SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS 2006

original:frances

SEMANAS 07 - 08

12.02. - 25.02.06

 

RASD

11.02.06, catástrofe natural
"Chuvas torrenciais, jamais vistas na região desde 1994, fustigaram os campos de refugiados saharauis, sem interrupção, desde as primeiras horas do dia 09 até Sábado 11, causando muitos prejuízos materiais e vários feridos. Mais de 5O por cento das estruturas dos acampamentos de refugiados foram afectadas" [
comunicado do ministério saharaui do Interior]
O Presidente da República, Mohamed Abdelaziz, recebe uma importante delegação argelina, que se desloca aos campos para se inteirar da situação e preparar a ajuda e o apoio da Argélia.

12.02.06
O Crescente Vermelho Saharaui (CVS) lança um apelo urgente "a todos os governos e organizações internacionais". Segundo as primeiras estimativas das equipas do CVS, mais de 12.000 famílias, o que significa pelo menos 60'000 pessoas estão sem abrigo, tendo as inundações os poucos haveres e alimentos que possuíam. O CVS não tinha stocks de tendas e não havia recebido este material em 2005.
Reunião extraordinária do Conselho de ministros saharaui e constituição de uma célula de crise no seio do governo.
A ajuda de urgência entretanto põe-se em marcha.
O exército argelino desloca para os territórios equipas médicas especializadas assim como ajuda de emergência. Oito aviões de transporte de grande dimensão levam material destinado à população de Tindouf e aos acampamentos de refugiados saharauis. Ajudas humanitárias semelhantes são canalizadas a partir das wilayas d'El Oued, de Sétif e de Béchar. Várias equipas de sapadores-bombeiros são deslocadas para a região. A Argélia fornece 4.000 tendas, 10.000 cobertores, grandes quantidades de medicamentos e alimentos diversos.
É constituída uma célula de urgência, agrupando o CVS, o PAM e Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
O ACNUR com outros organismos das Nações Unidas organiza uma ajuda de emergência.

13.02.06
A Agência espanhola de cooperação internacional, em colaboração com as comunidades autónomas de Espanha e as ONG espanholas que actuam nos acampamentos fretam três aviões para transportar material para os campos. A Comissão europeia desbloqueia uma verba de 900'000 euros, o governo suíço 200'000 dólares, a Agência andaluza de cooperação 350'000 euros para ajuda de urgência e reconstrução. São muitas as ONG e instituições estatais que se juntam a este movimento de solidariedade, enquanto que os comités de apoio ao povo saharaui na Europa e pelo mundo abrem contas bancárias para recolha de fundos.

15.02.06
A Cruz Vermelha espanhola prevê o envio de três aviões com ajuda num total de 70.000 euros. O PAM preparou um primeiro plano de urgência para um período de um mês. O governo italiano decidiu "desbloquear uma ajuda de urgência" no valor de 85.000 euros. O ACNUR anuncia que "ponte aérea está actualmente em preparação para transportar tendas ligeiras, coberturas, cobertores e plásticos a partir de um entreposto na Jordânia". O ACNUR enviou também uma equipa de emergência, constituída nomeadamente por um perito em planificação e um especialista em distribuição de água.

17.02.06
O Presidente Abdelaziz recebe o ministro argelino do Emprego e da solidariedade nacional, Djamel Ould Abbés, que visita os campos de refugiados saharauis em sinal de solidariedade. O ministro argelino declara que o seu país "apoiará o Governo saharaui a ultrapassar", as consequências das chuvas diluvianas.

Representantes da embaixada norte-americana e da Suíça, bem como representantes do PAM, do ACNUR, da ECHO e do ministério espanhol da Cooperação participaram na visita.

Chegada do primeiro avião cargo do ACNUR. Portugal, França, Itália, Bélgica e EUA oferecem a sua assistência logística. Continua a chegar a ajuda do governo argelino, das wilayas argelinas vizinhas e da população local argelina, assim como a enviada pelo Cruz Vermelha espanhola.

19.02.06: Os Estados Unidos fazem uma oferta de 50.000 dólares aos refugiados saharauis
21 02.06: O quinto avião fretado pela Cruz Vermelha espanhola chega a Tindouf.
24.02.06: Um avião da Agência espanhola da cooperação internacional chega também com medicamentos, comida e material de higiene. As igrejas norueguesas com o apoio do governo do seu país canalizam uma ajuda de 350'000 euros, na qual se incluem 600 tendas.
25.02.06: uma equipa médico-cirúrgica parte da Andaluzia para dar apoio nos acampamentos de refugiados.
Esta lista não é exaustiva.

