SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS 2007

original:frances

SEMANAS 17 - 18
22.04. - 05.05.07
 

RASD

24-28.04.07
O Secretário-Geral do Partido Comunista sul-africano (SACP em inglês), Blad Nzimande, realiza uma visita de solidariedade à República saharaui. Reafirma que "o seu país rejeita de forma categórica a proposta de autonomia apresentada por Marrocos, e exprime o seu apoio incondicional ao direito do povo saharaui à autodeterminação e à independência".
[read the interesting statement/analysis]

30.04.07, diplomacia
O novo embaixador saharaui na Bolívia, El Haj Ahmed, apresenta em La Paz, as suas cartas credenciais ao Presidente da República boliviana, Evo Morales, na sua qualidade de embaixador da República saharaui junto do Governo da República da Bolívia, com residência na capital venezuelana, Caracas. [SPS]

02.05.07, Mauritânia
El Khalil Sidi Mhamed, ministro dos territórios ocupados e da diáspora, é recebido em Nouakchott pelo Presidente mauritano, Sidi Ould Cheikh Abdallahi. "Viemos felicitar o novo Presidente mauritano pela sua eleição democrática à suprema magistratura deste país irmão e felicitar todo o povo mauritano por esta mudança decisiva na história do seus país", declarou. Khalil anuncia que o próximo aniversário da Frente Polisario (20 de Maio) será celebrado em Mijek, nos territórios libertados saharauis, junto das fronteira mauritana. [SPS]

TERRITÓRIOS OCUPADOS E SUL DE MARROCOS

As últimas semanas foram marcadas por uma série de detenções de jovens saharauis em El-Ayoun. A 20 de Abril três alunos de um liceu são detidos, no dia seguinte foram sete e no dia posterior mais três. Todos são interrogados, maltratados e libertos após várias horas. Em Bojador, a 27 de Abril, uma manifestação que protesta contra o projecto de autonomia é brutalmente reprimida, vários manifestantes são detidos e espancados.
Registam-se também greves da fome, como a que desencadeou o preso político saharaui Abdallahi Hassan, hospitalizado a 23 de Abril. Ele havia protestado na prisão de Tiznit, contra as condições de detenção a que estava sujeito. Um ex-preso político saharaui, El Bellaoui Hamadi, realiza uma greve da fome diante do parlamento de Rabat a favor da independência do Sahara Ocidental e para protestar contra a proibição a que está sujeito de regressar ao território saharaui. [SPS]

25.04.07, nova organização de defesa dos direitos humanos
É formado um comité encarregado da preparação da assembleia geral constitutiva do CODESA, o Colectivo dos defensores saharauis dos direitos humanos.
[communiqué] [statement]

Repressão
Prosseguem as intimidações contra o sindicalista saharaui Sid Ahmed Eddia, porta-voz dos antigos operários saharauis de Fosboucraa, cujas opiniões independentistas são conhecidas. Por instigação de Hamdi Ould Errachid, vice-presidente do conselho municipal de El-Ayoun e irmão do presidente do CORCAS, as autoridades tentam por todos os meios, incluindo a violação de domicílio, expropriar Sid Ahmed Eddia, sob o pretexto de implantar uma universidade nas suas terras. [corr.]

Reivindicações
No dia 18 de Abril trabalhadores saharauis de Fosboucraa participam numa concentração diante da sede da empresa fosfateira em El-Ayoun, reivindicando junto com os colegas marroquinos o respeito pelos seus direitos.
Oito técnicos saharauis, que trabalham para a Fosboucraa, anunciam desencadear uma greve de fome de 24 horas no dia 8 de Maio. Protestam contra a discriminação de que são alvo pelo facto de serem saharauis.

1.º de Maio de 2007
Muitos saharauis participam nas manifestações do 1.º de Maio denunciando os atentados aos direitos humanos e reivindicando a libertação dos presos políticos, bem como o direito à autodeterminação e à independência. Em El-Ayoun e Bojador a polícia prende vários jovens saharauis enquanto que em Goulimine a intervenção policial faz seis feridos.
[manifestacion El Aaiun]

RECURSOS NATURAIS

20.04.07, pesca
Três barcos de pesca espanhóis começam a pescar em águas territoriais saharauis, ao abrigo da aplicação do acordo entre Marrocos e a União Europeia. [AP, 23.04.07]

21.04.07, petróleo
No seguimento de um encontro de coordenação realizado em Londres entre a RASD e oito companhias que firmaram contratos de exploração petrolífera com a República saharaui, Kamal Fadel, responsável pela coordenação com as companhias petrolíferas, apela ao governo e ao povo britânicos a não perder de vista que os seus "interesses no Sahara Ocidental são tributários de uma solução justa e definitiva da causa saharaui, conforme a legalidade internacional e o direito dos saharauis à autodeterminação e à independência". As oito companhias celebraram a 27 de Março de 2006 contratos  de prospecção petrolífera e de gás com a RASD.

