SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS 2004

original:frances

JANEIRO, SEMANAS 03 + 04

11.01.-24.01.04

 

RASD

12.01.04
Parlamento
O primeiro-ministro Abdelkader Taleb Oumar defende perante o Parlamento o seu programa de governo para o ano 2004, assente "no reforço da resistência através do desenvolvimento dos recursos humanos e materiais", melhoramento das condições de vida das populações, aumento da assistência social às pessoas de idade, deficientes, mutilados de guerra, emancipação das mulheres, apoio à produção agrícola e pastoril, artesanato, cooperativas e formação profissional. O parlamento saharaui é constituído por 51 deputados, 12 dos quais são mulheres. (SPS)

15.01.04
Alemanha
Mhamed Khaddad, membro do secretariado nacional da Frente Polisario e coordenador saharaui junto da MINURSO, acompanhado do representante da Frente Polisario na Alemanha, Zakari Djamal, foi recebido no ministério dos Negócios Estrangeiros e no Bundestag (Parlamento federal) por todos os grupos parlamentares. Vários partidos políticos manifestaram a sua "consternação face aos adiamentos e bloqueios que impedem as Nações Unidas de levar por diante a sua missão" no Sahara Ocidental, declarou Khaddad. A delegação da Frente Polisario teve ainda uma sessão de trabalho na sede do parlamento regional em Erfurt, capital da Turingia, onde foi constituído e apresentado um grupo de apoio ao povo saharaui, denominado "Salma", o qual é presidido pela eurodeputada Margot Kessler.

18-22.01.04
Cuba
Bachir Moustapha Sayed, ministro saharaui do Ensino e da Educação, participa em Havana na 8.ª reunião da comissão mista cubano-saharaui para a colaboração científica e técnica entre Cuba e a RASD, que se realizada de dois em dois anos. O governo cubano estava representado por Ernesto Senti Darias, ministro interino responsável pelos investimentos estrangeiros e colaboração económica. (
Radio Rebelde, 19.01.04)

REFERENDO

10-11.01.04
Cartum&endash;8.º Congresso da Organização da União dos Sindicatos Africanos (OUSA)
O congresso recomenda à ONU a aceleração do processo de descolonização do Sahara Ocidental e a Marrocos que respeite o direito internacional e a resolução do Conselho de Segurança 1495 (2003) de 31.07.2003. O congresso apelou aos sindicatos de todo o mundo a apoiar a luta dos trabalhadores saharauis na sua luta pela liberdade e independência. Condenou também as violações dos direitos dos trabalhadores nos territórios ocupados por Marrocos.

12.01.04
Medidas de confiança
Ligações telefónicas directas entre o campo de refugiados do "27 de Fevereiro" e as zonas ocupadas do Sahara Ocidental foram postas em funcionamento pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Esta organização pretende estabelecer uma "ponte aérea" entre os acampamentos de refugiados saharauis e El Ayoun graças à MINURSO, cujos aviões (Antonov) efectuam duas vagens por dia entre Tindouf e El Ayoun, e que poderiam transportar cerca de duas dezenas de pessoas por viagem. A Frente Polisario deu o seu acordo verbal a esta operação. O ACNUR aguarda a resposta das autoridades marroquinas e argelinas. "Uma resposta favorável permitiria realizar a primeira viagem por ocasião do Aïd el Kebir", no próximo dia primeiro de Fevereiro.
No que respeita às trocas de correio, o último relatório de Kofi Annan afirma que a Frente Polisario e a Argélia aceitaram as condições do ACNUR, responsável pela recolha e distribuição do correio. Marrocos pediu que as estações marroquinas "se encarregassem da recolha e distribuição do correio" (sic !), o que o ACNUR não pode aceitar.

19.01.04
Relatório do secretário-geral S/2004/39 (
PDF francês )
Em Julho de 2003, o Conselho de Segurança, através da sua resolução 1495, aprovava o novo plano de paz de Baker e pedia às partes que o aceitassem. Tendo a Frente Polisario respondido favoravelmente a esta solicitação, foi para permitir a Marrocos que definisse a sua posição que o mandato da MINURSO foi prorrogado primeiro até 31.10.03, e depois até 31.01.04.
No seu último relatório o secretário-geral pede uma nova prorrogação de três meses, por recomendação de James Baker, "a fim de lhe dar tempo a realizar novas consultas com Marrocos sobre a resposta final deste país em relação ao plano de paz."
O relatório de Kofi Annan não faz qualquer espécie de revelação sobre o teor da resposta de Marrocos, mas circulam algumas informações sobre aquilo que será o seu conteúdo. A imprensa espanhola, por exemplo, adiantou que Marrocos aceitou a autonomia interna, mas terá recusado qualquer referência à independência no referendo que terá lugar após 4 ou 5 anos.
Segundo fontes saharauis bem informadas, Marrocos estaria na disposição de conceder uma larga autonomia ao Sahara Ocidental, mas não aceitaria a realização de um referendo.
O regresso ao primeiro plano Baker, o acordo-quadro, não terá encontrado aceitação nem por parte de Baker nem do Conselho de Segurança. A bola continua do lado do campo marroquino que tem até final de Abril para decidir. Segundo certos diplomatas que trabalham há muito nos corredores da ONU, esta prorrogação de prazo poderá ser também "a última".
O representante da Frente Polisario em Espanha, Brahim Ghali, referiu que a posição de Marrocos era um desafio à comunidade internacional, e que era necessário começar a falar de sanções em vez de se estar a perder tempo.

