SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 21

18.-24.05.2003

RASD

20.05.1973 - 20.05.2003
30.º aniversário da Frente POLISARIO
As festividades que assinalaram o 30.º aniversário do desencadeamento da luta armada no Sahara Ocidental sob a direcção da Frente Polisario decorreram na wilaya de Aousserd, sob a presidência do Chefe de Estado e na presença de muitos milhares de participantes e convidados estrangeiros. A delegação argelina era numerosa e integrava uma centena de pessoas, deputados, jornalistas, representantes da sociedade civil. Diplomatas (Angola, Congo, Gana, Lesoto, Líbia, Mali, Mauritânia, Síria, Cuba), representantes de organizações palestinianas, assim como muitas ONG de Espanha, Itália, França, Reino Unido, Áustria, Grécia e Suécia. Um grande desfile reuniu militares, paramilitares, alunos de diferentes escolas e população, que "testemunharam a organização do nosso povo e a sua determinação em lutar até à sua total independência'', conforme afirmou o presidente do Parlamento saharaui, Salem Lebsir.

"Qualquer solução que não respeite a vontade do povo saharaui será rejeitada", declarou M. Beyoun, primeiro-ministro da RASD, acrescentando que "a celebração este ano do 20 de Maio pretende significar uma mensagem do povo saharaui determinado a defender o seu direito inalienável à autodeterminação e à independência".

No discurso que proferiu, Mohamed Abdelaziz reiterou o apego do povo saharaui ao respeito pelos seus "direitos nacionais legítimos". Insistiu na disponibilidade da parte saharaui em trabalhar com as Nações Unidas, historicamente responsável pelo prosseguimento do processo de descolonização. Abdelaziz precisou que qualquer decisão de resolução deve respeitar "a vontade do povo saharaui" e os seus legítimos direitos. Mohamed Abdelaziz apelou, uma vez mais, ao governo marroquino a que se disponha a estabelecer um "diálogo verdadeiro e responsável". Durante um encontro com a imprensa presente nas cerimónias, o chefe de Estado saharaui transmitiu a sua opinião sobre a última proposta de James Baker, explicando que a única "concessão de vulto", que poderia ser feita, diz respeito à questão dos votantes no referendo. A Polisario solicita que o trabalho efectuado pelo comissão de identificação da ONU prossiga com a análise dos recursos apresentados por Rabat. "A ONU decidirá quem poderá ser eleitor e nós respeitaremos a sua decisão", declarou M. Abdelaziz, insistindo na realização do referendo "o mais rapidamente possível".

M'hamed Khaddad, responsável pela ligação da Polisario com a ONU: "Dizemos à comunidade internacional que continuamos aqui, que a porta está aberta a uma solução pacífica e definitiva que não desrespeite os direitos do povo saharaui". Acrescentando: "Enquanto os nossos direitos não forem respeitados, a opção militar continua a ser actual ". O novo plano de James Baker está, infelizmente, longe de satisfazer os Saharauis, afirmou, dado que "ele toma mais em consideração a soberania do reino marroquino que o direito inalienável do povo saharaui à autodeterminação". É pois lógico, explicou, que esse plano seja oficialmente recusado pelos Saharauis.

Ver página especial de Sahara Press Service com imagens e texto dos discursos etc: http://www.spsrasd.info/sps-30an.html

TERRITÓRIOS OCUPADOS

13.03.03
Mohamed Salem Jedou, Hamid Ben Hemdan E Halim Sidati, membros do Fórum Verdade e Justiça (Vérité et Justice) secção Sahara, foram interrogados e ameaçados por agentes da DST e da polícia judiciária em Tan-Tan, os seus domicílios invadidos sem mandato, tudo devido à presença de bandeiras da Polisario, içadas nas ruas a 6 e 7 de Março passado.

A 29.04.03, Arbi Messaoud, também ele membro do FVJ Secção Sahara e ex-preso político, foi interrogado durante três horas em Tantan pelos mesmos factos e suas relações com a FVJ.

23.04.03
Nourdin Mohamed Knaybich, nascido a 23.05.75, em Tantan, Mahyub Bouchaab, nascido em 1971 em Tantan, Laarosi Lbaikam, nascido em 1974 em Goulimime, desertaram das forças armadas marroquinas para se juntarem à Frente Polisario. Regressados a Marrocos, foram detidos e torturados durante 25 e 70 dias, respectivamente. A 23 de Abril passado, foram condenados pelo tribunal militar de Rabat a três anos de prisão efectiva. Foram encarcerados no centro penitenciário de Rabat-Salé.

