SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS 2004

original:frances

SEMANAS 19 - 20

02.05.- 15.05.04

 

RASD

19.04.04
Futebol
A ministra saharaui da Cultura e dos Desportos, Meriem Hamada, dirigiu uma carta à Federação Internacional de Futebol Association (FIFA), na qual coloca em questão a elegibilidade e capacidade de Marrocos em organizar o Campeonato do Mundo de Futebol.
Omulo Okoth, na publicação The East African Standard, menciona por seu lado uma campanha de propaganda marroquina tendente a abalar a reputação da África do Sul: risco de segurança, terrorismo, problemas sanitários e de pobreza (sic). Marrocos tem beneficiado de alguns apoios importantes, tendo enviado o príncipe Moulay Rachid a Zurique. No início de Abril o Rei condecorou Sepp Blatter..., mas tudo isso não foi suficiente. Marrocos perdeu a corrida.

04.05.04
A UGTSARIO (União geral dos trabalhadores do Saguia el Hamra e Rio de Oro) emite um comunicado a propósito da tomada de posição dos sindicatos marroquinos sobre o conflito do Sahara Ocidental.(comunicado)

05.05.04
RASD
O Conselho de ministros aprovou vários projectos lei que passam a reger o comércio nos acampamentos de refugiados, assim como leis que irão regular a prestação dos advogados diante das três instâncias judiciárias da República. (SPS)

REFERENDO

01.05.04
Declaração
Respondendo a uma questão que lhe foi colocada sobre a posição da França, o presidente Mohamed Abdelaziz afirmou que "a França é mais realista que o rei. Ao dar cobertura diplomática às pretensões de Rabat, a França livrou Marrocos da obrigação de se submeter à legitimidade internacional. Deploro sinceramente a posição da França, já que se trata de uma grande potência ". A respeito de um eventual encontro com o novo primeiro-ministro espanhol Zapatero, Mohamed Abdelaziz respondeu que "efectivamente, há contactos que estão a produzir ao nível dos dois ministérios dos Negócios Estrangeiros e com o Partido Socialista Operário Espanhl (PSOE). Iremos provavelmente nos encontrar em breve." (L'Expression, Argel)

Mohamed Abdelaziz, alguns dias mais tarde, acrescenta ao matutino madrileno ABC, que seria desejável que a Espanha convencesse a França das suas obrigações e que os dois países se empenhassem na defesa da legalidade internacional. "Seria de uma incoerência monumental cair nos mesmos erros que foram criticados na crise iraquiana. No que diz respeito à questão saharaui, o plano de paz não requer nem coligações nem invasões militares."

A posição do novo governo espanhol sobre a questão do Sahara Ocidental, na sequência da troca de governo e da chegada ao poder do PSOE, mantém-se ambígua. Três partidos políticos espanhóis, Izquierda Verde IU-ICV, Eusko Alkartasuna (EA) e Partido Popular (PP) solicitaram nos finais de Abril de 2004 ao governo que clarificasse a sua posição sobre o Sahara Ocidental e apoiasse o plano Baker.

"Espanha está "satisfeita" com a última resolução do Conselho de Segurança da ONU, declarava em Argel a 3 de Maio último p chefe da diplomacia espanhola, Miguel Angel Moratinos. Na mesma ocasião declarou que "a Argélia e a Espanha sempre defenderam o direito à autodeterminação do povo saharaui"." "A Espanha, acrescentou, apoia a resolução 1541 na sua totalidade bem como todos os elementos do plano Baker, e pronuncia-se a favor de um acordo político entre as partes". (agências)

Em entrevista à revista Jeune Afrique/L'intelligent, Moratinos salienta que "é tempo de resolver definitivamente [o conflito do Sahara Ocidental]. Ele já durou demasiado tempo. É tempo de dar aos Saharauis uma "situação nova". Para mim, os acampamentos de refugiados, sejam elas na Palestina ou em Tindouf, deveriam interpelar a consciência de toda a sociedade. Vivemos um contexto novo. Há evidentemente as Nações Unidas, que é preciso não esquecer. O plano Baker é o nosso "ponto de referência". O direito à autodeterminação do povo saharaui deve continuar a ser um elemento "de base". "Mas é preciso também encorajar os esforços "bilaterais"."

05.05.04
"Conferência a quatro?"
A França (ou a Espanha ? ou os dois países em conjunto?) planeiam uma conferência que reunisse Marrocos, Argélia, Espanha e a França, para encontrar uma solução do conflito saharaui. A Argélia, pela voz do seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Abdelaziz Belkhadem, opô-se firme e categoricamente a qualquer iniciativa diplomática que procure afastar-se do plano elaborado por James Baker e apoiado pela ONU. "Trata-se de um novo fracasso da diplomacia francesa, que pretende a qualquer preço a anexação dos territórios saharauis por Marrocos ", afirmou por seu turno Mohamed Sidati, ministro saharaui delegado para a Europa.