DIREITOS HUMANOS

10.01.04
Assa
Ali Salem Tamek e outros presos políticos saharauis agraciados no dia 7 de Janeiro receberam um acolhimento triunfal em Assa (sul de Marrocos). Uma enorme multidão esperava-os à entrada da cidade, tendo depois os acompanhado em cortejo. O regresso dos agraciados deu lugar a uma recepção calorosa com muitos discursos proferidos. Após a intervenção de Al Moutawakil , presidente do "comité para a libertação de Tamek e de todos os presos políticos saharauis", Mohamed Daddach exprimiu "a sua satisfação pela vitória conseguida sobre as forças de repressão e o arbítrio". Através de telefone, foram muitas as associações europeias de defesa dos direitos humanos que felicitaram os ex-presos pelo seu combate.
Ver
reportagem fotográfica
Ver a
página especial sobre a libertação dos presos saharauis com artigos de imprensa, reacções e declarações

18.01.04
Rabat
Tamek e os presos políticos recentemente libertados foram recebidos em Rabat. Uma multidão que integrava advogados, defensores dos direitos do homem, famílias de desaparecidos, ex-presos políticos, jornalistas e representantes de partidos políticos acolheu-os à entrada do club de advogados, onde teve lugar um meeting que se prolongou por mais de duas horas, com intervenções das associações marroquinas dos direitos do Homem responsáveis pela organização do encontro (AMDH, OMDH, FVJ), comités de acção e de presos políticos. Segundo Al Moutawakil "esta libertação é positiva e constitui um passo no bom caminho, mas é incompleta sem que se proceda à libertação de todos os presos políticos saharauis, sem a revelação da verdade sobre o desaparecimento de mais de 500 saharauis, sem o fim da proibição da secção Sahara do Fórum Verdade e Justiça, sem o regresso dos activistas deportados para o norte de Marrocos e a restituição dos passaportes aos saharauis defensores dos direitos do Homem que pretendiam visitar Genebra durante o ano passado". Tamek felicitou todas as organizações, a imprensa e as personalidades que em todo o mundo o apoiaram, acrescentando que "as violações dos direitos do Homem no Sahara estão ligadas ao conflito político que dura desde 1975. Estas violações não terminarão sem que seja encontrada uma solução definitiva para este dossiê político." (corr.)

14.01.04
Em intervenção no Parlamento Europeu sobre os preparativos da 60.ª sessão da Comissão dos Direitos do Homem das Nações Unidas, Yasmine Boudjenah convidou os governos dos Estados membros a apoiarem firmemente a ONU nos seus actuais esforços. A sessão está marcada para o dia 31 de Janeiro, havendo a urgência de exercer influência sobre Marrocos para que este país aceite e aplique sem demoras suplementares o plano de paz da l'ONU, declarou.

22.01.04
A Associação australiana para o Sahara Ocidental (AWSA) dirigiu-se ao presidente da 60.ª sessão da Comissão dos Direitos Humanos da ONU, embaixador australiano Michael Smith, pedindo-lhe que ficasse atento às violações dos direitos do Homem no Sahara Ocidental e que contribuísse para a libertação dos presos políticos saharauis ainda detidos, dos 500 saharauis desaparecidos e dos 150 prisioneiros de guerra. Deplorando que o Sahara Ocidental seja ainda "um estado de sítio", a AWSA exige o respeito pela livre circulação, a liberdade de expressão e de reunião, incluindo o direito de viajar ao estrangeiro e participar nas reuniões das comissões dos direitos do Homem". A organização australiana reclamou ainda "o livre acesso às zonas ocupadas por parte de observadores e dos Media". (Carta english -, français )

ESPANHA

14.01.04
Filme
Apresentado em Espanha o filme ´Cuentos de la guerra saharaui´(histórias da guerra saharaui), ficção realizada por Pedro Pérez Rosado, baseada na história verídica de um legionário espanhol que desertou em 1975 para se juntar ao povo saharaui e partilhar a sua vida.

