SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS 2006

original:frances

SEMANAS 19-20

07.05.-20.05.06

 

RASD

08.05.06
A República saharaui subscreveu, em Addis-Abeba, a convenção sobre a prevenção e a luta contra o terrorismo adoptada pela União Africana. [SPS]

10.05.06
Presidente saharaui, Mohamed Abdelaziz, assistiu às cerimónias de investidura do presidente ugandês, Yoweri Museveni. Este reafirmou "o apoio de princípio" do seu país ao direito do povo saharaui à autodeterminação e à independência. [SPS]

13.05.06,
Durante uma visita de trabalho do presidente saharaui à Etiópia, Meles Zenawi, primeiro-ministro daquele país africano, reiterou o apoio do seu pais à RASD e a sua posição de princípio a favor de uma solução justa para o " último caso de descolonização em África". [SPS]

20.05.06, Frente Polisario, 33.º aniversário do desencadeamento da luta armada.

TERRITÓRIOS OCUPADOS E SUL DE MARROCOS

08.05.06, El Ayoun
Nem mesmo as crianças são poupadas pela polícia. Mohamed Ali Mohamed e Najem Mohamed Ahmed Salem, nascidos em en 1995, foram detidos e maltratados na viatuta da polícia e no comissariado. Os polícias queriam saber quem distribuia bandeiras saharauis. [Crianças vítimas de violências policiais] [
Enfants victimes des violences policières]

09.05.06, prisão de Inzegane
Lihmam Salama, preso de direito comum condenado a uma pena de 10 anos de prisão, inicia uma greve da fome juntamente com outros presos desde o fim de Abril. Os presos consideram ter sido condenados em virtude da sua origem saharaui.

Dez presos políticos saharauis da mesma prisão recusaram tomar alimentos durante 24 h. por ocasião do aniversário da fundação de Frente Polisario e transmitiram na ocasião uma mensagem de felicitação à organização.

10.05.06, aniversário da fundação da Frente Polisario
Realizam-se manifestações nos centros escolares de El Ayoun, Smara, Dakhla, Bojador. Distribuição de panfletos em todas as cidades do Sahara Ocidental e do Sul de Marrocos. Em El Ayoun é assinalada a detenção de vários ex-presos assim como a expulsão de 26 estudantes dos colégios Lemsala, Al-lal Ben Abdala e Lisana Eddine Ibnou Khattib, pelo facto de estarem vestidos com as vestes tradicionais saharauis. Em Dakhla, as autoridades suspenderam a ordem de licenciamento para abrir cybercafés.

10.05.06, Espanha
O Conselho geral da Ordem dos Advogados de Espanha (CGAE) denunciou a manutenção de detenção de 14 militantes saharauis dos direitos do homem nas prisões marroquinas e '' a continuação das agressões da polícia marroquina contra os presos libertados, assim como de detenções arbitrárias ''. Existem ainda 14 presos políticos saharauis nas prisões de El Ayoun (dois), Inzegane (10) e Aït Melloul (dois). [SPS].

12.05.06
Smara: Manifestação contra a presença marroquina por ocasião do acolhimento das famílias vindas dos acampamentos de refugiados. A polícia faz cinco detenções.
Bojador: Manifestação de jovens e estudantes, a bandeira saharaui flutua nos telhados de alguns estabelecimentos escolares. A 14, os alunos Safia Sidi Brahim Khaya e Manna Sidi Brahim Khaya são presos no liceu Omar Ben Alkhattab.
Tantan: A associação saharaui dos pescadores empregados pela Omnium marocain de pêche OMP, propriedade do rei, organizam uma concentração para exigir o pagamento dos seus salários.
Em M'hamid elGhizlan nova concentração diante da sede administrativa em reivindicação pelo respeito dos direitos humanos. As cores nacionais saharauis são içadas em várias casas e edifício governamentais, assim como na entrada da cidade em celebração do 33.º aniversário da constituição da Frente Polisario. [SPS]

15.05.06, prisão de Aït Melloul
Lahcen Abdallahi, preso político em greve da fome desde 27 de Março, decidiu suspender a sua forma de luta dado ter obtido certos direitos reconhecidos aos presos políticos. Mantém o seu processo contra o director da prisão, responsável pelos maus tratos a que foi sujeito. O presidente saharaui M. Abdelaziz interveio a seu favor junto do secretário-geral da ONU.

