SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES 2007

original:frances

Resumo Setembro 2007
SEMANAS 36-39 : 01.09. - 30.09. 2007
 

•    RASD
•    TERRITÓRIOS OCUPADOS E SUL DE MARROCOS
•    RECURSOS NATURAIS
•    REFERENDO
•    ARGÉLIA - ESPANHA
•    MARROCOS
•    DIREITOS HUMANOS
•    AJUDA HUMANITÁRIA
•    SOLIDARIEDADE
•    EM BREVE
•    INTERNET
•    NOVAS PUBLICAÇÕES
 
RASD

30.08.07, desporto
No quadro das competições desportivas para a taça de Verão 2007, a final de futebol teve lugar em Tifariti e foi ganha peça equipa “27-Fevereiro”, sobre a equipa de “Awserd”. A final de voleibol feminino foi conquistada pela equipa da wilaya de Awserd. Outras competições tiveram lugar, caso do tiro e dos jogos tradicionais.

05.-06.09.07, 7.º encontro da comunidade saharaui na Argélia.
Inúmeros estudantes participaram neste encontro onde 60 entre eles foram homenageados por terem terminado os seus exames de bacharelato.

14.09.07, Madrid
O ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros, A. Moratinos, recebe o responsável pelas Relações Exteriores da Frente Polisario S. ould Salek, no quadro dos contactos políticos com as partes em conflito. Reitera o empenhamento da Espanha a favor de uma solução negociada respeitadora da legalidade internacional. Fonte saharaui revelou que Ould Salek entregou a Moratinos um convite do Presidente da RASD endereçado ao presidente do governo espanhol, Jose Luis Rodriguez Zapatero, para que visite os campos de refugiados saharauis.
[comunicado oficial MAE espanol]  [El Moudjahid]

14-22.09.07, México
A visita do presidente do parlamento saharaui, Mahfoud Ali Beiba, permitiu numerosos contactos políticos e parlamentares com diversas forças e personalidades mexicanas.

14.09.07, Uganda
O novo embaixador saharaui no Uganda, Hamdi Bouheha, apresentou as suas cartas credenciais ao ministro ugandês Negócios Estrangeiros, Sam Kutesa.

17-21.09.07, Finlândia
O representante saharaui para os países nórdicos, Yahiaoui Lamine, realizou uma visita a Helsínquia, onde foi recebido entre outras personalidades por Anna Gebremedhin, vice-directora do departamento África e Médio-Oriente no ministério dos Negócios Estrangeiros bem como muitos deputados.

21.09.07, País Basco
O governo basco colocou à disposição da RASD um escritório móbil para a produção de bilhetes de identidade dos refugiados dos acampamentos.
[Europa Press]
 

24.09.07, Congresso
O XII.º congresso da Frente Polisario realizar-se-á na localidade libertada de Tifariti de 14 a 18 de Dezembro de 2007. Terá o nome do mártir Messoud Mbarek Ahmed Lehsen, conhecido por Gahgah, e o seu lema será « Combate generalizado pata impor a soberania e a independência total ».

TERRITÓRIOS OCUPADOS E SUL DE MARROCOS

Interrogatórios, detenções
Abdelghani Kabdani, detido a 30.08 e encarcerado na Prisão Negra (ver Agosto 07), é acusado de tráfico de estupefacientes.
Um jovem funcionário saharaui, preso em Dakhla, morre durante o transporte em viatura para uma clínica psiquiátrica de Agadir em condições não esclarecidas.
[AFAPREDESA]
Intimidações
A polícia viola três domicílios em El-Ayoun na procura de Naama Asfari no início de Setembro. Em Smara um aluno é enviado para casa e expulso de uma escola privada, dado o seu pai ser conhecido como activista pro-independência.

Prisãos
El-Wali Amidane inicia uma greve da fome a 17, exigindo a sua transferência para a prisão de Aït Melloul, mais propícia ao prosseguimento dos seus estudos. É transferido contra sua vontade a 23 para a prisão de Taroudant. No dia 25 suspende a sua greve da fome na esperança de ver as suas exigências satisfeitas. [CODESA]

Três presos políticos saharauis estão em greve da fome na Prisão negra desde o dia 10 de Setembro; e outros dois desde o dia 25 de Setembro na prisão de Tiznit em sinal de protesto contra as suas condições de encarceramento.

Os estudantes saharauis condenados em Marraquexe e Rabat saem da prisão após terem cumprido as suas penas, o mesmo se passa com o preso político Laroussi Choubida.

