treat women fairly, 23.10.2007
http://www.demaz.org/cgi-bin/e-cms/vis/vis.pl?s=001&p=0056&n=001249&g =
According to the Social Watch study, the gender gap persists in all countries and the general trend is either very slow progress or no progress at all towards equality between women and men. [...] The 10 countries with the worst GEI performance are Saudi Arabia, Pakistan and Morocco (all with a score of 42)

CORELSO.INFO, No 7, sept.-octobre 2007, Organe du Comité pour le respect des libertés et des droits humains au Sahara Occidental: http://arso.org/CORELSO-INFO.htm

Best of blogs
Blogger cracked pro-Moroccan propaganda campaign, Støttekomiteen for Vest-Sahara.: http://www.vest-sahara.no/index.php?parse_news=single&cat=49&art=645
See the whole story on Will’s blog: http://onehumportwo.blogspot.com/search/label/Together%20Foundation

Video
Interview de Djimi El-Ghalia la vice-présidente de l'Association sahraouie des victimes de violations commises par l'Etat marocain par N. Quartano de l'Observatoire International des droits humains, 2007: http://goufia.blogspot.com/2007/10/repression-de-letat-marocain-au-sahara.html

Assignation de noms de domaine - Domain Names Registration
ICANN renonce à prendre une décision quant à l’attribution du domaine .eh réservé au Sahara Occidental. [Voir résumé août]
ICANN refuses to attribute the TLD .eh, assigned to Western Sahara, to the SADR government. [report of meeting]

OPINIONS: http://opinions.arso.org


NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

English

Castellano
>> Todos los despachos, articulos de prensa, etc, son acessible por no-abonados en Sahara-Info, lista de correo (castellano y francés):
http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages

Italiano
Deutsch
Arabe
Svensk
Norsk
SISTE: Folkemordsprosess mot marokkanske generaler, Støttekomiteen for Vest-Sahara , 31.10.07: http://www.vest-sahara.no/index.php?parse_news=single&cat=1&art=646

[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]