REFERENDO

21.04.07, Itália
O partido dos Democratas de esquerda « Democratici di  Sinistra », reunido em congresso, apela à descolonização do Sahara Ocidental através de um referendo de autodeterminação ao povo saharaui e insiste sobre o respeito por parte de Marrocos dos direitos humanos nos territórios ocupados. O partido "Democracia e Liberdade – La Margherita" fez o mesmo, assim como o partido dos comunistas italianos (PDCI) a quando da realização dos seus respectivos congressos.

22.04.07
O Partido dos jovens liberais europeus LYMEC pede que a União Europeia e os seus países membros reconheçam a RASD.
[statement - english translation by the Norwegian Support Committee for Western Sahara]

22.04.07, Noruega
O Partido Socialista de Esquerda (SV), membro do governo norueguês, pede que a Noruega reconheça a RASD.
[déclaration]  [norsk]
 

27-29.04.07, Austrália
O Partido australiano dos trabalhadores (ALP) adopta uma resolução apoiando o direito do povo saharaui à autodeterminação e à independência, no termo da sua 44.ª Conferência anual.

Conselho de Segurança - preliminares
Antes das deliberações do Conselho de Segurança relativamente ao prolongamento do mandato da MINURSO e o exame das novas propostas apresentadas pelas partes, as declarações multiplicam-se, as iniciativas diplomáticas e o trabalho de lobi intensificam-se.

Frente Polisario
A Frente Polisario tem "grandes esperanças, face aos primeiros apoios expressos pela maioria dos membros do Conselho de Segurança da ONU, mas também por muitos países e organizações regionais e internacionais", que o Conselho de Segurança das Nações Unidas adopte a 27 de Abril próximo, uma resolução que reafirme o direito do povo saharaui à autodeterminação, declara em Nova Iorque, Mhamed Khadad, encarregado das relações com a MINURSO. "A Frente Polisario está pronta a negociar sob os auspícios das Nações Unidas. Reiteramos a nossa disposição de dar a palavra ao povo saharaui para que ele se pronuncie livremente sobre a tripla opção de independência, autonomia ou integração em Marrocos e nós empenhar-nos-emos em respeitar a sua escolha". [21.04.07]

Marrocos
Uma delegação de ministros marroquinos, acompanhados pelo presidente do CORCAS, desloca-se aos EUA para encontros com membros do Conselho de Segurança.

Argélia
"A França e os EUA adoptaram uma posição alinhada com a posição marroquina sobre o Sahara Ocidental", afirma Abdelkader Messahel, ministro delegado encarregado dos Assuntos magrebinos e africanos. A "Argélia lembrou a esses dois países que fazem parte do número de Estados responsáveis pela manutenção da paz no mundo", afirma numa entrevista concedida ao diário Al-Khabar. [23/04/2007, SPS]
O embaixador da Argélia nos EUA, Amine Kherbi, é recebido na Casa Branca por Elliott Abrams, conselheiro adjunto do Presidente Bush para os Assuntos de Segurança Nacional, encarregado da Estratégia e da democracia global. O encontro, que teve como tema a questão do Sahara Ocidental, decorreu na presença do assistente do sub-secretário de Estado adjunto para o Próximo Oriente e a Península Árabe, Gordon Gray. [25.04.07]

EUA
"Após vários meses de preparação e trabalho, Marrocos apresentou uma iniciativa que nós examinámos e que estimamos séria e responsável", declara Gordon Gray à Al-Jazeera no dia 24 de Abril. Cerca de meia centena de membros do Congresso americano dirigem uma carta a Georges W. Bush defendendo o direito à autodeterminação do povo saharaui. Dois dias mais tarde, 170 membros da Câmara baixa fazem o mesmo defendendo a solução marroquina de autonomia.
[letter 24.04.07]  [letter 26.04.07]
[Sur le lobbying pro-marocain aux Etats-Unis lire:  Save Freedonia, Ian Williams, The Guardian (UK), May 1, 2007]


União Europeia
O ministro federal alemão e presidente do Conselho da União Europeia(UE), Franck-Walter Steinmeier, reafirma a posição de apoio da União a um processo de resolução do conflito saharaui no quadro da legalidade internacional. [25 de Abril de 2007]

Conselho de Segurança

27.04.07, sessão sobre o Sahara Ocidental
As consultas do Conselho sobre o relatório Secretário-Geral prosseguem com uma cerrada discussão em torno do projecto de resolução, cuja votação é adiada para o dia 30 de Abril devido a divergências de ponto de vista. O projecto tinha sido elaborado pelo grupo dos amigos da questão do Sahara Ocidental (Estados Unidos, França, Espanha, Rússia e Grã-Bretanha). Os EUA, a França e a Espanha propuseram o projecto de autonomia marroquina como base de negociação entre as partes, contra a opinião da Rússia e da Grã-Bretanha.
O projecto de resolução é muito emendado no decorrer do debate e consultas aos peritos, acabando por voltar a afirmar o princípio do direito à autodeterminação como base de qualquer solução para o conflito. A África do Sul e o Panamá apoiaram com vigor a necessidade de um igual tratamento às propostas saharaui e marroquina.

