SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 27

30.06.-06.07.2002

 

RASD
TERRITÓRIOS OCUPADOS
REFERENDO
UNIÃO EUROPEIA
OUA
MARROCOS
EM BREVE
INTERNET
NOVAS PUBLICAÇÕES

RASD

27.06.02
Angola
Ahmed Salama Sid-Ahmed, anterior representante da Frente Polisario em Portugal, apresentou ao Presidente angolano José Eduardo Dos Santos, as suas credenciais de Embaixador Extraordinário Plenipotenciário da República Árabe Saharaui Democrática junto da República de Angola. Durante a audiência, Ahmed Salama informou as autoridades angolanas dos últimos desenvolvimentos do processo de paz do Sahara Ocidental.

28.06.02
Itália
A história do conflito do Sahara Ocidental através da luta do povo saharaui pelo seu direito à autodeterminação e independência constituiu o tema central de um seminário organizado em Caserta (próximo de Nápoles) por diversas universidades italianas. Muitos professores de Direito Internacional, deputados e senadores italianos participaram no encontro, a que esteve presente uma delegação saharaui presidida por Mohamed Sidati, ministro conselheiro. A Universidade "Seconda" de Nápoles, a Universidade "Tor Vergata" de Roma, a Universidade de Peruza e a Universidade de Malta "Link campus" foram as responsáveis pela iniciativa. Dois outros encontros estão previstos, o primeiro a realizar-se em Outubro , em Peruza, sobre o tema "a diplomacia dos Estados e dos povos para a solução do conflito do Sahara Ocidental". E um outro deverá ter lugar em Dezembro, organizado pela Universidade "Tor Vergata" de Roma, que abordará " o papel da Itália e da Europa na solução do conflito do Sahara Ocidental".

30.06.-03.06.02
País Basco
Uma delegação do País Basco, constituída por mais de sessenta pessoas e dirigida pelo lehendakari Juan José Ibarretxe, realizou uma visita oficial à República Saharaui. Representantes de todas as formações partidárias, excepto as do Batasuna e Partido Popular, muitas insituições e jornalistas integravam a delegação. Os membros da delegação tiveram a oportunidade de visitar diversos projectos financiados pelo governo basco, entre as quais as da Rádio Nacional saharaui. A estadia da delegação culminou com uma recepção oficial oferecida pelo presidente saharaui. Na intervenção que proferiu durante a cerimónia, Mohamed Abdelaziz advertiu que qualquer resolução que tenha por objectivo impor soluções que não respeitem o direito do povo saharaui à autodeterminação está votada ao fracasso e conduzirá inevitavelmente à guerra e à instabilidade.
Ibarretxe, recebido como um verdadeiro chefe de Estado pelo presidente saharaui, declarou-se honrado por ser o primeiro chefe de governo de uma região autónoma de Espanha a visitar o povo saharaui. Exprimiu solenemente o seu apoio à causa saharaui. Pediu ao governo espanhol e às comunidades autónomas que apoiem a causa saharaui, acrescentando que a aplicação das resoluções da ONU era «fundamental». O lehendakari teve ainda oportunidade de se encontrar com os membros da MINURSO.
Por sua vez, o ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros, Josep Piqué, qualificou de "irresponsável" a viagem do presidente do governo basco ao Sahara Ocidental.

04.07.02
Os 100 prisioneiros de guerra marroquinos libertados no dia 18 de Junho passado pela Frente Polisario a pedido da Alemanha, vão ser repatriados no próximo domingo, dia 7 de Julho, através bons ofícios do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV). Os presos serão entregues ao CICV durante uma cerimónia formal a que assistirão representantes da Frente Polisario, do Crescente Vermelho Saharaui, da Cruz Vermelha, da MINURSO e também do embaixador da Alemanha.
(SPS, com a lista nominativa dos cidadãos marroquinos libertados)

TERRITÓRIOS OCUPADOS

30.06.02
Detenções
Após um incêndio intencional a uma esquadra de polícia em El Ayoun (ver semana 26), a polícia procedeu a inúmeras detenções para interrogatórios, sobretudo a jovens saharauis, três dos quais ficaram encarcerados. Segundo informações de fontes credíveis, Salem Mouloud, Salek Hazaña (El Alawi), Duih Mohamed-Fadel encontram-se em estado grave na sequência de torturas e maus tratos a que foram sujeitos após a sua detenção. Os três jovens foram apresentados ao Procurador do Rei, que ordenou a sua prisão. Em breve terão que comparecer perante o tribunal. Vários outros jovens são procurados e outros sujeitos a interrogatórios com extrema brutalidade, sujeitos a vexames humilhantes. As forças policiais realizaram igualmente inúmeras buscas em domicílios de famílias saharauis, muitas vezes com extrema violência e de maneira humilhante. Patrulhas da polícia e militares percorrem constantemente as ruas e ruelas de El Ayoun. Smara está sob recolher obrigatório após as 22 horas.
O pessoal da Segurança Nacional, o director da polícia judiciária, os dois procuradores do Rei junto do Tribunal de Primeira Instância e do Tribunal Penal, bem como a maioria dos juizes foram substituídos. (corr., AFAPREDESA)

01.07.02
Intimidação
No momento em que uma importante delegação da Amnistia internacional visita as zonas ocupadas do Sahara Ocidental, as autoridades marroquinas multiplicam intimidações e represálias contra os defensores dos dos direitos do Homem e familiares dos desaparecidos saharauis.
A 28 de Junho, Barca, filha do desaparecido Farayi Mohamed-Salem Beih, foi convocada e ameaçada de represálias se recebesse em sua casa a delegação da Amnistia internacional. O caïd do distrito, por seu lado, convocou a esposa do desaparecido Farayi ameaçando-a no caso de também ela vir a receber a delegação. Era em sua casa que estava previsto realizar-se um encontro com os delegados da Amnistia internacional. (comunicado AFAPREDESA)

