SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances


Homenagem a um ausente

Mohamed Fadel ould Ismaïl ould Es-Sweyih, alias Fadel Ismaïl, representante da Frente Polisario para o Reino Unido e a Irlanda, morreu subitamente no seu domícilio de Londres na noite de 5 para 6 de Maio 2002, na sequência de uma crise de asma e de um ataque cardíaco.

Perdemos um amigo querido e um parceiro precioso no nosso trabalho de informação. Sempre apreciámos a sua independência de espírito, a perspicácia das suas análises e a sua infatigável energia em defender a causa saharaui. Os seus contínuos encorajamentos ajudaram-nos no nosso objectivo de dar a conhecer, de maneira empenhada mas o mais objectiva possível, este povo que lhe era tão querido e pelo qual sacrificou a vida.
Através dos seus inúmeros escritos, perdurará um testemunho importante da luta dos Saharauis pela independência. Esperamos com a ansiedade a próxima publicação do seu último livro, em vias de acabamento, «Carta ao meu irmão marroquino».
Ver a nossa página de links a algumas dos seus escritos on line em: http://www.arso.org/fadel_biblio.htm
É possível também encontrar muitas e muitas mensagens de condolências enviadas por e-mail em: http://www.arso.org/fadelcondol.htm#Ancrage7

Biografia sucinta
Nascido nos anos cinquenta, Mohamed Fadel Ismaïl integrou desde 1972 a organização embrionária que deu origem à Frente Polisario a 10 de Maio de 1973.Tal como muitos outros foi detido, torturado e encarcerado no seguimento das manifestações de Tan-Tan.
Desde 1975, é membro da comissão de informação da Frente e passa a notabilizar-se como jornalista. Redactor da revista "20 de Maio", passa mais tarde a exercer as funções de chefe de redacção do jornal "Sahara Libre".
Em 1981, representa a F. Polisario na Europa, depois em França e, mais tarde, na Suécia durante vários anos.
Irá ocupar diversas funções no seio da Polisario e da RASD. Conselheiro junto da Presidência, encarregado de diversas missões diplomáticas, conselheiro político da Comissão saharaui para o Referendo, etc.
De Novembro de 1995 a Fevereiro de 1999 exerce o cargo de representante da Frente Polisario em França.
De Fevereiro a Setembro de 1999 ocupa a pasta de ministro de Informação da RASD, criando a agência noticiosa Sahara Press Service.
De final de 1999 a 2001 exerce o cargo de embaixador na Etiópia e representante permanente da RASD junto da OUA.
Desde os últimos meses de 2001 até à sua morte era representante da Frente Polisario para o Reino Unido e a Irlanda.
Fadel Ismaïl era casado e pai de 6 filhos.

SEMANA 19

05.-11.05. 2002

RASD
TERRITÓRIOS OCUPADOS
REFERENDO
SOLIDARIEDADE
EM BREVE
INTERNET
NOVAS PUBLICAÇÕES

RASD

07.05.02
Luto nacional
A Presidência da República decretou o dia de 10 de Maio (29.º aniversário da criação da Frente Polisario) jornada de luto nacional pela morte de um dos altos responsáveis saharauis, Mohamed Fadel Ismail. (SPS)

TERRITÓRIOS OCUPADOS

07.05.02
El Ayoun
O Governador da província de El Ayoun, Guerraoui, apresentou à imprensa o seu programa para a absorção do desemprego no Sahara Ocidental: construção de seis aldeias de pescadores, criação de 6'000 novos empregos através de 1'000 barcos de pesca postos à disposição de desempregados saharauis.
Um jornalista do diário espanhol El Mundo interrogou os membros da Associação de desempregados saharauis. «Tudo isto é muito bonito, afirmou o seu presidente, mas o problema é que somos formados em gestão de empresas e não percebemos nada em matéria de pesca.» O vice-presidente da associação declarou, por seu turno, que nenhum dos membros aceitou a proposta do governador, designando a oferta por «barcos da morte». «Trata-se de um plano cuja intenção política é clara, afirmou, em primeiro lugar mandam-nos bem longe para as aldeias de pescadores e, de seguida, quando chegarmos à conclusão que não poderemos viver dessa actividade, eles vão então deixar-nos emigrar para as Canárias». Os desempregados sentem-se discriminados, «Não há mais que 2% de Saharauis na administração, e os Marroquinos ocupam 86 a 88% dos empregos disponíveis. Aos desempregados saharauis, oferecem pequenos barcos para que se suicidem», acrescenta um activista local.
Para as autoridades marroquinas, a pesca, a construção e diversos outros programas irão permitir criar 13'610 empregos até 2004. O Governador Guerraoui estima que Marrocos tenha investido mais de 1'000 milhões de dólares (1'123 milhões de euros). O jornalista Javier Espinosa acrescenta que em El Ayoun existem bairros inteiros miseráveis, como os acampamentos da Unidade (50'000 pessoas), de Mssalla, de Lahuham ou de Dir-aidak, onde dezenas de famílias vivem em autênticas barracas. Dos 200'000 habitantes de El Ayoun, só 60'000 serão Saharauis. (El Mundo)