30.04.07, Resolução S/RES/1754
[français [English] [espanol]
O Conselho de Segurança adopta por unanimidade a resolução definitiva e prorroga até 31 de Outubro de 2007 o mandato da MINURSO. O Secretário-Geral deve apresentar um primeiro relatório dentro de dois meses.
O Conselho reafirma a «sua vontade de ajudar as partes a encontrar uma solução política justa, duradoura e mutuamente aceite que permita a autodeterminação do povo do Sahara Ocidental no quadro dos disposições, princípios e objectivos enunciados na Carta das Nações Unidas (...),
- tomando em consideração a proposta marroquina(...) e felicitando os esforços sérios e credíveis feitos por Marrocos para fazer avançar o processo com vista a uma solução, tomando igualmente em consideração a proposta da Frente Polisario (..),
- Pede às partes para se empenharem em negociações de boa fé sem condições prévias tendo presentes os desenvolvimentos dos últimos meses, com vista a encontrar uma solução política justa, duradoura e mutuamente aceite que permita a autodeterminação do povo do Sahara Ocidental».

Reacções

RASD
Mhamed Khaddad sauda a decisão do Conselho, que «consagra de maneira solene o direito à autodeterminação do povo saharaui como a única via sobre a qual deve assentar a solução justa e definitiva do conflito do Sahara Ocidental». «A Frente Polisario  aceita de forma solene participar, sem condições prévias e sob os auspícios das Nações Unidas, nas negociações directas com a Potência ocupante, o Reino de Marrocos, com vista a encontrar uma solução política mutuamente aceite que assegure a autodeterminação do povo do Sahara Ocidental », acrescenta.
[Déclaration]

Marrocos
Marrocos "acolhe muito favoravelmente a resolução do Conselho", declara o ministro marroquino delegado para os Negócios Estrangeiros, Taieb Fassi Fihri. A prioridade é pois concedida a negociações úteis, sérias e imediatas na base dos esforços de Marrocos, afirma.

Argélia
"A Argélia acolhe com satisfação a adopção, no dia de hoje, pelo Conselho de Seguranças das Nações Unidas de uma resolução que reafirma que a solução da questão do Sahara Ocidental reside na satisfação do direito à autodeterminação do povo desse território. [communiqué MinAE]

EUA
O embaixador dos Estados Unidos Zalmay Khalilzad sauda o facto de as duas partes terem aceitado negociar.
 
Grã-Bretanha
"Saudámos os esforços credíveis desenvolvidos por Marrocos", afirma aos Media o embaixador britânico. "O que nós queremos ver agora são negociações directas" entre as partes, acrescentou.

Espanha
O governo considera que a resolução adoptada coincide plenamente com a posição defendida pelo chefe do Executivo, Zapatero. O ministério dos Negócios Estrangeiros, por seu lado, exprime a sua satisfação e a sua prudente esperança de que um diálogo possa iniciar-se.
[Nota de prensa Presidenca del gobierno]

França
A França saúda a adopção da resolução:«após anos de statu quo, uma nova dinâmica é assim desencadeada depois de Marrocos, cujos esforços foram descritos como sérios e credíveis pelo Conselho de  Segurança das Nações Unidas, ter apresentado um plano de autonomia construtivo e útil. A França faz votos de que ao tomarem em conta estes novos desenvolvimentos, assim como o convite do Conselho, as partes saberão reatar a negociação, de boa fé, sem pré-condições e no respeito pelos princípios das Nações Unidas».
[Min AE, 30.04.07]

03.05.07
Segundo o representante saharaui na ONU Ahmed Boukhari, são esperados na região, em meados de Maio, emissários do Secretário-Geral das Nações Unidas, com o objectivo de definir as condições e o local das conversações entre Marrocos e a Frente Polisario conforme a resolução. Boukhari afirma ainda que estas negociações devem incidir sobre a organização do referendo de autodeterminação, de que a Polisario aceitou "as três opções possíveis: integração em Marrocos, autonomia ou independência". Rabat, segundo ele, " eliminou duas, conservando apenas a opção de autonomia". "A linha vermelha (destas negociações) para a Polisario e a comunidade internacional é que a questão da soberania e do futuro do Sahara Ocidental é um direito inalienável do povo saharaui. Nem Marrocos, nem a Polisario podem decidir substituindo-se ao povo saharaui", afirmou. [AFP]

