SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 45

03.-09.11.2002

RASD

31.10.02
A Frente Polisario exprimiu «espanto» face às declarações do ministro francês de Negócios Estrangeiros ao defender o projecto marroquino de «acordo-quadro»(ver semana 43/44 http://www.arso.org/01-f02-4344.htm). Ould Salek, ministro dos Negócios Estrangeiros da RASD, sublinhou que a posição do ministro francês está em «contradição flagrante com as resoluções e decisões do Conselho de Segurança e da Assembleia Geral da ONU». O dirigente saharaui renovou o apelo à França para que desempenhe um «papel positivo e equilibrado», a fim de ajudar a Frente Polisario e Marrocos a aplicar as disposições do plano de resolução e dos acordos de Houston que ambas as partes subscreveram sob os auspícios do secretário-geral da ONU e do seu enviado pessoal.

TERRITÓRIOS OCUPADOS

30.10.02
Os quatro jovens saharauis detidos quando tentavam juntar-se à Frente Polisario (ver semana 43+44 ) vão ser apresentados ao tribunal no dia 20 de Novembro de 2002. (corr.)

06.11.02
Comunicado
Em comunicado onde se noticia o prosseguimento da greve da fome iniciada a 01.11.02 por Tamek Ali Salem, o «Colectivo dos Defensores dos Direitos do Homem saharauis» exigem a melhoria das condições prisionais e exprimem a sua solidariedade com Tamek. O Colectivo solicita a intervenção das organizações internacionais dos direitos humanos, em particular da Amnesty international, FIDH e Human Rights Watch, junto das autoridades marroquinas para salvar a vida de Tamek Ali Salem.

REFERENDO

06.11.02
EUA
«Uma maior cooperação económica regional facilitaria a resolução política do conflito do Sahara Ocidental» declarou o sub-secretário de Estado americano para os Assuntos Políticos, Marc Grossman, em conferência de imprensa realizada em Argel. Grossman reiterou a sua inteira confiança em James Baker, acrescentando que a «interdependência das questões económicas e de segurança devem ser levadas em consideração para melhor apreender o dossier». No dia seguinte proferiria declarações semelhantes já em Marrocos.

06.11.02
Marrocos recusa explicitamente o referendo
«O projecto de referendo tal como está previsto no plano de resolução da ONU está caduco, sendo por isso inaplicável», declarou o rei de Marrocos no discurso televisivo que proferiu por ocasião do 27.º aniversário da Marcha Verde, invocando «uma adesão cada vez maior da comunidade internacional à pertinência da nossa posição tendente a encontrar uma solução política para o conflito».
Ao tentar propor a resolução da questão através do desenvolvimento económico, acrescentou que a Agência de desenvolvimento das províncias do Sul tinha elaborado um plano de desenvolvimento integrado, comportando uma série de projectos ambiciosos, e que ele próprio havia «ordenado» a realização da reunião do Conselho de Administração da Agência «no mais breve prazo.» Mohamed VI afirmou que Marrocos asseguraria aos habitantes do Sahara Ocidental «um bem precioso e inestimável, a liberdade, que lhes permitirá levar uma vida livre e digna sob a asa protectora da sua mãe-pátria, que lhes garantirá a segurança e a estabilidade.»

Reacções saharauis:
Mohamed Sidati, ministro conselheiro junto da Presidência: "Os propósitos do discurso do rei de Marrocos Mohamed VI,(...) mais não visam que sustentar o imobilismo e a intransigência, prolongar o sofrimento do povo saharaui e semear a instabilidade e a insegurança na região do Magrebe". (Declaração)
Ould Salek, ministro dos Negócios Estrangeiros: "Eis uma declaração de guerra contra o Direito, a legalidade internacional e contra o povo saharaui, de que o rei de Marrocos e o seu novo governo assumem as consequências". (SPS)