Para mais informação, apelos, fotos, vídeo,... ver:

--> arso
-->
Reliefweb (ONU)
-->
Sahara-Info

TERRITÓRIOS OCUPADOS E SUL DE MARROCOS

09.- 10.02.06, El Ayoun
Várias pessoas são apresentadas ao juiz de instrução: Brahim Dahane; Sidi Sayli; El idrissi Sidi Bedde; Hadi Maouloud; Njourni Baha; Chayne Med ; Cheikh Amaydane; Ait Abaylou Brahim; Leghzal Taher; Malaaynin Tergui, Moustapha Labras; Brahim Labras; Eddaha Tanji; El Bachir .

09.02.06
Cinco soldados do exército marroquino, saharauis integrados contra sua vontade no seio das Forças Armadas Reais, são interceptados por guardas fronteiriços junto a Merkala (Tindouf). Estes jovens militares haviam desertado do seu posto e atravessado a fronteira argelina para se juntarem ao Exército de libertação saharaui.[
Le Soir d'Algérie]

11.02.06, Bojador
Manifestação pacífica no centro da cidade. Cidadãos saharauis que empunham bandeiras da RASD são violentamente dispersos pelas forças da repressão. Registam-se inúmeros feridos, três jovens saharauis são presos, entre os quais El Hafed Abdelmoulay ould El Hafed (El-Hafidi Abelmoula), ferido na cabeça. Os familiares dos cidadãos saharauis detidos organizam uma concentração diante do comissariado de polícia.

12.02.06, Smara
Inúmeras manifestações pacíficas se realizam em diferentes bairros da cidade quando da chegada das famílias saharauis vindas dos campos de refugiados no quadro da troca de visitas entre famílias.

13.02.06, Bojador
O ex-preso político El Hafed Abdelmoulay ould El Hafed é apresentado ao juiz de instrução e mandado encarcerar na Prisão Negra de El Ayoun. Uma nova manifestação independentista parte do liceu Omar Bnou Al-Khattab, a que se juntam muitos outros saharauis, empunhando bandeiras saharauis. Mais uma vez regista-se uma violenta resposta por parte das forças da repressão.

13.02.06, El Ayoun
Unidades das forças móveis marroquinas (CMI) apoiadas por grupos de GUS e soldados continuam a patrulharam as principais ruas e avenidas da cidade. Numerosos estabelecimentos escolares, em particular o liceu Lamsalla, são desde há mais de três meses estritamente controlados pelas forças de polícia marroquinas que não hesitam em atacar os jovens saharauis no interior das instalações escolares, intervenções dirigidas na sua maioria pelos próprios directores e vigilantes marroquinos que colaboram com a polícia e os serviços da DST marroquina. Detenção e maus tratos infligidos aos cidadãos saharauis Ahmed Salem Mohamed Salem e Khayrou Mahmoud Elkharrashi , encarcerados durante várias horas.

15.02.06, Tan Tan
A população saharaui da cidade de Tan Tan divulga um novo comunicado no qual pede a libertação imediata do cidadão saharaui Souwayehel Mohamed, preso e encarcerado no passado dia 7 de Fevereiro. Trata-se de um familiar próximo de Lekhlifi Abba Cheikh, morto pelo oficial marroquino Hmed Naji. As exéquias de Lekhlifi Abba Cheikh não tiveram ainda lugar e o oficial marroquino foi entretanto deslocado para Agadir.

15.02.06, El-Ayoun
Quatro cidadãos saharauis são presos: Rguibi Hayoune, Salam Ezzerwali, M'barek Fahmi e Elhairesh Mohamed. Após terem sido libertado, afirmam terem sido objecto de maus tratos.

15.02.06, Dakhla
A polícia marroquina deteve o estudante saharaui Edday Dayda Larabass diante da sua casa no bairro Ghraybilate, tendo o jovem sido vítima de maus tratos durante 2 horas no comissariado da polícia.

16.02.06, Smara
Ouzmani Laoulad ould Eman, conhecido por Loud, foi condenado a um ano de prisão e a uma multa de 5000 DH, tendo sido encarcerado na Prisão Negra de El Ayoun. Havia sido detido no passado dia 5 de Fevereiro em Smara por ter brandido uma bandeira saharaui. No seu testemunho perante o tribunal, afirma ter sido torturado, terem-lhe dado uma injecção para o neutralizarem e transportarem.