Acidente de trabalho
Acidente mortal ocorrido em 11.9. com Lehsan Alkairaa, trabalhador saharaui em Phosboucraa. A organização dos trabalhadores saharauis do seu departamento denuncia as desastrosas condições de trabalho e a falta de medidas de segurança no local de trabalho assim como a negligência dos responsáveis marroquinos. Trata-se do segundo acidente em dois meses. [communiqué]
Manifestações
Por três vezes manifestações são violentamente dispersas, provocando inúmeros feridos e detidos, a que se seguem as invasões e saques a muitas habitações. No dia 12 em El-Ayoun (16 pessoas detidas), a 20 em Zak e a 24 em Smara. O presidente saharaui escreve ao Secretário-Geral da ONU a 26. Os cidadãos saharauis de Mhamid El Ghizlan, no Sul de Marrocos, exprimem a sua solidariedade com as vítimas.

Julgamento
Mohamed Tahlil, presidente da secção de Bojador da ASVDH, é condenado a 19 de Setembro a três anos de prisão.

05-09.09.07, testemunho
A estudante saharaui Soultana Khaya, gravemente ferida em Marraquexe, desloca-se à Suécia a convite de diversas ONG, sendo recebida no ministério dos Negócios Estrangeiros, por deputados e políticos. Intervém em várias conferências e dá uma entrevista ao jornal Flamman [13.09.07,
svensk].
Prossegue a sua viagem agora em Espanha.

29.09.07, homenagem
O prémio "Jose Antonio Gonzalez Caraballo" para a solidariedade, foi entregue em Madrid ao activista e ex-preso político saharaui, Hmad Hamad, no decorrer da segunda assembleia geral da Coordenação dos comités espanhóis de apoio ao povo saharaui, CEAS, em reconhecimento pela luta pacífica levada a cabo pelos cidadãos saharauis  nos territórios ocupados do Sahara Ocidental.
[EFE]

RECURSOS NATURAIS

Fosfatos
O navio Genco Prosperity atraca a 28 de Setembro ao porto de Lyttleton, Nova Zelândia, e a 29 ao porto de Dunedin, carregado de fosfatos com proveniência do Sahara Ocidental.
O navio grego Predator é esperado em Tauranga, Nova Zelândia, a 10 de Outubro. A proveniência indicada é a de Jorf Lasfar em Marrocos, mas na verdade ele provém de El-Ayoun.

11.08.07, Nova Zelândia
O ministro dos Negócios Estrangeiros e do Comércio informa que 90% dos fosfatos importados pela Nova Zelândia provêem de Marrocos, ainda que no site oficial do ministério se fale apenas de 80%.
[New Zealand Ministry of Foreign Affairs and Trade]

04.09.07
A Associação dos Saharauis na Noruega critica a companhia norueguesa Gearbulk, propriedade em 60% da família Jebsen, sedeada no Reino Unido, pelas exportações de fosfatos do Sahara Ocidental em benefício de Marrocos
[Press Release Association of Saharawis in Norway].

12.09.07
O ministério norueguês dos Negócios Estrangeiros publica uma nota recomendando às empresas norueguesas para se absterem de se envolver no Sahara Ocidental.
[Original norsk] [english translation]  [E.Hagen, Norwatch/engl.]
 

18.09.07
O ministro dos Negócios Estrangeiros sueco, Carl Bildt, responde a uma questão colocada por uma deputada sobre a prospecção de petróleo no Sahara Ocidental ocupado. [Pergunta em sueco] [Resposta em sueco
[english translation]

21.09.07, Austrália
A AWSA, associação australiana de amizade com o Sahara Ocidental, organiza uma manifestação diante da sede da Incitec Pivot em Melburne, uma das três companhias australianas importadoras de fosfatos do Sahara Ocidental, no decurso da qual intervêm vários deputados federais.  
[Green Left]

REFERENDO

27.08.07, México
O Congresso mexicano aprova uma resolução felicitando-se pela abertura de negociações entre Marrocos e a Frente Polisario.

31.08 / 01.09.07, visitas
O representante especial do Secretário-Geral da ONU para o Sahara, Julian Harston, é recebido sucessivamente pelo presidente saharaui Mohamed Abdelaziz  e pelo ministro marroquino do Interior, Chakib Benmoussa.