15.05.06, El Ayoun
Detenção e maus tratos infligidos a alunos saharauis no colégio El Ayoun III. Polícias estão constantemente estacionados diante dos estabelecimentos escolares, penetrando por vezes nos seus pátios ou mesmo nas salas de aula para atacarem os alunos saharauis. Sucedem-se manifestações em várias ruas e detenções para interrogatório.

14-23.05.06, Visita de uma delegação do Alto Comissariado para os Direitos do Homem da ONU

Desde há anos que as organizações de defesa dos direitos humanos no Sahara Ocidental reclamavam a constituição de uma comissão de inquérito sobre as violações dos direitos humanos no território. No seu relatório de 13.10.05 (S/2005/648), Kofi Annan dizia-se "preocupado" e evocava uma possível intervenção do ACDH. Uma missão prevista para se deslocar à região em Novembro foi adiada por diversas vezes por interferência de Marrocos, enquanto que o presidente Abdelaziz reiterava, uma vez mais, o pedido de inquérito em 28.03.06.

Esta primeira missão exploratória, que se desloca a Marrocos, ao Sahara Ocidental e aos acampamentos de refugiados de Tindouf, tem por objectivo examinar a situação dos direitos humanos a fim de formular recomendações e um relatório de acompanhamento a Louise Arbour, Alta Comissária.

A delegação é constituída por Christophe Girod (que preside à delegação, antigo delegado do CICV), a senhora Karin Lucke, coordenadora pelo Mundo Árabe e por Roueida El Hage, encarregada pela África do Norte.

ANTES DA VISITA

O intuito das autoridades de ocupação era impedir toda e qualquer manifestação independentista através do deslocamento de um grande número de forças da ordem, de repressão, intimidação, manipulação e dissuasão.

Os diferentes corpos de segurança marroquinos foram reforçados, 7000 agentes deslocados à paisana ou envergando trajes tradicionais saharauis. As escolas e os bairros de população predominantemente saharaui foram particularmente visados. Destacamentos militares foram deslocados para diversos pontos estratégicos.

Trajes tradicionais saharauis foram distribuídos aos colonos marroquinos por contra-manifestantes pro-marroquinos. As autoridades prepararam para a missão um programa muito sobrecarregado de encontros com diversos organismos políticos locais e regionais, membros do CORCAS, associações de transfugas, etc.

Casos de pressões e intimidação: o pai de um dos 15 desaparecidos de Dezembro passado após uma tentativa de emigração, foi avisado que os desaparecidos estão nas mãos das autoridades e que serão libertados se nenhuma manifestação se realizar. Os empregados filiados no sindicato da société Fos-Bucraa, que pretendiam manifestar-se perante a comissão da ONU, foram surpreendidos pela decisão da administração marroquina, que lhes "prometeu" a solução dos seus problemas no caso de não "se manifestarem".

A VISITA

15-16.05.06, Rabat
Encontro como secretário-geral do Conselho consultivo dos direitos humanos CCDH, Mahjoub el Haiba, com deputados e personalidades activas no domínio dos direitos humanos, assim como com o presidente do Conselho real consultivo para os Assuntos Saharianos (CORCAS).

17-19.05.06, El Ayoun
A delegação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos do Homem pôde ouvir várias ONG saharauis que denunciaram as violações dos direitos humanos no Sahara Ocidental : o Comité saharaui contra as violações graves dos direitos humanos cometidas pelo Estado marroquino, dirigido por Brahim Dahane, de que três membros - Bachir Lekhfaounni, Daha Rahmouni e Mohamed Fadel El Hairech foram interrogados após o termo da audição, o Comité das famílias dos desaparecidos saharauis, presidido por Jimi El Ghalia, que entregou à comissão uma lista nominativa de 116 desaparecidos saharauis, o Comité para a autodeterminação do povo saharaui, dirigido pelo prémio Rafto 2002 dos direitos humanos, Sidi Mohamed Daddach, a Associação das famílias dos mártires nos comissariados de polícia marroquinos, o Comité para a protecção dos presos políticos saharauis na Prisão negra, o Colectivo dos Defensores dos Direitos do Homem Saharauis, a Associação das vítimas da tortura de Smara, dirigida por Naciri Ahmed, que relatou "a carnificina que teve lugar a 26 de Marco durante a recepção de um preso político saharaui», a secção Sahara do Forum Vérité et Justice, presidida por Moutik Lahoussine e outras.