16.02.06, El-Ayoune
Uma unidade das forças de repressão marroquina prende o cidadão saharaui Ahmoudi Hammad.

16.02.06, Guelmime
Agentes dos serviços de informação marroquinos prendem o cidadão saharaui Moukhtar Benjelloune no seu local de trabalho, um cyber-café.

17.02.06, Dakhla/Goulimine /El Ayoun
O activista dos direitos humanos Aoulad Chikh Mahjoub, detido em Dakhla diante da sede da delegação marroquina da pesca marítima por cinco agentes, é levado para fora da cidade e selvaticamente torturado. Abandonado no local, foi conduzido ao hospital por um passante, mas a instalação hospitalar recusou-se a recebê-lo. Foi apresentada queixa. Mahjoub foi gravemente ferido na cabeça durante uma manifestação realizada no dia 27 de Junho de 2005 e nos confrontos que tiveram lugar na noite de 3 para 4 de Fevereiro passado..

Sahel Lamine, é preso em Goulimine a 6 de Fevereiro e torturado antes de ser transferido para a prisão de Inzegane.

O pequeno Butabaa Mahfud, de 12 anos, é preso e maltratado durante três horas no comissariado da polícia judiciária por Ichi Aboulhasan.

18.02.06
Reportagem em El Ayoun de Florence Beaugé, do jornal Le Monde, Paris:
«Au Sahara occidental, le désespoir grandit face à l'absence de solution politique».

17.02.06, El Ayoune: polícias à paisana prenderam às 9 horas da noite um jovem de 18 anos conhecido como Ali Med Baha Med Taglabout, diante de uma teleboutique em Elayoune, tendo-o levado para a PJ onde ele sofreu um interrogatório violento antes de ser libertado às horas da madrugada.

O jovem foi uma vez mais convocado à PJ, juntamente com o seu pai, Med Baha Med Taglabout, de 57 anos, reformado da O.C.P., e foi espancado diante do seu progenitor. Motivo da interpelação: ajuntamento de jovens com incitamento a motins &endash; preparação das bandeiras para os manifestantes &endash; preparação das pedras no telhado da casa para serem atiradas contra os agentes da ordem.

Antes de ser libertado Ali foi colocado ante o dilema: aceitar uma carta de promoção nacional (ajuda estatal de 80 euros mensais) e terminar com as suas actividades ou assumir as perseguições judiciais e a prisão. Escolheu a primeira.

20.02.06, Dakhla
O jovem El Luali Yekber Hasana Barray, de 17 anos, foi preso na rua e levado para o posto da polícia onde foi torturado, insultado e ameaçado com uma pistola pelo responsável da segurança regional Hariz El Aarbi, tristemente conhecido pelas suas brutalidades… El Luali foi depois conduzido para fora da cidade, espancado, despojado dos seus bens e abandonado com fracturas nas costelas e ferimentos na cabeça

20.02.06
Marrocos maltrata e tortura menores
O Secretariado internacional da Organização Mundial Contra a Tortura (OMCT) lança um apelo: Exactio enfants. Usage excessif de la force policière / Détention arbitraire / Disparition présumée.
Cas MAR 150206 / MAR 150206.CC

21.02.06, Smara: 7 cidadãos saharauis são detidos após uma grande manifestação pacífica organizada no bairro «Tan Tan» por manifestantes que empunhavam bandeiras da RASD, na sua maioria mulheres e crianças.

As forças da repressão marroquinas atacaram a multidão pacífica causando inúmeros feridos, entre os quais se contam muitas mulheres e crianças. Três rapazes saharauis são detidos: Ahmed Haddi, Eddaoudi Ambarek, Chiekh Hammadi, Frahani Lahbib, Azzaz e Ouali, El Mousaoui, Lakhdr Ambare.

22.02.06, viagem proibida
Uma delegação de deputados das Baleares que queria visitar o Sahara Ocidental foi impedida de embarcar num avião marroquino em Las Palmas da Grande Canária a mando das autoridades marroquinas. [
El Pais]

REFERENDO

13.02.06
"Toda e qualquer procura de solução (para o conflito do Sahara Ocidental) se fará no quadro das resoluções do Conselho de Segurança e da ONU", afirmou em Fez o ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, Jack Straw, no decurso da visita de algumas horas que realizou a Marrocos.

