SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 41

06. - 12.10.2002

RASD

08-10.10.02
Noruega
De visita à Noruega, o ministro saharaui da Saúde, Mansour Omar, acompanhado do delegado da Frente Polisario para os países nórdicos, Yahiaoui Lamine, avistou-se com altas personalidades da vida política e da sociedade civil norueguesa. Entre os muitos encontros que manteve, Mansour Omar reuniu-se com a senhora Trine Skei Grande, presidente do grupo parlamentar do Partido Liberal, no poder. O ministro exprimiu a sua satisfação pela posição norueguesa no Conselho de Segurança (a Noruega opôs-se claramente ao projecto marroquino de autonomia do Sahara Ocidental. (
Sahara-update)

TERRITÓRIOS OCUPADOS

01.10.02
Os defensores dos direitos humanos saharauis, através de comunicado, felicitam Mohammed Daddach, o mais antigo preso político saharaui, pela atribuição do prémio Rafto para os Direitos do Homem (ver
semana 39), bem como Marguerite e Robert Emery, membros do Bureau International pour le Respect des Droits de l'Homme no Sahara Occidental, BIRDHSO, laureados com o prémio 2002 da Sociedade Internacional para os Direitos do Homem, secção-suíça ISHR-CH. Os militantes saharauis pedem ao governo norueguês que intervenha junto das auitoridades marroquinas para que estas concedam um passaporte a Daddach, a fim de que ele possa deslocar-se à Noruega no próxima mês de Novembro, para receber o seu prémio. (comunicado)

07.10.02
Processo adiado
O julgamento do processo de Ali Salem Tamek foi adiado para 17.10.02, a pedido dos seus advogados.

Intensificação da repressão
Roukaibi Sidi Mohamed está já há mais de dez anos sob residência vigiada no Sul de Marrocos.
Antigo preso político saharaui do grupo de Meknes, foi preso de Novembro de 1977 a Novembro de 1982.
A 3 de Janeiro de 1992, Roukaibi foi detido e levado do seu gabinete na perfeitura de Smara por agentes da D.S.T. (Direcção de Segurança do Território). Passou uma semana num centro secreto de detenção em Smara, sendo depois transferido para a prisão secreta da Companhia móvel de Intervenção de El Ayoune. Roukaibi foi torturado de uma maneira absolutamente selvagem tanto em Smara como em El Ayoune; Estas torturas vêm-se juntar às muitas outras que sofreu em Derb Moulay Cherif e à greve da fome de 50 dias desencadeada juntamente com os saharauis do grupo de Meknes. Após cindo meses de tortura, precisamente no dia 5 de Maio de 1992, Roukaibi foi entregue por agentes da D.S.T. ao governador da província de Tata, que lhe comunicou que, a partir de então, ele ficaria sujeito ao regime de residência vigiada no centro de Akka. Desde essa altura, tendo passado mais de dez anos, Roukaibi continua a viver sob residência vigiada, sem que alguma decisão judicial o possa justificar. Uma só decisão policial bastou para que Roukaibi Sidi Mohamed fosse afastado da sua família durante todo este longo período. (corr.)

Grupo de Meknes: Trata-se de 26 saharauis (25 homens e uma mulher) presos e «desaparecidos» entre Abril e Dezembro de 1977. Após seis meses de incomunicabilidade, foram apresentados ao juiz de instrução. Encarcerados em Meknes, foram apresentados a tribunal e condenados por alegadamente pertencerem à Frente Polisario. Segundo a Amnistia internacional, foi o único grupo de saharauis apresentado à justiça, condenado e libertado após o cumprimento da sua pena.