09.05.04
Questionado sobre os propósitos do chefe de governo espanhol Zapatero, que falava de respeitar os direitos de todas as partes do conflito, M. Khaddad, coordenador saharaui junto da MINURSO, respondeu em entrevista ao diário El Pais, que não era o género de declarações que se esperava ouvir de um governo socialista, acrescentando que "a única parte que tem direitos, é o povo saharaui. Marrocos não tem qualquer tipo de direito."

10.05.04
Em entrevista ao diário madrileno ABC, o ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros, Miguel Angel Moratinos, afirmou que o Sahara Ocidental é um elemento essencial das relações entre a Espanha, Marrocos e o conjunto do Magrebe. Precisando a posição do seu governo, Moratinos explicou que Madrid pretende conciliar o respeito absoluto pelas decisões das Nações Unidas e um acordo consensual, político, entre as partes. Um tal acordo acordo político bilateral &endash; acrescentou &endash; não seria uma alternativa ao plano da ONU, mas um complemento. Reconhecendo que a política espanhola se havia alterado, afirmou que o seu governo queria em primeiro lugar encontrar uma solução, solução que tenha como marco de referência as Nações Unidas e o que foi uma trajectória internacional de defesa di direito à autodeterminação do povo saharaui. Para isso é necessário que os Estados Unidos, a França e a Espanha falem a uma mesma voz. "Iniciámos já com os nossos colegas franceses uma reflexão para encontrar uma solução que satisfaça os principais intervenientes. Cabe a Marrocos e à Frente Polisario decidir se aceitam ou não e determinar a sua margem de manobra."

13.05.04
Diplomacia
O subsecretário de Estado norte-americano encarregado do Próximo-Oriente, Wiliam Burns, declarou em Argel e em Rabat a propósito do Sahara Ocidental que "os Estados Unidos não procuram impor nenhuma solução a qualquer das partes". Apenas "encorajam os dirigentes argelinos e marroquinos a reunirem-se e a porem-se de acordo no sentido de edificar o grande Magrebe, uma melhor cooperação e uma ainda muito melhor compreensão mútua", e a "trabalhar em concertação com o enviado pessoal do secretário-geral das Nações Unidas, James Baker, na procura de uma solução política, que vá no sentido do interesse de todos". (agências)

14.05.04
Medidas de confiança
A segunda fase de troca de visitas entre os acampamentos de refugiados e Dakhla terminou no passado dia 7 de Maio. 219 pessoas beneficiaram desta segunda fase, enquanto que 242 haviam já beneficiado da primeira fase entre El Ayoun e os acampamentos. Após a suspensão de uma semana, em que Marrocos não autorizou o Alto Comissariado para os Refugiados a iniciar o registo das famílias de forma atempada, a terceira fase teve início finalmente em Smara a 14 de Maio. (ONU)

MARROCOS

12.05.04
Relatório sobre as prisões
"Na prisão de Al Hoceima, a sobrepopulação prisional é da ordem dos 640%, na prisão de Beni Mellal, de 442%, em Laayoune a percentagem elevada-se a 407% enquanto que no presídio Berrechid, o excesso de presos é avaliado em 320%. Na prisão civil de Kénitra, a população de detidos ultrapassa em 270% a capacidade das instalaões carcerárias". (Le Matin.ma)

DIREITOS HUMANOS

30.04.04
Morto sob tortura
Um Saharaui de 39 anos, de nome Chouihi Slimane, que residia em Tighmert próximo de Goulimine, foi morto na sequência de torturas a que foi sujeito no Centro da gendarmeria real de Goulimine. No seguimento da apresentação de uma queixa sobre o desaparecimento de uma arma de caça, a polícia invadiu o seu domicílio espancando a mãe, os irmãos e irmãs do defunto, o qual se encontrava a guardar o seu rebanho. Slimane apresentou-se então a 29 de Abril no posto da gendarmeria de Goulimime, onde foi torturado e depois transportado ao hospital já em estado agonizante, onde acabaria por morrer. Após uma primeira autópsia feita no local que concluia por morte natural, foi organizada uma importante manifestação popular diante da sede da perfeitura, no dia 1 de Maio, exigindo um inquérito. Uma segunda autópsia foi então realiza em Casablanca, que revelou diversas fracturas e uma hemorragia cerebral. A 7 de Maio teve lugar uma outra manifestação diante das instalações da gendarmeria que reuniu mais de 600 pessoas. A família recusava enterrar a vítima antes que fosse apurada a verdade e identificados os respectivos responsáveis.
Uma terceira autópsia realizada em Rabat confirmou as conclusões da anterior e a família recuperou o corpo de Chouihi Slimane no dia 14 de Maio na capital marroquina.
No seguimento de um inquérito do comando de Rabat, foram "afastados das fileiras" da gendarmeria o comandante da brigada judiciária de Goulimine, o seu adjunto e um "executante". São acusados de sevícias que conduziram à morte do detido. O comandante da região e o comandante da companhia foram afastados das suas funções por insufiência de controlo sobre os seus subordinados. (AFP 12.05.04) >>
mais informação e cobertura mediática

