SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS 2004

original:frances

SEMANAS 11 + 12

07.03.-20.03.04 

RASD

06-07.03.04
Khalil Sidi M'Hamed, ministro dos Territórios Ocupados do Governo da RASD, participou no congresso extraordinário do Partido Socialista Suíço, em Bâle.

08.03.04
Conferência nacional
Representantes de diversos Media saharauis - jornais, rádios, agência noticiosa e televisão - tomaram parte durante dois dias numa conferência nacional consagrada a incrementar a melhoria da qualidade do seu trabalho e da difusão das informações. A conferência sublinhou a necessidade de ser respeitada a deontologia e a ética profissionais e exprimiu o desejo de que se afaste o mais possível a tentação da propaganda. Foram adoptados estatutos e um código de conduta para os jornalistas. A conferência dirigiu uma mensagem de felicitações à imprensa argelina e uma mensagem especial à Associação para um Referendo no Sahara Ocidental (ARSO), pela "sua abnegação e coragem dos seus membros que nunca falharam ou desistiram na missão de informar a opinião pública sobre o conflito desde os seus primórdios." A conferência felicitou igualmente o comité de apoio basco pela assistência técnica à Rádio nacional e ao jornal "Sahara Libre". (SPS)

11.03.04
Espanha
Mohamed Abdelaziz apresentou ao rei de Espanha, Juan Carlos, e ao primeiro-ministro, José Maria Aznar, condolências após os atentados terroristas cometidos em Madrid. (SPS)

14.03.04
Espanha
O presidente da RASD felicitou José Luis Rodríguez Zapatero pela vitória do PSOE nas eleições legislativas. Declarou estar convencido que o novo governo espanhol "não poupará esforços" para permitir ao povo saharaui exercer o seu direito à autodeterminação. (agências)

15.03.04
Manobras militares
O Exército de Libertação Popular Saharaui realizou em Mijek (400 km a sudoeste de El Ayoun) manobras militares, em que participaram unidades blindadas, artilharia pesada, DCA e infantaria mecanizada. Cinco agrupamentos tácticos simularam um ataque contra um inimigo fictício, escondido por detrás de um muro defensivo de areia protegido por fortes campos de minas e arame farpado. As manobras desenrolaram-se na presença de muitos membros da comunidade saharaui residente na Mauritânia, que organizou uma conferência à margem das actividades militares.(SPS)

18.03.04
União Africana
O parlamento panafricano, orgão da União Africana (UA) constituído por 180 membros, foi oficialmente instalado em Addis Abeba. Os parlamentares representam os 36 países que subscreveram já o protocolo constitutivo do Parlamento, entre os 53 Estados membros da UA. A RASD está representada pelas deputadas Soueilma Beirouk e Mamia Mohamed Habib e pelos deputados Weddadi Mohamed El Heiba, Brahim Salem Zroug e Salha El Abd, designados segundo três critérios: equivalência de oportunidades entre homem e mulher, experiência parlamentar e domínio de línguas estrangeiras. Durante os cinco primeiros anos da sua existência o Parlamento terá apenas poderes consultivos. Posteriormente ele será dotado de plenos poderes legislativos.

TERRITÓRIOS OCUPADOS

08.03.04
Prisões
219 presos saharauis, tanto de direito comum como políticos, encarcerados em seis prisões do Sahara Ocidental e em Marrocos, respeitaram uma greve da fome a 8 e 9 de Março como forma de protesto contra as condições de detenção e as múltiplas humilhações a que estão sujeitos. Reclamam uma comissão de inquérito e poder beneficiar de visitas dos seus familiares no quadro do programa do ACNUR. (
Comunicado de los presos políticos y comunes saharauis sobre la huelga de hambre, AFAPREDESA)

08.03.04
Dakhla
As forças da ordem dispersaram uma concentração diante da sede da wilaya de Dakhla onde os manifestantes reclamavam diversos direitos sociais como o direito ao trabalho e o direito à habitação. No decorrer da brutal intervenção policial foi detido o cidadão saharaui Mohamed Fadel Sidiya Baray. A sua irmã, que tentou impedir a detenção, foi gravemente ferida depois de ter sido presa a uma viatura e arrastada durante 50 metros.(
Comunicado AFAPREDESA, 10.03.04).

12.03.04
El Ayoun
«O Sindicato nacional da imprensa marroquina, secção de El Ayoun, condena a agressão de que foi vítima o fotógrafo Abdelilah Mouzahim por um comissário central adjunto em El Ayoun, agressão que ocorreu quando o fotógrafo procurava cobrir a chegada das famílias [saharauis] no fim de semana passado.» (Aujourd'hui le Maroc)

16.03.04
Dois irmãos, Ali Baiba Fakou ould Hammoudi ould Farraji e Ali Baiba Haje, foram detidos durante um controlo policial sem que se conheça a causa da detenção. Foram encarcerados na prisão de El Ayoun.