08.05.02
Dakhla
Segundo os responsáveis da Associação de proprietários de barcos de pesca artesanal de Dakhla, 6.000 embarcações "clandestinas" estarão a fazer concorrência desleal às 5.759 embarcações matriculadas que operam na região. Os responsáveis da associação acusam uma máfia que opera em toda a zona, perante a qual as autoridades fecham os olhos e os ouvidos.

10.05.02
El Ayoun
A comunidade saharaui organizou uma cerimónia religiosa em memória de Mohamed Fadel Ismaïl. Antes das 8 h da manhã, agentes da autoridades invadiram o domícilio de conhecidos militantes saharauis, com o objectivo de impedir a sua participação na cerimónia. Os participantes na celebração deslocaram-se em viaturas para o local de concentração, fora da cidade, substituído no último instante devido à importante concentração de forças da ordem no local inicialmente escolhido. A oração de despedida foi pronunciada por um religioso na presença de 200 pessoas, entre as quais se contavam membros da família de Mohamed Fadel Ismaïl, cercados pelas forças da polícia que dispersaram a multidão pelas 16 h. Várias viaturas foram apreendidas.
Três activistas, detidos antes da cerimónia sob o pretexcto de violação do código da estrada, foram posteriormente libertados. Este entrave à prática religiosa é encarado pelos participantes como um grave atentado aos seus direitos mais elementares e, segundo os observadores, deixa antever uma intensificação da repressão contra os cidadãos conhecidos pelas suas convicções independentistas.(corr.)

REFERENDO

02.05.02
O diário governamental marroquino Al Ittihad Al Ishtiraki lançou um apelo para que Marrocos reveja o Tratado de amizade e boa vizinhança com Espanha, em represália contra a decisão espanhola de não apoiar o projecto de pseudo-autonomia do Sahara Ocidental.

03.05.02
''Não há razão para mudar a posição tradicional da Espanha relativamente ao Sahara Ocidental'', afirmou em Washington, o chefe do Governo espanhol, José Maria Aznar, sublinhando que o seu país mantem o seu apoio ao Plano de Resolução da ONU em vigor que prevê a organização de um referendo''.

04.05.02
Aznar, que reuniu com Georges Bush em Camp David por ocasião do tradicional encontro UE-EUA, explicou ao presidente norte-americano a posição espanhola sobre o Sahara Ocidental. Pediu-lhe que não escutasse apenas a voz de Rabat, mas também a das outras partes implicadas.

08.05.02
EUA
O deputado Joseph Pitts, dirigindo-se ao Congresso, declarou-se «profundamente chocado» pelo volte-face norte-americano que sacrifica o direito à autodeterminação do povo saharaui. «Se hoje o nosso país já não apoia o direito à autodeterminação, direito sobre o qual foi fundado o nosso país, então este é um dia verdadeiramente triste.»

