SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS 2004

original:frances

SEMANAS 25 + 26

13.06.04 -26.06.2004

 

RASD

14.06.04
Equador retira reconhecimento
O Equador terá decidido retirar o seu reconhecimento de jure à RASD. Este país sul-americano havia reconhecido a RASD em 1983 (AFP).

21-23.06.04
Prisioneiros de guerra marroquinos
A Frente Polisario libertou 100 prisioneiros de guerra marroquinos a pedido da República da Irlanda, que preside actualmente à União Europeia e que havia recebido emissários da Frente Polisario em Abril passado, assim como do governo espanhol, que enviou recentemente uma delegação de alto nível aos acampamentos de refugiados. A libertação coincide com a visita aos acampamentos do vice-ministro irlandês da Cooperação e dos Direitos do Homem, Tom Kitt. O CICV procedeu ao repatriamento dos presos a 23.06.04.
Esta libertação, a segunda que se realiza este ano, reduz o número de prisioneiros ainda detidos a 412.
Na ocasião, a Frente Polisario lamentou que nenhum gesto tenho sido realizado da parte de Marrocos no sentido de esclarecer a sorte dos 150 soldados saharauis capturados durante a guerra e os 500 civis desaparecidos sob a ocupação marroquina. (
Comunicado de la Asociacion de Familiares de Presos y Desaparecidos Saharauis (AFAPREDESA), 21.06.04. - Communiqué de l'Union des Juristes sahraouis - Communiqué de presse CICR, 23.06.04 + large couverture médiatique: Revue de la presse internationale francophone - Revista de la prensa en español)

22.06.04
Visita cubana
O embaixador de Cuba na Argélia, acreditado também junto da RASD, Alberto Blanco, realizou uma visita de trabalho aos acampamentos de refugiados, onde foi recebido pelo Presidente Mohamed Abdelaziz. O diplomata manteve contactos que se centraram essencialmente nas relações bilaterais de cooperação no domínio social e cultural. Efectuou também uma visita à missão cubana que nos campos de refugiados trabalho no domínio sanitário.(SPS)

23.06.04
Drama da imigração clandestina
Segundo testemunho de um cooperante basco, de regresso de uma missão arqueológica realizada entre 7 e 13 de Junho de 2004 nos territórios libertados do Sahara Ocidental, o exército marroquino terá expulso recentemente 25 imigrantes ilegais aiáticos expulsando-os para o outro lado do muro e abandonando-os sem víveres, nem papéis, entregues à sua triste sorte. Três deles terão sido abatidos. As v´timas, oriundos do Bangladesh e da Índia, através dos expedientes e canais das máfias internacionais, foram interceptados por uma patrulha da Frente Polisario na região de Myjec. A ONU, embora no terreno através da sua missão no Sahara Ocidental (MINURSO), tardou em reagir, já que considerav que esse domínio não seria da sua responsabilidade. Uma solução parece contudo desenhar-se graças à intervenção do presidente do Parlamento e do primei-ministro saharaui.
Tais factos representam apenas a ponta do iceberg de todos os crimes cometidos contra os migrantes do Terceiro Mundo em deslocação por países de trânsito em direcção à Europa. Em Marrocos e nos territórios ocupados do Sahara Ocidental, etapas muitas vezes escolhidas antes da entrada no "El dourado europeu", as capturas são quotidianas e os maus tratos cometidos sem piedade, práticas estas inflingidas por pressão dos países de destino europeus, que têm também um pesada responsabilidade.
>> Veinticinco emigrantes asiaticos recogidos por una patrulla des Frente POLISARIO en los territorios librados
Testimonio original en español trasmitido por la Asociación de Amigos y Amigas de la RASD - traduction en français.