07.11.02
ONU
O Representante especial do secretário-geral da ONU para o Sahara Ocidental, Lacy Swing, acompanhado por Radwane Noueissir, novo responsável do ACNUR para o Magrebe e Médio Oriente, avistou-se com o ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros, senhor Benaissa.
R. Noueissir deu conhecimento que a delegação da ONU apresentou (uma vez mais) aos responsáveis marroquinos o projecto de "medidas de confiança", previstas no plano de paz, que o Alto Comissariado para os Refugiados pretende realizar. Estas medidas prevêem a troca de correspondência e ligações telefónicas entre famílias saharauis de Tindouf e do Sahara Ocidental, assim como visitas para permitir às famílias separadas que se voltem a reencontrar. (agências)

MARROCOS

04.11.02
A senhora Michèle Alliot-Marie, ministra francesa da Defesa, em «visita de cortesia» a Marrocos, foi recebida pelo rei. A senhora Alliot-Marie sublinhou a necessidade de Marrocos e França coordenarem os seus esforços para apaziguarem as crises regionais.

08.11.02
Novo governo
A composição do novo governo marroquino, anunciado após mais de um mês depois das eleições, suscitou decepção e críticas tanto em Marrocos como no estrangeiro.
Em declarações à SPS, o ministro dos Negócios Estrangeiros da RASD, Mohamed Salem Ould Salek, sublinhou que após "um parto doloroso", o rei Mohamed VI desiludiu toda a gente, com esta equipa ministerial "obesa", que reflecte o "imobilismo e a inércia no interior do país e a escalada e tensão face aos seus vizinhos". "Qual a novidade para além da substituição de Youssoufi por Jettou?", interrogou-se o ministro, sublinhando que o veredicto das urnas, "nem mesmo com a fraude e da falsificação que caracterizaram as legislativas de 27 de Setembro passado, foi respeitado na composição do novo governo". (SPS)

ÁFRICA DO SUL

06.11.02
Mediação
Um alto responsável do ministérios dos Negócios Estrangeiros, P. Mathoma, declarou ante a comissão de Negócios Estrangeiros do Parlamento que o presidente sul-africano, Thabo Mbeki, na sua qualidade de presidente da União Africana, estava a tentar resolver o conflito do SO. Essa a razão pela qual a África do Sul havia adiado o reconhecimento da RASD. A África do Sul mantém boas relações com a Argélia, Marrocos e Frente Polisario, estando em condições de os persuadir que a única solução reside num acordo negociado mutuamente aceitável. Mbeki tinha declarado recentemente estar em contacto com James Baker e havia igualmente se avistado com o rei de Marrocos. (SAPA)

DIREITOS HUMANOS

03.11.02
Prémio Rafto dos Direitos do Homem atribuído a Mohamed Daddach
Graças às pressões do governo norueguês e da ONU, o antigo preso político saharaui obteve finalmente o passaporte para se deslocar Bergen, na Noruega. A entrega do prémio teve lugar no decurso de uma soirée musical e dum cortejo de tochas através da cidade de Bergen. No decurso da sua estadia, Daddach foi ainda recebido em Oslo pelo primeiro-ministro norueguês Kjell Magne Bondevik e no Parlamento.
A mãe de Daddach e a sua irmã, vindas dos acampamentos de Tindouf, puderam reencontrar o seu filho e irmão após mais de 25 anos de separação.
Discurso, mensagens, encontros, fotos:
ver página especial

AJUDA HUMANITÁRIA

06.11.02
A Argélia decidiu participar na operação de assistência do PAM aos refugiados saharauis para o período 2002-2004, fornecendo 66'000 toneladas de produtos alimentares de base aos 155.430 refugiados saharauis, num montante de 29,8 milhões de dólares. Uma carta de intenções foi firmada em Argel pelo secretário-geral do ministério argelino dos Negócios Estrangeiros e o representante do PAM em Argel. (SPS)