Informação sobre o contexto regional:
A região de Tighmert, o maior oásis do Oued (rio) Noun cujas terras agrícolas são exploradas por Saharauis, possui uma reserva freática cuja importância é conhecida apenas há pouco tempo. Esta região é alvo da atenção por partes dos grandes proprietários agrícolas marroquinos, o que que tem criado uma situação de conflitualidade com as populações autóctones. Incidentes tiveram já lugar em Setembro de 2003 ( ver
semanas 40-44/2003)

SOLIDARIEDADE

03.05.04
Comité de geminação Gonfreville l'Orcher
Une délégation de 14 personnes, composée d'élus conduits par Jean-Paul Lecoq et de membres du Comité de Jumelage de Gonfreville l'Orcher s'est rendue dans le camp de réfugiés sahraouis de J'Réfia, du 17 au 23 avril 2004, pour célébrer le 10ème anniversaire de la signature du jumelage entre les deux villes.

Pais vasco
04.05.04 a las 19,30 se inaugura en la Sala de Exposiciones situada en el Polideportivo de Soraluze (Gipuzkoa) una exposición fotográfica de Jose Luis Irigoien sobre los campamentos saharauis de refugiados. Cualquier importe producto de la venta de las fotografías será entregado integramente al representante en Euskadi de la RASD. Está exposición puede ser solicitada a su autor quien la cede gratuitamente para el fin previsto: ayuda a los refugiados saharauis. Anteriormente ha estado expuesta en Bilbao, Gasteiz, Oyarzun, Zaldibar, Eibar. Consta de 80 fotografías en blanco y negro, emulsión de plata, papel baritado, viradas al selenio, de tamaño de imagen 30 x 40 cm y montadas en passpartout de 40 x 50 cm. email: jlirigoien@euskalnet.net , tfno: 943206637

09.05.04
El documental Sahara Marathon, del realizador oñatiarra Aitor Arregi ha sido seleccionado para participar en la I edición del Festival Internacional de Documentales de la Ciudad de Madrid (Documenta Madrid 2004) y en la 19 edición del Festival de Munich que se celebrará próximamente. (Diario Vasco)

10.05.04
Dos producciones españolas (Extranjeras, de Helena Taberna, y Sahara Marathon, de Jon Garaño y Aitor Arregi) han obtenido sendos galardones en el III Encuentro Hispanoamericano de Vídeo Documental Independiente de México, que se ha celebrado entre el 23 y 30 de abril. (...) Por su parte, Sahara Marathon, de Jon Garaño y Aitor Arregi, ha obtenido uno de los galardones honoríficos del festival: el premio "Vitral", que otorga el Movimiento Nacional de Vídeo de Cuba.(Cinered)

EM BREVE

Itália
I Sestesi per i Saharawi
In occasione del XXXI anniversario della fondazione del Fronte POLISARIO Giovedì 20 maggio 2004, Ore 20.00 CENA di solidarietà con proiezione del film girato durante il volo di gennaio 2004 c/o il Circolo Arci La Costituzione Via Gramsci 560.Prezzo 20 euro

Nova Zelândia
Kamal Fadel, POLISARIO representative, speak on the conflict in Western Sahara:Wellington: Thursday May 27, 1pm @ Victoria University, Rm 304 Cotton Building.
Christchurch: Thursday May 27, 7:30pm @ Peeto, Cnr Peterborugh & Madras St.
Lincoln Friday May 28, 12.40pm @ Totara Room, Union Building, Lincoln University.
Auckland Monday May 31, 7.30pm @ St Columba Centre, 40 Vermont St, Ponsonby.
National tour information: annalucia@chn.quik.co.nz

Toledo: "Hablemos del Sahara, rompamos el bloqueo informativo", 2ª Conferencia Internacional sobre la Informacion en el Sahara Occidental, Toledo 28, 29 y 30 Mayo 2004. Info: Coordinadora Estatal de Asociaciones de Solidaridad con el Sahara sahara-coord.estatal@wanadoo.es >>Web-site

INTERNET

OPINION

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

Les dépêches, articles, etc, sur Sahara-Info, liste de courrier (français et espagnol): http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages

NOUVEAU LIVRE
Sahara occidental, La controverse devant les Nations unies, Laurent Pointier, Karthala, 2004, 226 p.

English

English publications on Sahara Update mailinglist: http://groups.yahoo.com/group/Sahara-update/messages

Castellano

Todos los despachos, articulos de prensa, etc, son acessible en Sahara-Info, lista de correo (castellano y francés): http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages

Deutsch

Italiano


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]