SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 51

14.-21.12. 2002

 

DIÁLOGO

13.12.02
Limoges
No seguimento da publicação da obra de Fadel Ismaïl " Carta ao meu irmão Marroquino", a Convergência dos Democratas Maroquinos no Estrangeiro, secção de Limoges, organizou um encontro entre jovens democratas marroquinos e saharauis com três convidados: Annick Miské, historiadora e ferverosa militante pro-saharaui, Abdeslam Omar Lahcen, presidente da AFAPREDESA, e Mohamed Habiballah, representante oficial da Frente Polisario em França. Este último lembrou que o objectivo da sua presença na sala era a de estender a mão às marroquinas e marroquinos, para continuar a dialogar em serenidade por forma a encontrar uma solução favorável à situação que atinge não só os Saharauis e Marroquinos, mas sobretudo o conjunto do povo magrebino. Às exposições dos três convidados seguiu-se um debate frutuoso num clima calmo e sereno. (corr., comunicado
AFAPREDESA)
O texto "Lettre à mon frère Marocain" de Fadel Ismaïl está actualmente disponível na internet (
fichier PDF).

RASD

15.12.02
Pesca
O presidente da República saharaui, Mohamed Abdelaziz, durante a sua visita à Alemanha, propôs que as águas territoriais saharauis fossem abertas em termos de pesca a toda a frota espanhola «sem excepção», e que os rendimentos dos contratos firmados fossem «depositados numa conta especial gerida pelas Nações Unidas até que seja concluído o processo de descolonização em curso». O rei de Marrocos, por seu turno, acaba de propor aos armadores galegos a possibilidade de pescarem em águas territoriais saharauis. (SPS)
Em sinal de solidariedade com os pescadores galegos, a Associação dos Amigos do Povo saharaui da Galícia e os saharauis aí residentes irão participar a partir do dia 11 de Janeiro na limpeza das costas galegas atingidas pelo crude do navio «Prestige». (El Diario Montanes, 19.12.02.).

16-19.12.02
Alemanha
Mohamed Abdelaziz reuniu no Bundestag, em Berlim, com os porta-vozes do Partido Social-Democrata (SPD), dos Verdes, assim como da União Cristã-Democrata (CDU) e do Partido Liberal (FDP). O dirigente saharaui foi recebido pelo presidente Partido do Socialismo Democrático (PDS), reuniu com o presidente da Comissão de Cooperação, com o presidente da Subcomissão das Nações Unidas, com o presidente da Comissão dos Direitos Humanos e Ajuda Humanitária, e com Hans Strauch, secretário de Estado no ministério da Economia do Governo Federal. A delegação presidencial pôde ainda avistar-se com uma parte da comunidade saharaui residente na Alemanha, nomeadamente a que vive em Berlim e seus arredores, assim como com representantes da Fundação Friedrich Ebert. O chefe de Estado saharaui deve ainda deslocar-se ao Land de Hesse, onde concluirá a sua visita à Alemanha que se prolongou por mais de uma semana.(SPS)

REFERENDO

05.12.02
Parlamento britânico -
Early Day Motion No 298
Jeremy Corbyn e 44 co-signatários pedem num moção que os seus pares na Câmara dos Comuns exprimam preocupação face às violações dos Direitos Humanos no Sahara Ocidental ocupado e à elevada redução da ajuda alimentar aos refugiados saharauis. Solicitam que o governo inste as duas partes do conflito a reatar conversações a fim de se poder realizar o referendo e restabelecer a estabilidade na região.

14.12.02
Espanha
Mohamed Salem Ould Salek, ministro saharaui dos Negócios Estrangeiros, apelou à Espanha que se empenhe na descolonização do território que, em 1975, abandonou à sua sorte nas mãos das tropas invasoras marroquinas. No decurso de uma conferência que proferiu durante a Semana Cultural de Huércal, organizada em Almeria, o ministro declarou também que «a UE deve apoiar uma maior abertura democrática no Magrebe». (SPS)

17.12.02
Estrasburgo
O Intergrupo parlamentar "Paz para o Povo Saharaui" reuniu-se sob a presidência da eurodeputada alemã Margot Kessler. Após uma análise da evolução da situação política e humanitária, a discussão centrou-se nas acções a desenvolver a nível europeu durante ao primeiro trimestre do próximo ano. O Intergrupo decidiu contactar a agência humanitária ECHO, dada a urgência da ajuda alimentar aos refugiados, e denunciar no plano internacional as violações dos direitos humanos nos territórios ocupados do Sahara Ocidental.

20.12.02
Ilhas Canárias
A exemplo do que fez recentemente o Parlamento basco, também o Parlamento das Canárias renovou a sua "solidariedade e simpatia para com a justa luta do povo saharaui pela sua liberdade e pela paz".

MARROCOS

19.12.02
Cooperação militar
A Bélgica e Marrocos firmaram um acordo de cooperação militar que envolve a formação de oficiais aspirantes belgas no campo militar marroquino de Ouarzazate. Em carta ao ministro belga da Defesa, senhor Flahaux, o presidente da coordenação europeia do apoio ao povo saharaui, Pierre Galand, pergunta-se se tendo em atenção o envolvimento militar marroquino no Sahara Ocidental e o bloqueio ao plano de paz exercido por Marrocos, a Bélgica está a actuar em conformidade com as regras que ela própria se fixou em matéria de prevenção de conflitos e de apoio ao plano de paz das Nações Unidas para o Sahara Ocidental. Pierre Galand questiona se será judicioso e prudente relançar e reforçar a cooperação militar belgo-marroquina, tendo em atenção a proximidade de Ouarzazate da Argélia e dos campos de refugiados saharauis, por um lado, e por outro o amplo movimento de denúncia de violações dos direitos humanos pelas forças armadas marroquinas e as extorsões e enriquecimento pessoal dos altos quadros dessas Forças Armadas. Em Março passado, Pierre Galand havia já denunciado o envolvimento belga na formação de pilotos marroquinos, o que fora na altura desmentido pelo ministro belga.( ver semana
10 e 13+14 2002 )

ARGÉLIA

16.12.02
França-Argélia
A ministra argelina da Comunicação e da Cultura e porta-voz do governo declarou em Argel, que ''a Argélia não tem nenhum problema com Marrocos, país irmão e amigo, e, em virtude disso, não tem necessidade de qualquer tipo de mediação''. A senhora Toumi respondia assim a uma questão que lhe fora formulada relativa a especulações da imprensa que davam conta de uma eventual mediação entre a Argélia e Marrocos do ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Dominique de Villepin. O ministro francês era esperado a 16 em Argel para uma visita oficial de dois dias destinada a impulsionar as relações franco-argelinas.

AJUDA HUMANITÁRIA

EUA
A ONG Christian Aid, GAIN, em colaboração com a Global Aid Network, vai enviar por via marítima no próximo mês de Janeiro uma ajuda alimentar avaliada em 400'000 dólares norte-americanos com destino aos refugiados saharauis.

INTERNET

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

 

English

Castellano

 

Deutsch

Norway


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]