15.02.06
O Irão só concebe uma solução para o conflito do Sahara Ocidental no quadro das Nações Unidas, declarou o embaixador iraniano na Argélia, Houssein Waleh, em entrevista ao jornal diário argelino Al Massa.

16.02.06
A proposta de Marrocos de oferecer um estatuto de autonomia para o Sahara sob soberania marroquina «seria uma boa solução» para o conflito, declarou o presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros do Congresso de deputados espanhóis (Câmara baixa do parlamento), Josep Antoni Duran i Lleida.

18.02.06
Em resposta escrita às declarações de Josep Antoni Duran Lleida, a senhora Larabas, responsável das Relações Exteriores do Conselho Nacional saharaui (Parlamento), afirmou que o parlamento "está indignado com estas declarações, contrárias à legalidade internacional e ao princípio de um referendo de autodeterminação". [SPS] [ver também S Pallares-Gari em
OPINION]

17.02.06
O Presidente da Comissão da União Africana, Alpha Omar Konaré, recebeu em Addis Abeba, Mhamed Khadad, membro do Secretariado nacional da Frente Polisario e emissário do Presidente da República. O Presidente Konaré reafirmou "a posição da União Africana, que considera que a solução do conflito do Sahara Ocidental reside no estrito respeito pelo direito inalienável do povo saharaui à autodeterminação em conformidade com a legalidade internacional e as resoluções pertinentes da ONU e da União Africana".

ONU
O representante pessoal do secretário-geral da ONU para o Sahara Ocidental, Van Walsum, foi recebido no dia 9 em Madrid e a 14 em Paris pelos ministros dos Negócios Estrangeiros dos dois países e por volta da mesma data pelo presidente da Comissão Africana em Addis Abeba.

RECURSOS NATURAIS

13.02.06
Lançamento da campanha Fish Elswhere / Pescadores fora! &endash; Não à pesca europeia no Sahara Ocidental! 19 organizações apelam aos deputados do Parlamento Europeu e aos Estados membros da UE a que proíbam a pesca por barcos europeus nas águas territoriais do Sahara Ocidental.[[
comuniqué] [deutsch] [Press release ]

17.02.06, UE
As consequências do acordo de pesca entre a UE e Marrocos, que inclui as águas territoriais saharauis, foram objecto de debates de peritos no seio da Comissão, a pedido dos governos inglês, sueco e dinamarquês. A Comissão estima que estas águas estão sob administração marroquina e que o povo saharaui beneficiaria igualmente do novo acordo. A ONU declarou claramente ilegal a exploração dos recursos naturais do Sahara Ocidental. [ver também: Aziz Ben Marzouq, L'Economiste 24.02.06 "Accord de pêche Maroc/UE.
Débâts houleux autour de la territorialité"] ]

MARROCOS

22.02.06
Sbai Labbas, médico de origem saharaui, com dupla nacionalidade suíça e marroquina, preso a 02 de Fevereiro e condenado a 6 meses de prisão em Zagora (ver semanas 05-06) viu a sua pena reduzida em três meses na sequência do recurso que interpôs. Sbai Labbas mão aceita a condenação injusta e prossegue a sua greve da fome e de sede. É possível subscrever uma
petição em solidariedade e encontrar mais informação sobre este caso no blog.
O doutor Sbai é filho do falecido Mohamed Cheij Sid Labbas Sbai, um eminente resistente contra o colonialismo francês. O Dr. Sbai estudou em Marrocos, depois na Rússia, tendo depois ido trabalhar para a Suíça. Retornou à sua cidade natal, Mhamid el Ghezlan, para aí construir vários projectos turísticos e culturais e se assumir como um activo defensor no domínio da preservação do património da região.

19.02.06
O rei de Marrocos efectua uma visita oficial à Gambia, Congo e à RDC.

ARGÉLIA

11-13.02.06, Primeira visita de Donald Rumsfeld ao Magreb
O secretário de Estado norte-americano inicou uma vista de trabalho à Tunísia, seguindo depois para a Argélia e Marrocos. Segundo fontes jornalísticas, o responsável pelo Ddepartamento de Defesa dos EUA pretende reforçar a cooperação militar com os países do Magreb assim como a luta contra o "terrorismo" e a criminalidade organizada. Rumsfeld participou anteriormente na Sicília num reunião de dois dias dos ministros da Defesa da NATO, em que participaram igualmente os ministros magrebinos da Defesa. A visita de Rumsfeld foi precedida alguns dias antes pela de Robert S. Mueller, chefe do FBI.