RECURSOS NATURAIS

23.06.04
Petróleo
Em Maio de 2004, a companhia petrolífera Kerr-McGee du Maroc Ltd. (KMG) prosseguiu os estudos sísmicos off shore que vinha fazendo na região de Bojador, por intermédio das companhias Fugro e Svitzer. A KMG considera que a zona apresenta características tão interessantes como a do golfo do México. ( Fonte:
IHS Energy in Sahara update )

REFERENDO

Depois da demissão de Baker:

11.06.04
Carta de Kofi Annan ao Conselho de Segurança da ONU
Kofi Annan decidiu que Alvaro de Soto, na sua qualidade de Representante especial do secretário-geral para o Sahara Ocidental, "prosseguiria juntamente com as partes e os países vizinhos a procura de uma solução política justa, duradoura e aceitável pelas partes, que conduza à autodeterminação do povo do Sahara Ocidental segundo as modalidades compatíveis com os objectivos e os princípios da Carta das Nações Unidas". (
Lettre datée du 11 juin 2004, dirigida pelo secretário-geral ao Presidente do Conselho de Segurança, S/2004/492)

14.06.04
Ahmed Boukhari, representante da Frente Polisario na ONU à imprensa canarina:
"Se o secretário-geral das Nações Unidas decide enviar um enviado Pessoal para o Sahara em substituição do antigo secretário de Estado James Baker que se autodemitiu, este só poderá ser norte-americano, de outro modo Marrocos não o respeitará..." Boukhari lembrou ainda à Espanha a agir como Portugal o fez em relação a Timor a fim de levar a bom termo a descolonização da sua antiga colónia e que assuma de uma vez as responsabilidades que tem perante os saharauis. (agências)

15.06.04
Ilhas Canárias
As centrais sindicais UGT, CC.OO e Intersindical Canaria publicaram um manifesto conjunto de solidariedade e de apoio à justa luta do povo saharaui pela sua liberdade e direito à autodeterminação. Condenam o bloqueio do plano de paz por parte de Marrocos e apelam à Espanha a assumir as suas responsabilidades.

20.06.04
O chefe de Estado austríaco, em carta enviada ao Presidente da RASD, exprime a sua preocupação face "aos desenvolvimentos políticos no Sahara Ocidental", deplorando "as sérias dificuldades que o povo saharaui enfrenta" devido à ocupação ilegal do seu território por Marrocos. (SPS)

21.06.04
Carta de Kofi Annan a Abdelaziz
Na sequência da demissão do antigo secretário de Estado norte-americano, Kofi Annan escreve a Abdelaziz, onde afirma : "Lamentando a saída de Baker, quero-vos assegurar que continuo firmemente empenhado em ajudar as partes a encontrar uma solução política justa e duradoura que seja mutuamente aceitável e assegure a autodeterminação do povo do Sahara Ocidental". (SPS)

22.06.04
Parlamento dinamarquês
Em resposta a uma questão colocada por um deputado do grupo parlamentar Enhedslisten, o ministro dos Negócios Estrangeiros Soern Soendergaard assegurou que o seu governo "não reconhece a ocupação do Sahara Ocidental por Marrocos", considerando que a presença deste último em território saharaui é ilegal e inaceitável. (SPS)

22.06.04
ONU
Alvaro de Soto, representante especial para Sahara Ocidental, encarregado pelo secretário-geral da ONU de prosseguir a tarefa de James Baker, inicia um périplo de consultas. Avista-se em Madrid com o ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol e afirma no final dessas conversações que a ONU "mantém o Plano Baker como base para a procura de uma solução pacífico do conflito do Sahara Ocidental, considerando que este plano continua a ser uma solução viável para atingir aquele objectivo." (agências)