SOLIDARIEDADE

Palmares FISAHARA 07, IV Festival Internacional de Cine del Sáhara
Primer premio Compartido por:
- Hacia el mundo con tus ojos (Astrid Oster, España 2006)
- Azur y Asmar (Michel Ocelot, Francia-Italia-España 2006)
Menciones
- El rumor de la arena (Jesús Prieto y Daniel Iriarte, España 2006)
- Reenvío de llamada (Omar Zamou, Argelia)
- Viva Cuba (Juan Carlos Cremata e Iraida Malberti, Cuba - Francia 2005)

221.04.07, Genebra
O representante da Frente Polisario na Suíça apresentou uma exposição sobre a questão saharaui durante uma conferência-debate, sobre o tema «Experiências das lutas pelo direito à livre determinação dos povos», que se realizou no Instituto Universitário de Estudos do Desenvolvimento, em Genebra, por iniciativa da Comunidade de sindicatos da República e do Cantão de Genebra, bem como de várias Organizações não governamentais.

23.04.07
Os trabalhadores saharauis em França exprimem através de comunicado a sua recusa do projecto marroquino de autonomia e exigem a realização de um referendo de autodeterminação. [communiqué]

24-26.04.07
Zahra Ramdane, membro do bureau executivo da União nacional das mulheres saharauis, participa na conferência internacional "Mujeres del Mundo" em Tenerife, onde aborda "o papel e os desafios das mulheres saharauis".

25.04.07
A Espanha concendeu num ano 27'250 vistos a crianças saharauis que vêm passar férias no país. [Servimedia, 25.04.07]

25.04.07
A Universidade Autónoma da Cidade do México organiza a jornada de solidariedade com a República Árabe Saharaui Democrática.

27.04.07, México
Ante más de un centenar de personalidades mexicanas y diplomáticos acreditados en México, fue presentado el premier mundial  ¡Sahara Libre!, un documental de Carlos Najera Ubaldo. La presentación fue a cargo del Luís Magaña profesor de sociología en la Universidad Veracruzana y Ahmed Mulay Ali Ministro Consejero Encargado de Negocios saharaui en México.

1.º de Maio de 2007
Os comités de apoio ao povo saharaui fazem-se representar em diversas manifestações organizadas em Berna e Bâle (Suíça).
Em Paris, cerca de cinco dezenas de saharauis desfilam na manifestação do 1.º de Maio.

04.05.07, Western Sahara study day at the University of Leeds
A study day about the present and future of Western Sahara was organized  by the Department of Spanish, Portuguese and Latin American Studies of the University of Leeds. Entitled "Between War and Diplomacy: New Perspectives for the Western Sahara Conflict," the study day, third of the kind, has been conducted by international researchers and academics specializing in the Western Sahara question.

EM BREVE

7 al 10 de mayo 2007, Jornadas de las universidades madrileñas
Tiempo de soluciones para el Sahara Occidental
--> mas info y inscripciones: http://www.uam.es/otros/uamsolidaria/ o http://www.uam.es/otros/uamsolidaria/jornadas_sahara_mayo2007.pdf

Del 7 al 11 de Mayo, Centro Cívico Juan de la Cierva, (Plaza de las Provincias), Madrid: ROSTROS DEL SÁHARA. Concejalia de Cooperación Internacional, C/ Madrid nº 10 - 1ª planta, 28901Getafe. Teléfono: 91 2027964. Correo Electronico: cooperación.internacional[at]ayto-getafe.org

12.05.07, Italia
Sit in davanti all’Ambasciata del Regno del Marocco di Roma, Sabato 12 maggio 2007 dalle ore 10.30 alle ore 13.00. (cinziaterzi[at]libero.it).

INTERNET

Nouveaux sites en arabe:
http://www.sahara-occidental.net
http://www.hamada2006k.jeeran.com/
Nuevo blog:
Sahara, emergencia humanitaria Alicante: http://www.ayudasahara.com

Video

Best of blogs

Documents

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français
>> Revue de la presse internationale francophone http://fr.groups.yahoo.com/group/revue-de-presse-sahara-occidental/messages


English
>> English publications on Sahara Update mailinglist: http://groups.yahoo.com/group/Sahara-update/messages

Castellano
>> Revista de la prensa en español http://es.groups.yahoo.com/group/revista-de-prensa-sahara-occidental/messages

Italiano

Deutsch

Norsk

 


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]