31.08.-02.09.07, Brasil
O 3.º congresso do Partido dos trabalhadores (PT, no poder) inscreve no seu programa a defesa do direito à autodeterminação e o apoio à República saharaui. [SPS]

14/17.09.07, negociações marroquino-saharauis
O enviado especial do SG para o Sahara, van Walsum, propõe a Marrocos e à Frente Polisario a próxima ronda de conversações para a cidade de Genebra em Novembro próximo.
[Europa Press]

Segundo o embaixador saharaui em Argel, Mohamed Yeslem Beissat, a Frente Polisario "aceitou esta proposta".
[ver os recortes de Imprensa realizados com regularidade no Sahara Info négociations Front Polisario-Maroc]

26.09.-02.10.07, Assembleia geral da ONU-debate geral
Durante o debate geral que ocorre na abertura da 62.ª sessão da Assembleia geral da ONU, vários chefes de Estado e ministros dos Negócios Estrangeiros abordam a questão do Sahara Ocidental e felicitam-se pela abertura de negociações que permitam uma solução que respeite o princípio da autodeterminação:
Mauritânia: http://www.un.org/News/fr-press/docs/2007/AG10623.doc.htm
Espanha [english] : http://www.un.org/News/fr-press/docs/2007/AG10625.doc.htm
[espanol] http://www.europapress.es/noticia.aspx?cod=20070929015411&ch=69
Emiratos Árabes Unidos [english] http://www.un.org/webcast/ga/62/2007/pdfs/unitedarabemirates-en.pdf
Timor-Leste [english] http://www.un.org/webcast/ga/62/2007/pdfs/timor-leste-eng.pdf
Argélia [français] http://www.un.org/webcast/ga/62/2007/pdfs/algeria-fr.pdf
Namíbia [english] http://www.un.org/webcast/ga/62/2007/pdfs/namibia-en.pdf
Angola [english] http://www.un.org/webcast/ga/62/2007/pdfs/angola-eng.pdf
Tanzânia [english] http://www.un.org/webcast/ga/62/2007/pdfs/tanzania-en.pdf
Níger [français] http://www.un.org/webcast/ga/62/2007/pdfs/niger-fr.pdf
Belize [english] http://www.un.org/webcast/ga/62/2007/pdfs/belize-en.pdf
Lesoto [english] http://www.un.org/webcast/ga/62/2007/pdfs/lesotho-eng.pdf
Intervenção do ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros, Mohamed Benaïssa [english] http://www.un.org/webcast/ga/62/2007/pdfs/morocco-eng.pdf

ARGÉLIA - ESPANHA

03.09.07
A empresa pública argelina Sonatrach anula um contrato com as companhias espanholas Repsol e Gas Natural relativamente a um projecto de exploração comum de gás natural em Gassi Touil na Argélia. Segundo o ministro argelino da Energia as empresas espanholas não respeitaram todos os seus compromissos.
[Blog finance]  [La Nouvelle République]
Segundo a imprensa espanhola, a posição do governo Zapatero no conflito do Sahara Ocidental terá sido determinante.
O diferendo comercial será agora submetido a uma arbitragem internacional.
Em resposta, o governo espanhol rejeita uma oferta da Sonatrach de aquisição de 30% do grupo petrolífero Cepsa por um montante de 5,5 mil milhões de euros.
[ver os recortes de Imprensa realizados com regularidade no Sahara Info Sahara sobre as relações Espagne-Algérie]

MARROCOS

31.08.07
A Millennium Challenge Corporation, um programa do governo americano de ajuda às democracias emergentes, concede ao governo marroquino uma soma de cerca 700 milhões de dólares a fim de estimular o desenvolvimento sustentável económico e social. Uma parte desse montante é destinada ao desenvolvimento da pesca artesanal.
[afrol News, english]  [afrol News esp.]

Armamentos, continuação
A compra de 18 aviões de caça franceses Rafale pelo preço de 2,3 mil milhões de euros está em termos concorrenciais seriamente ameaçada pela oferta dos Estados Unidos de venda de 36 caças F-16 em segunda mão por menos de 2 mil milhões de euros. A continuar. [La Tribune/Fr]
[La Tribune/Fr] [AFP]  [Defense Industry Daily, 30-Sep-2007]

04.09.07
O prosseguimento das medidas de confiança, em particular as trocas de visitas entre as famílias de um e de outro lado do muro de defesa marroquino, e as ligações telefónicas, são postas em causa pela falta de financiamento, revela o porta-voz do Alto Comissariado para os Refugiados, Ron Redmond, durante uma conferência de imprensa realizada em Genebra.
[statement HCR]  [El Mundo, 05.09.07]

10-28.09.07, Conselho dos Direitos do Homem, Genebra, 6.ª sessão
Uma delegação que integra quatro saharauis defensores dos direitos humanos, Ahmed Hammad, Larbi Messaoud, Daha Rahmouni e Mohamed Meyara desloca-se a Genebra, Suíça. Aqueles militantes e ex-presos políticos intervêm em diversos pontos da ordem de trabalhos do Conselho e num painel intitulado « Testemunhos sobre a grave situação que prevalece no Sahara Ocidental ».
São recebidos na sede do Alto Comissariado das Nações Unidas dos Direitos do Homem pelo responsável do Departamento África do Note a quem entregam uma carta dirigida à Comissária, Senhora Arbour. [--> page spéciale com intervenções e recortes de imprensa]

10.09.07, Bolonha: Conferência sobre "Marrocos e o Sahara Ocidental : direitos do homem, autodeterminação para a paz no Magreb árabe", com a participação de Fadah Aghla Menhoum (ASVDH), de Said Sougty, membro da direcção da Associação marroquina dos direitos do homem (AMDH) e de Karin Scheele, deputada europeia, presidente do grupo parlamentar europeu de apoio ao povo saharaui, assim como de Nicola Quatrano, presidente do Osservatorio internazionale per i diritti violati.