23.06.04
Diplomacia espanhola
O quotidiano madrileno La Razon deixa entender que o chefe de governo espanhol Zapatero propõe-se organizar uma conferência internacional sobre o Sahara Ocidental (à imagem da conferência israelo-palestina de 1991), que reuniria Marrocos e a Frente Polisario, os países vizinhos Argélia e Mauritânia, bem como a França e os EUA. Uma proposta francesa de reunir Marrocos e Argélia foi secamente recusada há pouco tempo pela Argélia.(
La Razon, 15.06.04: Zapatero y Mohamed VI preparan una conferencia en Madrid sobre el Sahara, Pedro Canales)
O porta-voz do ministérios dos Negócios Estrangeiros espanhol assim como outras fontes desmentiram aquelas insinuações. (
El Confidencial, 23.06.04: Exteriores desmiente: no habrá conferencia de paz en Madrid para resolver el conflicto del Sahara Occidental)
O secretário de Estado espanhol dos Negócios Estrangeiros, Bernardino León, declarou que o quadro para resolver a questão do Sahara Ocidental continuava a ser as Nações Unidas e que o seu governo não era favorável a uma "bilateralização". (Europa Press)
O chefe de governo espanhol viajará em meados de Julho à Argélia. (abc 23.06.04)

24.06.04
Parlamento alemão
O grupo parlamentar alemão CDU-CSU (oposição de direita) constata em declaração que, no seguimento da demissão de James Baker, a resolução do conflito do Sahara Ocidental arrisca-se a ser uma vez mais adiada. Pede a nomeação imediata de um novo enviado pessoal do secretário-geral a fim de demonstrar às populações dessa região em crise que o exercício do seu direito à autodeterminação é do interesse da comunidade internacional e da paz na região.(
Pressemitteilung)
No dia seguinte o grupo parlamentar do SPD (social-democrata, no governo em coligação com os Verdes) em declaração de imprensa pede igualmente a nomeação de um novo enviado pessoal do secretário-geral, cuja autoridade seja reconhecida pelas duas partes e que se empenhe com determinação na resolução do conflito. (
Pressemitteilung)

TERRITÓRIOS OCUPADOS

20.06.04
Os cidadãos saharauis Sidi Mohammed Daddach, Tamek Ali Salem e Hmad Hammad, militantes dos direitos do homem, foram perseguidos por viaturas da administração marroquina na cidade de Bojador, na altura em que procuravam visitar as famílias vindas dos acampamentos no quadro das visitas organizadas pelo ACNUR. Os três militantes saharauis afirmaram que o governador da cidade havia convocado as famílias de acolhimento, pedindo-lhes que não recebessem nenhum activista saharaui, ameaçando-as com a prisão e o despedimento. Os três militantes publicaram um comunicado onde lembram que as autoridades marroquinas vigiam de perto todas as deslocações realizadas pelos activistas saharauis e procuram impedir todo e qualquer contacto com as famílias vindas dos acampamentos de refugiados, acrescentando que esses entraves à liberdade de circulação são muito graves e não atingem apenas os activistas. Pedem a intervenção urgente da comunidade internacional para pôr fim a estas práticas repetidas.

MARROCOS

Resumo de um debate ocorrido em Marrocos em torno do conflito do Sahara:
Un conflit...ensablé, La Nouvelle Tribune, 17.06.04
Entretien avec M. Mustapha Naimi,, antropólogo, Sahara, il faut un processus d'autonomie pertinent, La Nouvelle Tribune, 17.06.04.

16.06.04
Expulsão
Dois jornalistas noruegueses, Tor Dagfinn Dommersnes e Fredrik Refvem, foram expulsos de Marrocos onde havia chegado no Domingo 13.06.04 devidamente munidos de um visto de imprensa legal. Tinham a intenção de realizar para o jornal diário Stavanger Aftenbladet reportagens sobre a situação política no reino, o conflito do Sahara e os problemas da emigração ilegal para a Europa. Dommersnes tinha um encontro marcado nessa manhã com o opositor saharaui Moutik Lahcen. As afirmações do ministério do Interior marroquino, veiculadas pela AFP, de contactos com Ali Salem Tamek não têm qualquer espécie de fundamento. Esta terceira expulsão desde o início do ano suscitou uma vaga de protestos, na Noruega, em Marrocos e no exterior. >> ver
cobertura mediática.