REFERENDO

28-30.06.02
Argel: Seminário Internacional de Solidariedade com o Povo Saharaui
Organizado pelo Comité Nacional Argelino de Solidariedade com o Povo Saharaui (CNAPS) no hotel El Djazair, o Seminário reuniu parlamentares, personalidades políticas, universitários, juristas, representantes de ONG, associações de apoio ao povo saharaui de 13 países europeus, bem como uma importante delegação saharaui liderada pelo presidente da Assembleia Nacional (Parlamento), Salem Lebsir. A delegação argelina integrava representantes da sociedade civil, do Parlamento argelino e argelinos que vivem e trabalham em França.
Os participantes ouviram diversas intervenções sobre a situação actual e reuniram-se em três grupos de trabalho para analisar os aspectos políticos, jurídicos e económicos da questão do Sahara Ocidental. Na declaração final do seminário, os participantes declaram-se prontos a unir esforços em favor da causa saharaui. Pedem que "seja observada a mais viva vigilância face às múltiplas tentativas e manobras para pôr em causa o plano de paz da ONU, visando espoliar o povo saharaui dos seus direitos fundamentais". Condenam as violações dos direitos humanos nos territórios ocupados e denunciam a política marroquina de colonização do Sahara Ocidental e de exploração ilegal das suas riquezas. Decidiram dirigir-se oficialmente ao secretário-geral das Nações Unidas, ao Conselho de Segurança, aos presidentes do Conselho, da Comissão e do Parlamento Europeu, bem como à Organização da Unidade Africana, solicitando-lhes que ajam em favor do estrito respeito das resoluções das Nações Unidas, pelo fim imediato dos atentados aos direitos humanos no Sahara Ocidental ocupado e pelo termo da exploração ilegal dos seus recursos naturais.
À margem da reunião, o presidente da Assembleia Nacional argelina, Karim Younès, recebeu o seu homólogo do Conselho Nacional Saharaui (parlamento), Salem Lebsir, na presença do presidente do comité argelino de apoio ao povo saharaui e dos muitos participantes da conferência. O encontro foi marcado pelo anúncio da criação de um grupo parlamentar de amizade e de fraternidade argelo-saharaui. (
Declaração Final declaration english)

26.06.02
Early Day Motion, EDM 1517
O deputado Jeremy Corbyn apresentou uma moção ao Parlamento britânico. A moção apoia o direito à autodeterminação do povo saharaui e pede ao Conselho de Segurança que organize o referendo. Esta moção, não sujeita a debate, foi até agora subscrita por 28 parlamentares.

UNIÃO EUROPEIA

04.07.02
A delegação ad hoc do Parlamento Europeu aprovou o texto definitivo do seu relatório, no qual afirma o seu apoio à realização de um referendo de autodeterminação. Reconhece que não é missão da delegação optar por uma ou outra solução do conflito, já que são as Nações Unidas quem tem legitimidade para o fazer. A delegação é de opinião que a ideia referendária não deve ser abandonada, ainda que, face às actuais circunstâncias, ser pouco provável que o referendo possa ser organizado. Os eurodeputados estimam contudo que a fórmula de autonomia deve ser tomada em conta e pode constituir uma base de negociação não exclusiva entre as partes. O papel da UE deve ser o de encorajar e facilitar o diálogo e o prosseguimento das negociações, jogando um papel de mediador interveniente. A delegação pede ao Conselho e à Comissão que desempenhe um papel mais activo e que assuma a sua responsabilidade num conflito que já se prolonga há demasiado tempo. Propõe que o Parlamento Europeu organize encontros com representantes das duas partes, continue a conceder ajuda humanitária aos refugiados e ao desenvolvimento da região. O relatório, de 38 páginas, será submetido à Comissão de Negócios Estrangeiros

OUA

04.-10.07.02
Cimeira da OUA em Durban
No seu relatório anual apresentado à 76.ª sessão ordinária do Conselho de ministros da OUA, o secretário-geral da organização, Amara Essy, exprime o seu apoio à aplicação do plano de resolução aceite por Marrocos e pela Frente Polisario, aprovado pelo Conselho de Segurança enquanto mecanismo de resolução do conflito do Sahara Ocidental. A OUA, na sua qualidade de de co-responsável juntamente com as Nações Unidas pela procura de uma solução mutuamente aceitável, continuará a apoiar os esforços da ONU na busca de uma resolução pacífica do conflito. A delegação da RASD presente à 78.ª sessão da OUA é dirigida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Mohamed Salem Ould Salek, acompanhado pelos embaixadores na África do Sul, Etiópia e Angola.
A 8 de Julho a 38.ª cimeira de chefes de Estado da OUA irá pronunciar-se sobre a transformação da OUA em União Africana. A nova organização, UA, realizará a sua primeira sessão nos dias imediatamente subsquentes, 9 e 10 de Julho. (SPS, OUA)

MARROCOS

02.07.02
Las autoridades das Ilhas Canárias reconheceram que apoiam a iniciativa dos armadores privados canários, cuja intenção é concluir acordos com Marrocos a fim de poderem pescar nas águas territoriais marroquinas, apesar da não renovação do acordo de pesca entre a UE e Marrocos. (CANARIAS7)

EM BREVE

16.07.02 Visita de Mohamed Abdelaziz aos EUA

 

INTERNET

 

 

OPINION

 

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

English

Castellano


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]