Os EUA mantêm uma base militar bem como uma estação de escuta próximo de Tamanrasset que lhe permitem captar todas as comunicações de telefones fixos e portáteis, por satélite e por fax na África subsahariana.

Citação do El Pais 15.02.06: «O secretário norte-americano da Defesa, Donald Rumsfeld, contradisse segunda-feira em Ifrane (Marrocos) todos aqueles que em Rabat procuram divulgar uma relação entre a Frente Polisario com o terrorismo da Al Quaeda. "Na minha opinião existem outras zonas muito mais propícias ao aparecimento do extremismo que no Sahara Ocidental, declarou Rumsfeld.» [ver também Marruecos no logra que EE UU incluya al Polisario en la lista de terroristas, Pedro Canales, La Razon, 19.02.056]

19-24.02.06
Um seminário internacional sobra a luta contra o terrorismo no Magreb e na região sahelo-sahariana foi organizado em Argel, com a participação de oito países africanos (em que não se integrava Marrocos) e vários parceiros americanos e europeus (sem a participação da Espanha). O encontro foi organizado pelo Centre africain d'études et de recherches sur le terrorisme (CAERT) e pelo Centro de Estudos Estratégicos de África (CESA) do departamento americano de Defesa.[
site web] [La Razon]

SOLIDARIEDADE

11.02.06, Espagne
La IXe caravane de Castille et Léon d'aide humanitaire au peuple sahraoui a quitté Valladolid avec 120 tonnes de produits divers.

20.02.06, Cuba
Bachir Mustapha Sayed a rencontré les étudiants sahraouis sur l'île de la Jeunesse. 600 Sahraouis étudient actuellement à Cuba. Le ministre sahraoui de l'Education a déclaré qu'en 30 ans plus de 2'000 jeunes Sahraouis ont obtenu un titre universitaire à Cuba et le même nombre a été formé comme techniciens.

17.02.06, Espagne
Acaps Marina Alta, con los poetas de la "Generacion de la Amistad Saharaui" Zahra Hasnaui y Mohamed Salem Abdelfatah, Ebnu, acompañados por el guitarrista saharaui Azman, hanno presentado poesía saharaui contemporánea en la Casa de la cultura de Pedreguer (Alicante). Se ha recitado poesía saharaui contemporánea y se ha presentado poemas del libro de próxima publicación "Aaiun, gritando lo que se siente", en el que "Generación de la Amistad" canta a la Intifada saharaui.

27.02.06, Sandblast
1st Film Series on Western Sahara at SOAS. (Khalili Lecture Theatre, SOAS Main Building, Thornhaugh Street, Russell Square, London WC1H 0XG)
Opening night is Monday 27 February (6-9pm). Following a reception hosted by SOAS‚s student union, Dr Stephen Chan, Dean of Faculty of Law and Social Sciences will be introducing the first film in our series, Saharamarathon, a poignant account of the Saharawi struggle told through the adventure of the annual marathon in the refugee camps. The series takes place during 4 evenings over 2 weeks. Full details are available on the
website.

EM BREVE

27.02.1975 - 27.02.2006
Diverses manifestations ont lieu en Europe à l'occasion du 30ème anniversaire de la RASD.

Acto de Solidaridad con las Mujeres Saharauis.
Tendrá lugar en Madrid, en la sede de la Sociedad General de Autores y Editores (SGAE), Calle Fernando VI, número 4, martes día 7 de Marzo a las 19 horas y en cual se proyectará un documental sobre las mujeres saharauis titulado „La Rosa del Desierto". El acto estará presidido por: Cristina del Valle: Presidenta de la Plataforma de Mujeres Artistas Contra la Violencia de Género. Zahra Ramdán, Responsable de Relaciones Internacionales de la Unión Nacional de Mujeres Saharauis, y Carmen Díaz-Llanos, Presidenta de la Asociación de Amigos del Pueblo Saharaui de Madrid.

INTERNET

30ème anniversaire de la RASD - page spéciale
30th anniversary of SADR -
special page
30º aniversario de la RASD -
pagina especial

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

>> Revue de la presse internationale francophone http://fr.groups.yahoo.com/group/revue-de-presse-sahara-occidental/messages

English

English publications on Sahara Update mailinglist: http://groups.yahoo.com/group/Sahara-update/messages

Castellano

Revista de la prensa en español http://es.groups.yahoo.com/group/revista-de-prensa-sahara-occidental/messages

Italiano

Attualità in italiano: El Ouali Bologna + Radio for Peace


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]