SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 08

16.-22.02.2003

 

REFERENDO

14.02.03
Alemanha
O grupo parlamentar do Partido Liberal alemão apresentou uma moção no Bundestag (Parlamento) em que solicita que aquele órgão de soberania intervenha em favor da aplicação do plano de paz no território e por uma solução do conflito do Sahara Ocidental.

15.02.03
Parlamento Europeu
No decurso da reunião do intergrupo do Parlamento Europeu (PE) ''Paz para o Povo Saharaui', em Estrasburgo, os deputados pediram à União Europeia (UE) para que "se empenhe mais na garantia à autodeterminação do povo saharaui". Os parlamentares exortaram, ainda, a UE a intervir junto de Marrocos para que termine com os atentados aos direitos humanos no Sahara Ocidental.

EUROPA

20.02.03
Associação UE-Marrocos
Em vésperas da 3.ª reunião do Conselho da Associação UE-Marrocos, que fará um exame do partenariado com Marrocos, incluindo os domínios da área política e dos direitos humanos, o intergrupo parlamentar "Paz para o povo saharaui" e a Coordenação Europeia dos Comités de apoio ao Povo saharaui dirigiram, cada uma das organizações, uma carta ao comissário europeu Chris Patten. Chamam a atenção para as violações dos direitos humanos cometidos por Marrocos no território do Sahara Ocidental ocupado ilegalmente e salientam, em particular, os inúmeros casas de desaparecimento forçado ainda não esclarecidos. A Coordenação europeia apela igualmente a UE "a inquietar-se com os obstáculos, atrasos e adiamentos constantes que impedem a concretização do plano de paz adoptado pelo Conselho de Segurança em 29 de Abril de 1991 que prevê a realização de um referendo de autodeterminação ao Povo saharaui". Os eurodeputados do intergrupo parlamentar "Paz para o povo saharaui", por seu lado, pensam que é dever da UE usar o seu peso e a sua influência junto de Marrocos para que este país respeite os direitos do povo saharaui à autodeterminação e respeite a legalidade internacional permitindo a concretizando de tais direitos".

DIREITOS HUMANOS

21.02.03
Manifestações
No âmbito da campanha do Forum Vérité et Justice (FVJ) pela libertação de todos os presos políticos e do seu apelo à mobilização, várias concentrações tiveram lugar em Rabat e em El Ayoun. A manifestação na capital marroquina que durou 1/2 hora diante do ministério da Justiça decorreu sem incidentes. Em El Ayoun, os manifestantes, familiares dos detidos e defensores dos direitos humanos, nomeadamente da secção Sahara do FVJ, concentraram-se diante do Tribunal de Apelação, tendo sido rodeados por um importante dispositivo das forças de segurança e do exército. A manifestação não foi desconvocada apesar das fortes pressões das autoridades nesse sentido exercidas sobre o presidente da secção Sahara do FVJ. Confrontos tiveram lugar quando as forças policiais quiseram dispersar a concentração pacífica. Mulheres foram violentamente agredidas e um jovem ferido. Uma pancarta e uma máquinas fotográfica arrancados à força. Três estudantes detidos : Said Ballal, Brahim Essid e Beyba Moulay Baba. Os manifestantes, solidários e determinados, só se retiraram depois de ter garantido a libertação dos detidos e a restituição dos objectos sequestrados. (corr.)

SOLIDARIEDADE

15.02.03, Barcelona: Acto de despedida de la "Caravana Catalana de Emergencia de Alimentos para el Pueblo Saharaui".

EM BREVE

INTERNET

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

Les dépêches, articles, etc, sont accessibles aux non-abonnés sur Sahara-Info, liste de courrier (français et espagnol): http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages

English

English publications on Sahara Update mailinglist: http://groups.yahoo.com/group/Sahara-update/messages

Nowegian

Castellano

Todos los despachos, articulos de prensa, etc, son acessible por no-abonados en Sahara-Info, lista de correo (castellano y francés): http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages

Deutsch


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]