AJUDA HUMANITÁRIA

12.01.04
O Crescente Vermelho Saharaui (CRS) apelou ao CICV para que dê prioridade à libertação dos prisioneiros de guerra (
lista) e de outros presos saharauis em Marrocos. (SPS)

13.01.04
Risco de fome nos acampamentos saharauis
"Em 2004, no plano alimentar, a situação corre o risco de se tornar desastrosa para os refugiados saharauis" declarou Peter Kessler, responsável da zona do Norte de África e porta-voz do ACNUR, em entrevista ao diário argelino El Watan, acrescentando que durante o ano de 2003 os refugiados saharauis estiveram à beira de uma crise alimentar. "Felizmente, declarou, o governo argelino doou 10 mil toneladas de arroz aos 5 acampamentos de Tindouf".

20-24.01.04
O ACNUR coordena com o Programa Alimentar Mundial (PAM) e o governo argelino uma visita guiada de diplomatas ocidentais acreditados em Argel aos acampamentos de refugiados saharauis com o objectivo fazer o ponto da situação alimentar e sensibilizar os principais doadores de fundos, EUA, Japão, Austrália e Canadá. Os embaixadores da Áustria e da Finlândia, representantes das embaixadas da Bélgica, Espanha, EUA, França, Itália, e África do Sul acompanham os responsáveis do ACNUR e do PAM assim como do governo argelino, do Crescente Vermelho Argelino e do ECHO. A missão vai igualmente inteirar-se da evolução na concretização das medidas de confiança postas em prática pelo ACNUR. (IRIN)

SOLIDARIEDADE

16.01.04
ACÇÃO EUROPEIA PARA APLICAÇÃO DO NOVO PLANO DE PAZ DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O SAHARA OCIDENTAL
Manifestações em Paris, Bruxelas, Madrid, Sevilha, Estocolmo, ver página especial .

17.01.04
Itália
A Associação nacional de solidariedade com o povo saharaui (ANSPS), em colaboração com a associação local Haima, organizou nas instalações da sede da comuna de Nápoles um Seminário nacional sobre o acolhimento de crianças saharauis para preparar as próximas férias.

EM BREVE

27.01.04 Nova Iorque. Conselho de Segurança. Debate sobre a prorrogação do mandato da MINURSO.

29.01.04 Berlim. O Parlamento alemão discutirá uma moção entitulada "Apoio ao plano Baker e a uma solução política para o conflito do Sahara Ocidental", apresentada no dia 7 de Janeiro pelos quatro mais importantes partidos políticos representados no Bundestag. A moção pede ao governo que faça com que Marrocos e a Polisario aceitem o plano Baker, que os países europeus apoiem o processo de paz, que o governo disponibilize observadores militares em caso de necessidade, que peça ao PAM e ao ECHO a desbloquear uma ajuda alimentar suficiente aos refugiados saharauis, que faça pressão para que a Polisario liberte os prisioneiros de guerra e para que Marrocos faça luz sobre a sorte dos desaparecidos.

A "Marcha branca em direcção ao muro da vergonha no Sahara Ocidental" organizada por várias associações espanholas, inicialmente prevista para ter lugar entre 25 e 29 de Janeiro de 2004, foi adiada para 7 a 11 de Abril de 2004.

VOO CHARTER A PARTIR DA ITÁLIA
O tradicional vôo charter para os acampamentos de refugiados, organizado pela ramo da Toscânia da associação nacional de solidariedade com o povo saharaui, partiu de Pisa no passado dia 23 de Janeiro. Para além da visita aos acampamentos e a inauguração de um novo poço em Aousserd, os participantes organizarão uma manifestação diante do MURO DA VERGONHA erguido por Marrocos e que separa o território do Sahara Ocidental.

Tolède, 16-18 de Abril 2004
Conferência internacional sobre a Informação no Sahara Ocidental (contacto: aapss@saharasevilla.org)

Suécia, 25 de Janeiro de 2004: EN ANNAN RÖST
Alternativ konferens om folkmord, terror och mänskliga rättigheter
Söndag 25 januari, ABF-huset, Sveavägen 41 o Entré 40 kr
Workshop 11.30 Ockupationen av Västsahara
Hillevi Larsson, riksdagsledamot (s), medlem i föreningen Västsahara

21 au 28 février 2004: Sahara marathon.

INTERNET

Nouveau sur arso.org :

Nouveaux documents:

Nouvelle adresse - New URL - Nueva dirección:

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

Les dépêches, articles, etc, sont accessibles sur Sahara-Info, liste de courrier (français et espagnol): http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages

English

English publications on Sahara Update mailinglist: http://groups.yahoo.com/group/Sahara-update/messages

Castellano

Todos los despachos, articulos de prensa, etc, son acessible por no-abonados en Sahara-Info, lista de correo (castellano y francés): http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages

Nuevo libro

Acusación "Fui acusado, sin pruebas, de pertenecer al Polisario y atentar contra el Estado" Entrevista a Ali Salem Tamek, prisionero político saharaui "La cárcel Negra de El Aaiún es una fosa común para los presos" Carla Fibla - 13/01/2004

El País reconoce y legitima la ocupación marroquí del Sahara en su enciclopedia , Rebelon, 21-01-2004.

Italiano

Deutsch

Arabe


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]