MARROCOS

09.10.02
O rei de Marrocos nomeia primeiro-ministro Driss Jettou, actual ministro do Interior, sem filiação partidária.

ARGÉLIA-ESPANHA

07-09.10.02
Visita oficial do presidente argelino à Espanha
A visita proporcionou, às duas partes, proferir declarações oficiais sobre a questão do Sahara Ocidental:
- O rei de Espanha: a questão do Sahara Ocidental «preocupa-nos particularmente. A Espanha está convencida que só um acordo entre as partes, que devem sobrepôr-se àquilo que são as dificuldades actuais, permitirá ultrapassar os obstáculos que persistem, a fim de encontrar uma solução, respeitadora da legalidade internacional, estável e definitiva, para que, enfim, se possa aplanar o caminho da construção magrebina».
- Bouteflika: evocou «a convicção e a determinação da Argélia em trabalhar no relançamento das instituições da União do Magrebe Árabe», embora a questão do Sahara Ocidental «tenha, infelizmente, criado uma situação que compromete os nossos esforços nesse sentido». Sublinhou que a descolononização do Sahara Ocidental «compromete a responsabilidade internacional da Espanha». Bouteflika apelou à Espanha, «sobretudo quando tomar o seu lugar no Conselho de Segurança», a ajudar de maneira mais eficaz a encontrar uma saída para este problema que condiciona a estabilidade e a paz de toda esta região do Magrebe árabe.
- a ministra espanhola dos Negócios Estrangeiros: «as nossas opiniões e posições (a respeito do Sahara Ocidental) estão em consonância e estão conformes com as resoluções da ONU» (...) «A partir do momento em que a Espanha, no próximo ano, tomar o seu lugar no Conselho de Segurança, da ONU, apresentaremos o dossier do problema saharaui para que seja discutido».
- O presidente argelino: «estou feliz por constatar uma larga convergência de pontos de vista (...) quer no que respeita aos direitos nacionais do povo palestiniano, como do direito à autodeterminação do povo saharaui.»
- O presidente do governo espanhol, José Maria Aznar: "A posição da Espanha não se alterou desde 1976", precisando que era necessário respeitar as resoluções das Nações Unidas sobre esta questão
No termo da visita oficial do presidente Bouteflika a Espanha, foi assinado um tratado de boa vizinhança e de cooperação argelo-espanhola. (selecções da imprensa hispânica e francófona:
Sahara-Info)

SOLIDARIEDADE

09.10.02
Várias artistas espanholas, agrupadas em torno da plataforma espanhola das mulheres artistas e cantoras contra a violência, deslocaram-se a Bruxelas para defenderem no Parlamento Europeu a realização de um referendo de autodeterminação ao povo saharaui. As artistas espanholas anunciaram que irão apoiar a candidatura das mulheres saharauis ao prémio Concórdia Príncipe das Astúrias para o ano 2003, pelo trabalho que desenvolvem nos campos de refugiados desde a invasão do seu território em 1975.

EM BREVE

Maratona do Sahara 2003
Pelo terceira vez, a Maratona do Sahara irá realizar-se no dia 24 de Fevereiro de 2003, com uma maratona entre os campos de El Ayoun e de Smara, uma meia-maratona e corridas de 10 km e 5 km.
Para os amantes de grandes distâncias, a Sahara Ultra Marathon prolongar-se-á até Dakhla, numa distância de cerca de 190 km, em duas etapas de 80 km e uma de 30 km, a ser percorrida em 12 horas diárias Esta prova supera em dificuldade a maratona das areias, considerada a corrida mais dura e exigente do mundo. (Informações suplementares e inscrição:
http://www.saharamarathon.org + http://www.saharamarathon.org/caravan2.html

 

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

Les dépêches, articles, etc, sont accessibles aux non-abonnés sur Sahara-Info, liste de courrier (français et espagnol): http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages

English

English publications on Sahara Update mailinglist: http://groups.yahoo.com/group/Sahara-update/messages

Castellano

Todos los despachos, articulos de prensa, etc, son acessible por no-abonados en Sahara-Info, lista de correo (castellano y francés): http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages

Revista de la prensa española de la semana: http://www.nodo50.org/fpolisario/Prensa.htm

Noticias de prensa, Recopilación semanal de todos los articulos de la prensa de España: http://www.nodo50.org/labarored/interpueblos/Sahara/


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]