Durante as audições de 17 de Maio, as forças de repressão marroquinas, fardadas ou à paisana, armadas de matracas, intervieram contra cidadãos saharauis que se manifestavam pacificamente no bairro Maatallah, reclamando o direito do povo saharaui à autodeterminação. Uma contra-manifestação de "cidadãos marroquinos", brandindo retratos do rei bandeiras nacionais marroquinas teve lugar em simultâneo. 18 pessoas foram interrogadas entre as quais cinco ex-presos políticos, foram feridas muitas pessoas entre as quais duas seriamente. [ fotos I + fotos II ]

Num vídeo amador captado a 17 de Maio de 2006 em El Ayoun, é possível ver de forma clara civis, armados de matracas, colaborar com os agentes fardados para afastar os saharauis das ruas. É possível ver também pessoas usando os trajes tradicionais saharauis colaborar com os agentes em uniforme, a utilização pela polícia de viaturas civis e a intervenção impressionante das forças de polícia. [à télécharger]

O Presidente da República saharaui pediu ao Seretário-geral da ONU, Kofi Annan, a sua intervenção "urgente" para "proteger os cidadãos civis saharauis" nos territórios ocupados do Sahara Ocidental. [SPS] O BIRDHSO , Bureau International pour le Respect Des Droits Humains au Sahara Occidental lançou um apelo urgente ao ACDH [doc Word] [PDF] [trad Italiano PDF ]

A 18 de Maio a missão deslocou-se à Prisão negra e ao Hospital Hassan II.
Segundo Ali Salem Tamek, a delegação da ONU foi impedida pelas autoridades marroquinas de fazer o seu trabalho de investigação. A delegação não pôde ver os feridos no hospital. Na Prisão negra, os membros da missão não puderam avistar-se com os presos saharauis. A fim precaver qualquer eventualidade, segundo ainda Ali Salem, as autoridades marroquinas tinham transferido na noite de 17 para 18 cerca de duas dezenas de presos para outras prisões de Marrocos. [
El Watan , 20.05.06]

As autoridades marroquinas proibiram os representantes do Colectivo dos Defensores Saharauis dos Direitos do Homem de se encontrar de novo com a missão, muito embora a reunião estivesse já aprazada. [carta ao ACDH]

As autoridades locais e regionais, as associações pro-marroquinas e de transfugas ocuparam o resto do dia da missão que deixou El Ayoun ao fim da tarde de 19.05 para chegar a Tindouf no dia seguinte, 20.05.06 [--> Info] [revista da imprensa Sahara Info] [SPS]

RECURSOS NATURAIS

Exportação ilegal de fosfatos, continuação
Fevereiro de 2005: o navio Pontoporos (IMO no 8318609) pavilhão cipriota chega a Barranquilla, na Colômbia, com 15 000 toneladas de fosfatos de El Ayoun. Agente: Bulk Maritime Agencies Ltd.
Abril de 2005: o navio Meta (IMO no 860830) pavilhão maltês chega a Barranquilla com 15 000 toneladas de fosfatos de El Ayoun. Agente: Bulk Maritime Agencies Ltd.
Maio de 2005: o navio Zefyros Breeze (IMO no 8103200) de Hong Kong, chega a Barranquilla com 15 000 toneladas de fosfatos de El Ayoun. Agente: Bulk Maritime Agencies Ltda.
Julho de 2005: o navio grego Vessel Oriental (IMO no 9127629), chega a Barranquilla com 15 831,17 ton. de fosfatos de El Ayoun. Agente: Bulk Maritime Agencies Ltd.