SOLIDARIEDADE

Espanha
La sección juvenil de la Asociación de Amigos del Pueblo Saharaui de Albacete, junto con el Consejo Local de Juventud, han desarrollado un proyecto de sensibilización juvenil a nivel provincial. Este proyecto se denomina "CARAVANA JUVENIL POR LA PAZ EN EL SAHARA", teniendo como objetivo primordial, visitar los campamentos de refugiados saharauis en Tinduf (Argelia). El día 17 de diciembre del 2002, 100 jovenes saldrán del aeropuerto de Alicante, rumbo a Tinduf en Argelia, destino, los campamentos de refugiados saharauis, volviendo a Albacete, el día 22 de diciembre del 2002.

CAMPANA INTERNACIONAL del BIRDHSO: Libertad y justicia para los 526 desparecidos.: Llamamento y formularios

CAMPAGNE INTERNATIONALE du BIRDHSO: Liberté et Justice pour les 526 disparus sahraouis: Appel, formulaires et sigantures en ligne

INTERNATIONAL CAMPAIGN of the BIRDHSO: Freedom and Justice for the 526 Saharawi Disappeared: Appeal and formularies

CAMPAGNA INTERNAZIONALE del BIRDHSO: Libertà e Giustizia per i 526 desaparecidos Sahraui: apello e formulario

EM BREVE

06,-10.11.02, Forum social, Florence: Anpas Emilia Romagna, volevamo avvisare che all'interno del Social Forum a Firenze c/o fortezza da Basso avremo uno stand in compartecipazione con Anpas Toscana e la presenza del polisario e delle associazioni spagnole per il popolo Sahrawi, con materiale e mostre sui campi profughi Sahrawi.
Vi aspettiamo allo stand Q2.

12.11.02, Wien, Austria: Westsahara - Hat der Friedensplan noch eine Chance? Informationsabend, Festsaal der Diplomatischen Akademie, Favoritenstraße 15a, 19.30. Org.: Österreichisches Nord&endash;Süd Institut für Entwicklungszusammenarbeit in Kooperation mit dem Bundesministerium für auswärtige Angelegneheiten und vidc, Wiener Institut für Entwicklungsfragen. >> Programm.

15.-23.11.02, Referéndum simbolico: La Plataforma Pro Referéndum Libre en el Sáhara Occidental organizá una consulta popular sobre el futuro del Sáhara del 15 al 23 de noviembre. Sábado 23 de Noviembre, a las 12H., en la Plaza Mayor de Madrid. También se puede votar por internet en: http://www.canalsolidario.com/referendumsahara

17.11.02: Die Donaustädter Sozial- und Entwicklungshilfe veranstaltet am 17. November um 18 Uhr im Orpheum, Steigenteschgasse 94 b, ein Benefizkonzert mit der Gruppe URGESTEIN (von Country bis Pop &endash; von Irish Folk bis Ambros). Unter dem Ehrenschutz von: Franz K. Effenberg, Bezirksvorsteher des 22. Bezirkes Donaustadt, Karin Scheele, Mitglied des Europäischen Parlaments, Najat Hamdi, Offizielle Vetreterin der "Demokratischen Arabischen Republik der Saharauis" in Österreich.

21.11.02 Wien, 19:00 Uhr, Kulturzentrum Villa Windisch-Grätz, Linzerstrasse 452,(Erreichbar von Hütteldorf mit den Buslinien 149, 151, 249, Wolfersberg): "WESTSAHARA, EIN VERGESSENES LAND AFRIKAS", DIA-VORTRAG von Mag. Noriko Aoyagi ( Frau Mag. Noriko Aoyagi ist japanischer Herkunft und lebt als Kulturjournalistin in Wien. Sie besuchte dreimal sahraouische Flüchtlingslager). Veranstaltet von Österreichische Frauenföderation für Weltfrieden mit Unterstützung Österreich Soka Gakkai International.

INTERNET

Nouveaux documents:

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

 

English

 

 

Castellano

 

Norwegian ( selection of online coverage)


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]