REFERENDO

08.03.04
Qatar
Durante a visita do príncipe herdeiro do Qatar, Cheikh Tamim ben Hamad Al Thani, a França, o ministro dos Negócios Estrangeiros daquele Estado do Golfo, Jassem Ben Hamad ben Jaber, que acompanhava o membro da família real, afirmou aos seus interlocutores franceses que o seu país írá até ao fim na contribuição para a solução do problema do Sahara. (...) Para ele, o problema do Sahara é a prioridade das prioridades na hora actual. (Gazette du Maroc)

10.03.04
Parlamento europeu
Intergrupo "Paz para o Povo Saharaui" manifestou preocupação pela situação humanitária precária dos refugiados saharauis, em particular no domínio de material médico e sanitário, na sequência de uma visita que a sua presidente realizou aos acampamentos de refugiados no sul da Argélia. Em comunicado apela a que seja concedida uma ajuda de emergência e exprime a sua preocupação perante as ameaças que pesam sobre os saharauis defensores dos direitos humanos nos territórios ocupados. Os deputados manifestam o desejo de incrementar mais ainda a sua actividade durante a próxima legislatura. (
comunicado 10.03.04 / press release)

MEDIDAS DE CONFIANÇA - VISITAS FAMILIARES

19.03.04
As trocas de visitas entre famílias saharauis prosseguem. Um segundo grupo de 24 pessoas dos dois lados do muro visitou de 12 a 17 de Março El Ayoun ou respectivamente Tindouf, e um novo grupo partiiu a 19. No seu último comunicado, o ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) anuncia que se inscreveram já mais de 7'000 pessoas para participar nesses voos semanais, o que ultrapassa largamente as previsões. A prioridade é dada aos casos mais dramáticos, como uma doença grave dum familiar ou de crianças separadas dos seus pais. Actualização, imprensa, etc >>
página especial

DIREITOS HUMANOS

05.03.04
Casablanca
Por ocasião de um meeting organizado por ONG feministas marroquinas e as organizações de defesa dos direitos humanos AMDH e OMDH no quadro do dia mundial da Mulher, Aminatou Haidar, ex-desaparecida saharaui, deu público testemunho da repressão e das intimidações marroquinas no Sahara Ocidental ocupado. Criticou o silêncio da imprensa e dos partidos políticos marroquinos. O comité organizador fez entrega de um presente a Aminatou e prometeu visitar os Saharauis vítimas de violações dos direitos humanos cometidos pelo regime marroquino.(
Compte-rendu)

SOLIDARIEDADE

05.03.04
França
Cerca de duas dezenas de pessoas reuniram-se em Vitry-sur-Seine com o objectivo de reconstituir e redinamizar o Comité de Val de Marne da Association des Amis de la RASD, que diminui sensivelmente as suas actividades desde há vários anos.

12.03.04
Luxemburgo
Foi criado no Luxemburgo um comité de apoio ao povo saharaui.

EM BREVE

O Presidente da RASD, Mohamed Abdelaziz, vai realizar uma viagem aos EUA. A 26 de Março irá expôr num jantar organizado pela Defense Forum Foundation e pelo Congressional Defense and Foreign Policy Forum os últimos desenvolvimentos no Sahara Ocidental.

Festival du film de Fribourg, Suisse: en concours le long métrage de Pedro Rosado, Cuentos de guerra saharaui.
Projections : 23 mars 2004, Cinema Corso 1, 20h30,
25 mars 2004, Cinema Rex 1, 18h15,

28 mars 2004, Cinema Alpha, 21h00.
Pisa, Italia, Lunedi 29 marzo, Ore 16.00, Sala del Comuni, Via Silvio Pellico, "Il tè nel deserto", Viaggio nell'universo femminile saharawi, Interv.: Umberto Romano, Fatima Mahfoud.

22-25 avril 2004 - Tifariti (territoires libérés de la RASD)
Marche internationale vers le mur de la honte au Sahara Occidental. >> infos, programme (pour le moment seulement en espagnol)

18-20.05.04
Ve congrès de l'Union Générale des Travailleurs de la Saguia el Hamra et du Rio de Oro (UGTSARIO).

INTERNET

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

Les dépêches, articles, etc, sur Sahara-Info, liste de courrier (français et espagnol): http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages

NOVO LIVRO

SAHRAOUIS : EXILS - IDENTITE
Histoire d'exils: Les jeunes Sahraouis, Annaïg Abjean.
L'identité sahraouie en question, Zahra Julien.
Préface de Sophie Caratini
Hors Série No 3, L'Ouest saharien, L'Harmattan, Paris, 2004, 238 p.

English

English publications on Sahara Update mailinglist: http://groups.yahoo.com/group/Sahara-update/messages

Castellano

Todos los despachos, articulos de prensa, etc, son acessible en Sahara-Info, lista de correo (castellano y francés): http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages

Italiano

Deutsch

Portugais


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]