ESPANHA

07.05.02
Congresso de deputados
O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Miquel Nadal, expôs diante da Comissão dos Negócios Estrangeiros do Congresso a posição do seu governo sobre a questão do Sahara Ocidental. Segundo ele, seria um erro pensar que esta posição poderia mudar na sequência da saída do embaixador de Marrocos. Nadal lembrou que o referendo continua a ser a única fórmula de resolução aceite por todas as partes. Reconheceu que esta via comporta «problemas de aplicação», devidos a «uma certa falta de colaboração por parte de Marrocos» e que o tempo que passa «torna cada vez mais difícil determinar o corpo eleitoral».
A Espanha apoia qualquer outra alternativa ao plano de paz, desde que ela seja aceite pelas partes, incluindo a da autonomia. Segundo Nadal, a solução deve ser encontrada «fundamentalmente ao nível do Magrebe». Ela deve respeitar a dignidade do povo saharaui e tomar em linha de conta a necessidadde de assegurar a estabilidade regional. «A comunidade internacional tem um papel importante em apoiar mas não em impor soluções», precisou.
Durante o debate que se seguiu, Nadal mencionou o facto de o povo saharaui reivindicar um território que não ocupa e que é objecto de «uma ocupação cada vez maior» por parte de cidadãos marroquinos. «Será preciso ter em linha de conta este elemento na solução final e na hora de aplicar o referendo», acrescentou. Nadal exprimiu também esperança de que a próxima cimeira da UMA, a realizar no final de Junho, possa ser uma via «indirecta» para contribuir para a solução do contencioso.
Os diversos grupos políticos espanhóis exprimiram o seu apoio unânime à posição governamental, mesmo se o PSOE se tenha distanciado do diagnóstico de Nadal e tenha prevenido que o Sahara seria a curto prazo o problema principal da política externa espanhola.
No que respeita à Argélia, Nadal declarou que este país insiste sobretudo na importância de assegurar a estabilidade regional, atitude que poderia abrir «vias de flexibilidade» à posição maximalista das partes em conflito.

SOLIDARIEDADE

03.05.02
Carmelo Ramirez, presidente da FEDISSAH, a Federación Estatal de Instituciones Solidarias con el Sahara, anunciou que irão ter lugar em 16 comunidades autónomas espanholas antes do fim do mês de Maio referendos simbólicos, à semelhança da votação realizada na Andaluzia o ano passado. A votação prolongar-se-á por cerca de vinte dias. (La Provincia)

04.05.02
Com saída a 23 de Abril passado, de Londres, via Espanha e Argélia, a 8.ª edição da caravana dos ''Rainbow Rovers'' chegou aos acampamentos de refugiados após sete dias de viagem. ''Assumimos a responsabilidade de prosseguir esta iniciativa em sinal de solidariedade para com o povo saharaui e para perpetuar a memória de Lord Winchelsea'', sublinhou o responsável da caravana, Ron Laybourne, no decurso da cerimónia oficial de entrega das chaves dos veículos da caravana, que transportaram medicamente, víveres, material escolar e peças de substituição. (SPS)

07.05.02
Salek Baba Hacena, ministro da Cooperação da RASD, recebeu na wilaya de Smara uma delegação italiana da província de Emilia Romana que incluia mais de 120 pessoas. Entre a comitiva encontravam-se o grupo musical ''Modena City Reamblers'', que actuou no palco do ''Club Zemla'' da wilaya com o tema ''Rock no War'', e duas equipas, uma de futebol e outra de voleibol, que defrontaram as selecções locais saharauis nas duas disciplinas. (SPS)

09.05.02
Nova Zelândia - Austrália
Decorre este mês na Austrália e na Nova Zelândia uma campanha de sensibilização sobre a a questão do Sahara Ocidental, a situação nos campos de refugiados saharauis e as zonas ocupadas do Sahara Ocidental. A iniciativa realiza-se sob os auspícios da Western Sahara Association da Austrália e conta com a presença de Fatima Mahfoud da União Nacional das Mulheres Saharauis.

EM BREVE

24.05.02, Bruxelles: Conférence internationale sur les droits et obligations relatifs à la protection des ressources naturelles des territoires occupés du Sahara Occidental. Programme et formulaire d'inscription. Contact : sahraoui.comite@oxfamsol.be

La Asociación Internacional de Juristas para el Sáhara Occidental, con la colaboración del Iltre. Colegio de Abogados de Barcelona organiza los dias 31 de mayo - 1 de junio en Barcelona un Congreso Juridico sobre el Sahara Occidental
Para la inscripción: ++ 93. 305.52.06/ ++ 93.305.52.23/ ++ 93.207.22.16 - fax ++ 93.207.22.66 &endash; 96.514.87.10 - e-mail:
iajuws@lobocom.es

INTERNET

Documentos:

Documents:

 

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

English

Castellano

Deutsch


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]