16.06.04:
Tan Tan
Repressão anti-saharaui
No seguimento da descoberta de uma bandeira da RASD no edifício de um dispensário do bairro de Ain Arrahma, na cidade de Tan Tan, forças da polícia procederam a prisões nos bairros de Ain Arrahma e Ben Khalil. Ali-Bouya Mayara, filho de um ex-desaparecido, Hmadnah Salama Jnaieba, e Hassanna Med elHafed, funcionário no ministério da Agricultura em Tan Tan, foram detidos. Estes três jovens sofreram um longo interrogatório centrado na averiguação sobre as suas relações com o ex-preso político Ali Salem Tamek, antes de serem libertados nesse mesmo dia.

18.06.04
Em resposta às declarações a favor da manutenção da ocupação do Sahara Ocidental por parte de Marrocos como medida anti-terrorista, proferidas quando da assinatura dos acordos de livre-troca entre Marrocos e os EUA, a 15 de Junho passado, os congressistas Joe Pitts e Donald Payne refutaram com firmeza esse argumento e lembraram que Marrocos deve respeitar os seus compromissos face à legalidade internacional.(
Statement )

22.06.04
As autoridade militares marroquinas estão a recrutar jovens saharauis à força em Tan Tan. Esta nova tentativa inscreve-se no processo de destruição do tecido social saharaui. Procuram condicionar esses jovens segundo as normas e os desejos das autoridades de ocupação e, simultaneamente, quebrar-lhes a resistência. Todos os jovens saharauis opõem-se totalmente a esta política, a qual visa sobretudo os jovens universitários já com anos de estudo.

CONFERÊNCIA

22-24.06.04
The Sahara: Past, Present and Future, Conferência na Universidade de East Anglia, Norwich, Reino Unido
No quadro do seu programa de estudos saharianos a Universidade de East Anglia, em Norwich, organizou uma conferência que reuniu mais de uma centena de investigadores de domínios tão diversos como a arqueologia, a sociologia, a economia política, turismo e recursos naturais, biologia, ciências do Ambiente, etc. Metade de um dia foi consagrado ao Sahara Ocidental.

SOLIDARIEDADE

9 a 17 de Junho 2004
Visita a França
La CMCAS de Valence (Caisse Mutuelle Complémentaire et d'Action Sociale, organisme proche des syndicats qui gère des assurances sociales et promeut des activités sportives et culturelles) a invité, dans le cadre des initiatives de solidarité et de soutien au Peuple Sahraoui, la ministre sahraouie de la culture et du sport Mariem Salek Hammada. Elle a participé à la Fête de la CMCAS à Valence et après une tournée dans le sud de la France a été reçue dans diverses localités des environs de Paris.

Lors de la régate inter-CE à Lorient les 18 et 19 Juin 2004, les deux voiliers engagés par la CMCAS de Valence ont été baptisés : "Solidarité avec" "le peuple sahraoui"; ils arboraient chacun un drapeau de la RASD.

24.-25.06.04
San Sebastian
Environ 250 représentant-e-s de 140 institutions jumelées et solidaires avec le peuple sahraoui de toute l'Espagne ont participé à cette rencontre (à suivre).

Vacaciones en paz
Dans le cadre de cette action,environ 8300 enfants arrivent en Espagne pour passer l'été dans des familles d'accueil. L'action a également lieu dans d'autres pays.

EM BREVE

30ème Conférence EUCOCO: Zaragoza 26, 27 + 28 novembre 2004

INTERNET

Référendum : l'Utopie - Lettre à mon cousin Sahraoui, Daya Rguiby

 

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

>> Revue de la presse internationale francophone: http://fr.groups.yahoo.com/group/revue-de-presse-sahara-occidental/messages

English

English publications on Sahara Update mailinglist: http://groups.yahoo.com/group/Sahara-update/messages

NEW BOOK
Endgame in the Western Sahara: What Future for Africa's Last Colony? Toby Shelley, Zed Books, 2004.

Castellano

>> Revista de la prensa en español http://es.groups.yahoo.com/group/revista-de-prensa-sahara-occidental/messages

Arabe

Deutsch

Italiano:

Português


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]