16.05.06, Acordo de pesca UE-Marrocos
O Parlamento europeu aprovou, por 409 votos a favor, 197 contra e 79 abstenções, o acordo de pesca com Marrocos. A Espanha é o principal beneficiário, já que recebe 100 das 119 licenças de pesca, em particular a Andaluzia e as Ilhas Canárias. As emendas que rejeitavam a inclusão das águas territoriais saharauis no acordo foram recusadas, salvo a que prevês que «a contrapartida financeira da Comunidade europeia (144 milhões de euros repartidos em quatro anos), seja utilizada para o desenvolvimento das populações costeiras de Marrocos e do Sahara Ocidental». Embora o acordo tenha sido votado no termo de "um forcing hispano-francês, ele não foi aceite por três grupos (GUE/NGL, Verdes/ALE, UEN), assim como por vários socialistas e conservadores. Foi constituído um comité acompanhamento para verificar se as populações locais irão beneficiar do dito acordo. O Conselho de ministros deveria aprovar o acordo a 22 de Maio.

A coligação de activistas "Pêchez ailleurs" advertiu a Comissão Europeia de que se arrisca a processos judiciais nos tribunais europeus se o acordo de pesca for aprovado sem a exclusão do território ocupado.[L'Union Européenne vote en faveur du pillage du poisson sahraoui, Communiqué de presse, Campagne «Pêchez ailleurs!», 16.05.06]. [dossier]

16.05.06
Mohamed Sidati, ministro delegado para a Europa, exprime a sua profunda indignação e qualifica de "grave e trágico erro" a inclusão das águas territoriais saharauis no acordo. Qualifica de "sem validade, efeito ou valor", a "operação de saque internacional" que o governo espanhol favoreceu e para a qual se mobilizou amplamente. Sidati anuncia que o seu governo tudo fará para inviabilizar o acordo. [
Déclaration] [Declaracion]

17.05.06
O intergrupo do Parlamento europeu para o Sahara Ocidental, após a adopção pelo Parlamento do acordo de pesca, pergunta-se como se poderá garantir que os benefícios do acordo venham a ser distribuídos à população saharaui, quando esta está cortada em duas através de um muro e que tem o seu país ocupado ilegalmente. O intergrupo coloca a questão à Comissão e ao Conselho e exige, que todo e qualquer acordo de cooperação com Marrocos, inclua o respeito pelos direitos humanos e o reconhecimento do direito à autodeterminação do povo saharaui. [
Declaracion].

REFERENDO

10.05.06, Parlamento alemão
Gernot Erler, ministro adjunto dos Negócios Estrangeiros, respondendo a questões perante o Bundestag, reafirmou que o governo alemão continuará a sua politica de apoio "intensivo" aos esforços da ONU para que seja encontrada uma solução pacífica do conflito do Sahara Ocidental. O ministro acrescentou que, se as partes do conflito "desejarem que nós ofereçamos de novo [os nossos] bons ofícios, fá-lo-emos de boa vontade". [siehe
Stenogr. Bericht Seite 2853]

MAROC

MARROCOS

08.05.06, Rabat
Joumani Najem, estudante saharaui na universidade de Rabat fica gravemente ferido e um motorista de táxi é morto durante um acidente de viação na estrada de Al Irfane. Um milhar de estudantes das cidades universitárias de Souissi I e II, tanto saharauis como marroquinos, protestaram contra a insegurança nesta estrada, o que desencadeou a intervenção das forças anti-motins, que investiram contra as cidades universitárias durante várias horas. Muitos foram os quartos de estudantes invadidos e saqueados. 34 estudantes saharauis ficam feridos, entre os quais um gravemente, Bachir Mayara. Este jovem foi atirado de um quarto andar de um edifício, o que lhe provocou diversas fracturas.

Em comunicado, os estudantes afirmam que esta "bárbara intervenção" das forças de segurança marroquinas procura "prevenir eventuais manifestações que os estudantes saharauis possam vir a realizar em comemoração da constituição da Polisario ou do primeiro aniversário da Intifada da independência. [SPS]

18.05.06, Agadir
Manifestação pacífica de estudantes saharauis, selvaticamente reprimida. Registam-se vários feridos e manifestantes presos.

ARGÉLIA

07.05.06
O coronel Ely Ould Mohamed Vall, chefe da junta no poder na Mauritânia, de visita à Argélia, ao referir-se ao Sahara Ocidental, afirmou que a Mauritânia reafirma o seu apoio aos esforços despendidos pelas Nações Unidas para chegar a uma solução definitiva satisfatória para todas as partes.