14.09.07: Conferência sobre o desaparecimento forçado, os casos do Sahara e da Argentina, Palma de Maiorca, com a participação de Christian Viret (BIRDHSO, Genebra) e Manuel Ollé Sesé, presidente da Associação espanhola dos direitos humanos.

20.09.07, Washington, United States Institute of Peace: Conferência públiva sobre
"Western Sahara: Renewed Hope to End the Stalemate? " avec Anna Theofilopoulou et I. William Zartman. com Anna Theofilopoulou e I. William Zartman.

AJUDA HUMANITÁRIA

27.09.07
A Agência espanhola de cooperação internacional (AECI) distribui mais de 100’000 kg de carne de camelo nos campos de refugiados saharauis durante o Ramadão. Esta operação é orçada em 250’000 euros.
[Reliefweb espanol]

30.09.07
O presidente do Crescente Vermelho argelino, Haj Hamou Ben Zgair, desloca-se aos acampamentos saharauis. Em comunicado comum, "o Crescente Vermelho argelino e o Crescente Vermelho saharaui exprimem a sua profunda preocupação face às condições difíceis actuais dos refugiados saharauis e em particular o baixo stock alimentar registado devido ao PAM não ter honrado os seus compromissos para com estes refugiados que dependem essencialmente da ajuda humanitária internacional". As duas  organizações referem que os refugiados saharauis apenas receberam "44% da quota do mês de Setembro." [SPS]

SOLIDARIEDADE

04-16.09.07, Londres
"Os Saharauis: prisioneiros da História", foi o tema de uma exposição de fotografias que decorreu de 4 a 16 de Setembro no Centro dos Direitos do Homem da Amnistia Internacional em Londres. A exposição foi organizada pelo poeta e fotógrafo chileno residente em Londres, Carlos Reyes Manzo.

05-11.09.07, UNICEF
A secção da Argélia da UNICEF organizou no Colégio Desportivo de Draria (Argel) uma acção de formação para quadros do sistema de Educação Primária de crianças que vivem nos campos de Tindouf au. [SPS]

21.09.07, Jornada jurídica internacional
Uma conferência jurídica internacional sobre o conflito do Sahara Ocidental teve lugar em Madrid na presença de muitos juristas, investigadores e universitários, de Espanha, França e Itália. A conferência foi organizada pela Associação internacional dos juristas pelo Sahara Ocidental.
[Rebelion]

EM BREVE

ARTIFARITI 2007 - 10 al 27 de Octubre de 2007
http://artifariti.blogspot.com/

EUCOCO 2007 - ROMA 19-21.10.07
33e Conférence européenne de solidarité avec le Peuple Sahraoui
33th European Conference of Support To the Saharawi People
33a Conferencia Europea de apoyo al Pueblo Saharaui
NEW website: http://www.eucoco2007.org/eucoco2007/

2007  Sandblast Festival
Music, Dance, Theatre, Workshops, Photography, Paintings, Multimedia, Poetry, Films, trad. crafts, discussion Oct 18-21, 23, 29
UK Tour: Pre-festival activities (rehearsals, workshops, media): Oct 22-27
Festival period: Oct 29 - 4Nov
Locations: London, Brighton, Leeds, Whitby, Ledbury, Clun and Salusbury.
10 de Noviembre: Manifestacion de solidaridad en Madrid

INTERNET

PETITION

NEW - NOUVEAU - NUEVO BLOG

NEW - NOUVEAU - NUEVO WEB

DOCUMENTS

Elections marocaines:

Moroccan elections

Elecciones marroquies

VIDEO- FILM

CD- MUSICA

OPINIONS: http://www.arso.org/opinions/


NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

English
>> English publications on Sahara Update mailinglist: http://groups.yahoo.com/group/Sahara-update/messages

Castellano
>> Revista de la prensa en español http://es.groups.yahoo.com/group/revista-de-prensa-sahara-occidental/messages
>>Artículos y reportajes sobre el Sáhara Occidental en Espacios europeos: http://www.espacioseuropeos.com/saharaoc.aspx

Italiano

Deutsch

Catala

Português

Svensk


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]