Em vésperas do aniversário da Frente Polisario, as ameaças e intimidações para com os militantes saharauis nos territórios ocupados ou do sul de Marrocos intensificaram-se, com a polícia a procurar panfletos e bandeiras saharauis.
Um exemplo:
20.05.03
Um emissário do pacha de El Ayoune visitou um defensor dos direitos humanos saharaui no seu domicílio, Lidri Elhoucine, para lhe pedir que se deslocasse ao gabinete do pacha, o que Lidri recusou categoricamente, dado não existir nenhuma convocatória oficial. Na mesma noite, o pacha em pessoa, que seguia Lidri dentro da sua viatura, declarou-lhe conhecer as suas actividades "separatistas". O pacha ameaçou-o de detenção no caso de bandeiras da Polisario, de que era acusado possuir, fossem distribuídas. Lidri é professor de filosofia, membro do ex-bureau do Forum Verdade e Justiça de El Ayoun, o seu nome figura na lista de 18 Saharauis acusados no quadro do processo de dissolução do FVJ secção Sahara.

RECURSOS NATURAIS

14.05.03
Investimento de risco
O fundo Skagen Vekst vende todas as suas acções Kerr-McGee, em virtude do risco bastante mais elevado que o inicialmente previsto depois desta companhia petrolífera ter firmado contratos com Marrocos para a prospecção no Sahara Ocidental. Skagen era o mais importante investidor norueguês na Kerr-McGee, vendeu um primeiro lote das suas acções por 30 milhões de coroas norueguesas (1 USD = 6,9 coroas) e venderá o restante a curto prazo. As perdas da Skagen, durante os dois anos em que investiu na Kerr-McGee, elevam-se a 14 milhões de coroas. (Stavanger Aftenblad)

REFERENDO

Conselho de Segurança: atraso
As consultas sobre o Sahara Ocidental foram estendidas até ao dia 27 de Maio, terça-feira. O secretário-geral, no seu último relatório, pede um prolongamento de dois meses do mandato da MINURSO. Por outro lado, William Swing, Representante Especial para o SO, foi nomeado Representante especial para o Congo (RDC) a partir do próximo dia 1 de Julho. Trabalhava na questão do SO desde Novembro de 2001.

PRESOS MARROQUINOS

Uma delegação do CICV visitou, de 22 de Abril a 6 de Maio de 2003, os prisioneiros marroquinos nas mãos da Frente Polisario. Os delegados avistaram-se individualmente com 707 dos 1 157 presos ainda detidos pelo movimento de libertação saharaui.(Maroc / Sahara occidental : visite aux prisonniers marocains aux mains du Front Polisario, CICR News 03/56, 19.05.03)

20.05.03
Em carta dirigida a Mohamed Abdelaziz, a senhora Danielle Mitterrand pede a libertação dos prisioneiros de guerra marroquinos ainda detidos.

SOLIDARIEDADE

Comemoração do 20 de Maio:

Australie, Sydney: Réception de représentants du Front Polisario au Parlement de la Nouvelle-Galles du Sud et début de la tournée en Australie et Nouvelle Zélande de Fatima Mahfoud.

19.-23.05.03
Bruxelles, Parlement européen: "Le Sahara au Parlement européen"
Exposition de photographies de Carlos Bautista (MEP) sur la visite de la délégation du PE aux camps de réfugiés sahraouis en décembre 2001.

25.05.03

Western Sahara Day au Musée d'Ethnographie de Stockholm, de 10 à 17 heures.
Animations diverses durant toute la journée, expositions, films, lectures, discussions etc. Présence de Mohamed Ali Mustapha, Danielle Mitterrand, l'europarlementaire Marianne Eriksson, Pierre Galand de l'EUCOCO, Ronny Hansen de Norvège, l'écrivaine Monica Zak, le chercheur Claes Olsson, des Sahraouis des campements, des visiteurs des camps, des diplomates, parlementaires, journalistes.

[Vittoria - Madrid - Pays Basque - Pays-Bas, voir semaine 20]

INTERNET

OPINION

 

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

Les dépêches, articles, etc, sont accessibles aux non-abonnés sur Sahara-Info, liste de courrier (français et espagnol): http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages

English

English publications on Sahara Update mailinglist: http://groups.yahoo.com/group/Sahara-update/messages

 

Castellano

Todos los despachos, articulos de prensa, etc, son acessible por no-abonados en Sahara-Info, lista de correo (castellano y francés): http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages

Noticias de prensa, Recopilación semanal de todos los articulos de la prensa de España: http://www.nodo50.org/labarored/interpueblos/Sahara/

Português


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]