ESPANHA

08.05.06 Visita de Aminatou Haidar a Espanha (continuição)
Durante uma conferência de imprensa na sede da Comissão espanhola de ajuda aos refugiados (CEAR), Aminetou Haidar denunciou as ''graves violações'' dos direitos do homem cometidas nos territórios ocupados pelas autoridades marroquinas. Afirmou que a sua visita a Espanha visa um duplo objectivo. Agradecer à sociedade espanhola a '' sua nobre solidariedade e o seu apoio indefectível à causa saharaui '' e '' sensibilizá-la e informá-la sobre a dramática situação '' vivida nos territórios saharauis ocupados. '' Desejamos que a sociedade espanhola faça pressão sobre o seu governo " par que este apoie claramente o direito à autodeterminação ", afirmou. '' Este apelo dirige-se igualmente à França, cuja política constitui um obstáculo à paz no Sahara Ocidental". A militante saharaui sublinhou que o '' plano de autonomia '' para o Sahara Ocidental anunciado por Rabat é um ''projecto nado-morto'', '' totalmente rejeitado pelo povo saharaui ''. [SPS]

Aminatou Haidar recebeu em Madrid o 5.º Prémio Juan Maria Bandres para a defesa do direito de asilo e a solidariedade para com os refugiados, atribuído pelo CEAR. ''Através deste prémio, a CEAR e a sociedade civil espanhola no seu conjunto, dirigem uma mensagem profunda de condenação das violações dos direitos humanos que são perpetrados pela ocupação marroquina no Sahara Ocidental. É também uma homenagem à luta e aos sacrifícios do povo saharaui, em particular às suas mulheres'', declarou. [SPS]

Durante a sua estada em Madrid, Aminatou Haidar foi recebida pelo chefe do gabinete dos direitos humanos do ministério dos Negócios Estrangeiros e por responsáveis de partidos políticos. Aminatou Haidar prosseguiu o seu périplo na península Ibérica pela Catalunha, País Basco e Andaluzia. NO dia 21 estará em Valência. Durante a sua viagem, a senhora Haidar foi recebida por vários parlamentos regionais, câmaras municipais, associações de defesa dos direitos humanos e de solidariedade com o povo saharaui.

DIREITOS HUMANOS

09.05.06, ONU - Conselho dos direitos humanos
Marrocos foi eleito para o novo Conselho dos direitos do Homem da ONU.

18.05.06, Parlamento europeu
O Parlamento europeu aprovou uma emenda do grupo GUE/NGL ao Relatório relativo aos direitos do homem no mundo (rapport Howitt, A6-0158/2006) no qual «lembra a sua resolução de 27 de Outubro de 2005 sobre os direitos do homem no Sahara Ocidental; felicita-se pela libertação de presos políticos saharauis pelas autoridades marroquinas mas denuncia o prosseguimento das violações dos direitos do homem contra a população saharaui; pede a protecção da população saharaui e o respeito pelos seus direitos fundamentais, nomeadamente a liberdade de expressão, de movimento e de manifestação; renova o seu pedido de solução justa e duradoura do conflito do Sahara Ocidental, fundada no direito à autodeterminação do povo saharaui, em conformidade com as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança, nomeadamente a resolução 1495.» [-->
Communiqué Mohamed Sidati]

EM BREVE

MARIEM HASSAN - PRÓXIMOS CONCIERTOS:
28 mayo: Festival Mundumira, Oñati
09 junio: Pamplona
23 junio: Rivas Vaciamadrid, Madrid II Foro Mundial para las Migraciones
08 julio: Parla, Madrid
14 julio: Gandía, Alicante
21 julio: Vilanova I la Geltrú, Barcelona
23 julio: Festival Colours, Ostrava (República Checa)
29 julio: Festival de Sintes (Portugal)

INTERNET

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

Revue de la presse internationale francophone http://fr.groups.yahoo.com/group/revue-de-presse-sahara-occidental/messages

English

English publications on Sahara Update mailinglist: http://groups.yahoo.com/group/Sahara-update/messages

Castellano

Revista de la prensa en español http://es.groups.yahoo.com/group/revista-de-prensa-sahara-occidental/messages

Italiano

Attualità in italiano: El Ouali Bologna + Radio for Peace

Deutsch


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]